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Navegando FEA por Autor "Almeida, Maria Amélia da Silva Alves de"
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Item História do curso de ciências biológicas no Brasil e a perspectiva do educador de ciências(2020) Almeida, Maria Amélia da Silva Alves de; Prince, Ana Enedi; Joaquim, Walderez Moreira; Bailon, Brenda Elisa Moreira; São José dos CamposAtualmente, há uma crescente queda de alunos matriculados em cursos de graduação em licenciatura nas universidades do país, fazendo com que algumas disciplinas escolares fiquem cada vez mais escassas de profissionais capacitados para tal profissão. O presente trabalho tem como objetivo; apresentar a história do curso de Ciências Biológicas no Brasil e transmitir a perspectiva do educador de ciências diante de suas adversidades acerca de sua profissão. Usando como metodologia; o uso de leituras de monografias, artigos em congressos educacionais e, artigos presentes em revistas científicas. O resultado obtido foi a defasagem no ensino público está diretamente ligado ao número cada vez menor de professores qualificados e uma rede estruturada para o ensino. Assim pode-se concluir o tamanho da importância do educador de ciências para a sociedade bem como a importância de estar resgatando está profissão que conta com cada vez menos profissionais.Item Reflexos da pandemia da covid-19 sobre a educação no ensino aprendizagem das ciências da natureza e biologia(2022) Oliveira, Matheus Salgado; Souza, José Cesar de; Almeida, Maria Amélia da Silva Alves de; Marinho, Matheus Novaes; São José dos CamposA Organização Mundial da Saúde declarava no início de 2020 a pandemia de COVID-19, com consequências globais aonde o isolamento fora uma das causas mais impactantes sobre a sociedade. Houve a necessidade de que toda a população do mundo ficasse de isolamento social até que se estudasse a patologia e métodos de tratamento para combater o vírus fossem estabelecidos. Muitos trabalhos se tornaram remotos, como foi o caso das instituições de ensino regulares, onde as aulas passaram a ser de forma remota. Escolas e professores tiveram que se adaptar neste processo e ministrar as aulas através de plataformas online trocando a lousa e o pincel por novos recursos tecnológicos. A revisão de literatura foi desenvolvida a partir de pesquisas de artigos nas plataformas Google acadêmico, Scielo e Pubmed buscando trabalhos científicos no idioma português e inglês. A pandemia causou uma defasagem na aprendizagem em muitos alunos de diversos anos escolares, não somente em Ciências da Natureza e Biologia. Sugere-se que aprofundamentos devem ser feitos para melhor compreensão do impacto da pandemia de COVID-19 na aprendizagem no ensino básico.