Abstract:
O objetivo principal deste trabalho é analisar o papel da mitologia nórdica presente na obra de Gaiman, estabelecendo um paralelo entre comportamento esperado, com
base no mito, à luz da obra de Joseph Campbell, e o comportamento vivenciado pelos
personagens, como descrito por Gaiman nas obras escolhidas para este estudo. Para
tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa, uma vez que esta é recomendável em
investigações de base linguístico-semiótica, frequentemente aplicadas em pesquisas
sociais. Quanto ao campo, é uma pesquisa do tipo bibliográfica com foco na obra de
Neil Gaiman e de autores relacionados à mitologia nórdica e ao paganismo, que são
os constructos teóricos centrais do trabalho. Os dados coletados foram tratados à luz
da análise de conteúdo, tendo três fases de execução: a) análise prévia; b) exploração
do material e; c) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Os resultados
apontam para a fidelidade na caracterização dos personagens de Gaiman em relação
aos contos nórdicos, de forma explicita e enfática no uso das virtudes e das
imperfeições do mito. Em Campbell, observou-se a análise da religiosidade, na visão
judaico-cristã, em confronto com as características dos mitos, heróis e vilões. Cabe
uma ressalva, há uma abundância de deusas citadas na mitologia nórdica em
comparação à religiosidade atual criticada por Campbell: a atualidade da fé
desconhece o mito dentro do homem, e a concentração de poder e virtude em um
deus, retratado como masculino, que é dois – pai e filho – ao mesmo tempo, em que
é Único. O monoteísmo reduziu os espaços que antes eram ocupados pelas virtudes
das deusas.