Magalhães, Juliana MacêdoSilva, Thalita Monteiro daSilva, Fabiana da ConceiçãoAlencar, Mariana de Fátima Barbosa deRêgo Neta, Marly MarquesAlencar, Delmo de CarvalhoArisawa, Emília Angela Lo Schiavo2025-05-102025-05-10https://repositorio.univap.br/handle/123456789/917Introdução: O Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como autismo, é caracterizado como uma deficiência comunicativa, com comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Para isso, a identificação do perfil de crianças com a síndrome é de suma importância, o qual pode fornecer dados para efetivar políticas públicas. Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar o perfil de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa, realizada em uma Associação de Amigos dos Autistas, na cidade de Teresina, Piauí, Brasil. Incluíram-se no estudo prontuários de crianças que estavam na faixa etária de zero a onze anos de idade atendidas em 2019. Resultados: Prevaleceu o sexo masculino (80,95%), com idade entre 8 a 9 anos (44,4%), Ensino fundamental (1° a 4° serie) (52,4%). 61 (96,82%) possuíam classificação para autismo infantil e utilizavam o tratamento medicamentoso com Risperidona (23/36,5%). A maioria (61/96,8%) realizava terapia individual e apresentava problemas associados à utilização do brinquedo, psicomotricidade, linguagem, socialização e limites. Conclusão: O estudo contribui para que profissionais sejam capazes de perceber as demandas dos autistas e colaborar com o seu melhor atendimentoIntroduction: Autism Spectrum Disorder, also known as autism, is characterized as a communicative disability, with repetitive behaviors and restricted areas of interest. For this, the identification of the profile of children with the syndrome is of paramount importance, which can provide data to effect public policies. Objective: This study aims to identify the profile of children with Autism Spectrum Disorder. Method: This is a descriptive and exploratory research with a quantitative approach, carried out in an Association of Friends of the Autistic, in the city of Teresina, Piauí, Brazil. The study included medical records of children in the age group from zero to eleven years old attended in 2019. Results: The male gender (80.95%), aged between 8 to 9 years (44.4%) prevailed, Elementary school (1st to 4th grade) (52.4%). 61 (96.82%) had a classification for infantile autism and used drug treatment with Risperidone (23 / 36.5%). The majority (61 / 96.8%) underwent individual therapy and had problems associated with the use of toys, psychomotricity, language, socialization and limits. Conclusion: The study contributes so that professionals are able to perceive the demands of autistic people and collaborate with their best care.pdfpt-BRPerfil de crianças com transtorno do espectro autistaProfile of children with autism spectrum disorderArtigos de PeriódicosJuliana Macêdo MagalhãesThalita Monteiro da SilvaFabiana da Conceição SilvaMariana de Fátima Barbosa de AlencarMarly Marques Rêgo NetaDelmo de Carvalho AlencarEmília Angela Lo Schiavo Arisawahttps://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13880Transtorno do espectro autistaTranstorno autísticoTerapia da linguagemMAGALHÃES, J. M. et al. Perfil de crianças com transtorno do espectro autista. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, n. 4, p. e3710413880, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13880.Centro Universitário UNINOVAFAPICentro Universitário UNINOVAFAPICentro Universitário UNINOVAFAPICentro Universitário UNINOVAFAPIUniversidade Federal do PiauíFundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)Universidade do Vale do Paraíba