Monção Junior, Roberto GomesSilva, Fabiana Felix do Amaral e2025-03-062025-03-06https://repositorio.univap.br/handle/123456789/623Baseando-se na análise da música popular de Adoniran Barbosa, este estudo promove uma discussão sobre cultura e desenvolvimento, de acordo com as ideias de Celso Furtado. Especial atenção é dada às concepções de cultura, criatividade, modernização e desenvolvimento endógeno. Do ponto de vista teórico, a análise do discurso é adotada como uma ferramenta que reconhece o sujeito como parte do coletivo, enfocando o assujeitamento inconsciente ao conhecimento coletivo. A pesquisa qualitativa explora o papel do cantor popular como um cronista que internaliza a visão coletiva, refletindo que neste processo não há apenas tensões e conflitos entre grupos sociais, mas a imposição de uma cultura que se considerava superior e que marginalizou outras culturas. Conclui-se que a busca por alternativas de desenvolvimento exige a defesa do desenvolvimento endógeno, conforme proposto por Celso Furtado, e uma conexão sólida entre esse processo e o sistema cultural.PDFpt-BRAdoniran Barbosa e a trilha sonora da cultura brasileira nos anos 50: uma perspectiva cultural do desenvolvimento segundo Celso FurtadoAdoniran Barbosa and the soundtrack of brazilian culture in the 50s: a cultural perspective of development according to Celso FurtadoArtigos de PeriódicosRevista Observatório de la Economía Latinoamericana10.55905/oelv21n12-238SambaPerspectiva cultural do desenvolvimentoAdoniran BarbosaMONÇÃO JUNIOR, Roberto Gomes; SILVA, Fabiana Felix do Amaral. Adoniran Barbosa e a trilha sonora da cultura brasileira nos anos 50: uma perspectiva cultural do desenvolvimento segundo Celso Furtado. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 12, p. 27906–27925, 2023. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/2642Universidade do Vale do Paraíba