Fernandes, Marilne Thomazello MendesPapali, Maria Aparecida Chaves RibeiroGomes, Cilene2025-03-252025-03-25https://repositorio.univap.br/handle/123456789/764O Brasil, nos anos da década de 1990, foi marcado por grandes transformações nas esferas social, econômica e política. O processo de globalização agiu diretamente nas políticas urbanas e no planejamento das cidades. Durante esse período, o planejamento e a gestão urbana passaram a ser conduzidos com base em preceitos neoliberais, que visavam o gerenciamento da cidade conforme os mecanismos de controle de uma empresa, pensando a cidade por meio de um Planejamento Urbano Estratégico. O discurso desse planejamento difunde a ideia de que as cidades contemporâneas no sistema capitalista promovam a competição entre si, apresentando seus atributos de maneira mercadológica e, assim, negando a cidade em sua dimensão de espaço político e social. O objetivo deste trabalho é discutir se os fatores de lazer e culturais servem apenas de atrativo nessa lógica mercadológica, atravessada pelas políticas que irão renovar o espaço urbano, desfavorecendo a construção do espaço político dos cidadãos, dimensão relevante do espaço da sociedade.PDFpt-BROlhar crítico sobre a cidade mercadológica: entre o espaço do capital e o espaço político dos cidadãosCritical look on the market city: between the capital space and the political space of citizensArtigos de PeriódicosRevista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES10.18316/redes.v10i2.6229Planejamento estratégico urbanoCidade mercadológicaEspaço políticoMarketing urbanoFERNANDES, Marilne Thomazello Mendes; PAPALI, Maria Aparecida Chaves Ribeiro; GOMES, Cilene. Olhar crítico sobre a cidade mercadológica: entre o espaço do capital e o espaço político dos cidadãos. Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES, v. 10, n. 2, p. 55-72, 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/6229.Universidade do Vale do Paraíba