Baumgratz Gonçalves, LucasNadir, Douglas Eduardo Pereira2023-04-242023-04-242022-12-14https://repositorio.univap.br/handle/123456789/246Analisando desde os primórdios do cinema, o trabalho se instaura por diversas percepções sobre o gênero de terror, pensando sua origem e sua convergência com o trabalho, analisando e refletindo sobre o medo na infância e demais momentos. Perspectivas referentes às cores também serão abordadas pensando preto e branco no cinema, para então fundamentar a análise daquilo que será o escuro nos filmes de horror, percebendo a ideologia do fenômeno através das imagens refletidas por sombra e luz, como eles se manifestam dentro da nossa mente. A temática a ser explorada no presente trabalho será o horror, entretanto a escolha de tal gênero não impedirá a utilização de conceitos concernentes a produções em outros gêneros, explorando esse mesmo meio de ensino e utilizando da metodologia das oficinas para potencializar o aprendizado e então fazê-lo de maneira mais viável. Por fim, o trabalho fará uma análise sobre o escuro e como o mesmo interfere quanto ao processo criativo, influenciando as ideias por trás da inovação, do pensar e da produção propriamente dita. O uso desse referencial futuramente será utilizado para o ensino da produção cinematográfica, através de um modelo de ensino por oficinas, em cada aula será fornecido um embasamento diferente para a conclusão desse aprendizado.pdfpt-BRAcesso AbertoA teoria do escuro criativocomo o medo se torna um processo da imaginação e da criatividade.Trabalho de Conclusão de CursoCinemacriatividadehorrorimaginação.Universidade do Vale do Paraíba