Maciel, Lidiane MariaSilva, Fabiana Félix do Amaral eReschilian, Paulo Romano2025-03-262025-03-26https://repositorio.univap.br/handle/123456789/774O artigo busca refletir sobre uma experiência da extensão universitária em tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O objetivo foi apresentar um conjunto de ações desencadeadas como alternativas para continuar apoiando bairros periféricos de São José dos Campos/SP, em especial, o bairro Rio Comprido, onde um grupo de docentes/pesquisadores e alunos/as de diferentes cursos de graduação da universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos (SP) desenvolviam até dezembro de 2019. O projeto de extensão visava a construção de Plano Popular de regularização fundiária por meio de metodologias participativas. Após a divulgação do governo do Estado de São Paulo do plano de combate a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o grupo de extensionistas, incluindo professores e alunos, apresentaram como alternativas um conjunto de ações para apoiar o bairro. Como resultados se desenvolveu atividades nos seguintes eixos: prevenção e combate a infecção por COVID-19, informação “atenção” às Fake News, segurança alimentar, cuidados com a saúde física e emocional e fortalecimento da Escola Municipal do bairro atendido, e geração de rendaPDFpt-BRComo estar lá mesmo à distância? Desafios de uma experiência de extensão universitária durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19)How to be right there in the distance? Challenges of an university extension experience during the pandemic of the new coronavirus (COVID-19)Artigos de PeriódicosExtramurosExtensão universitáriaPesquisa-açãoCOVID-19MACIEL, Lidiane Maria; SILVA, Fabiana Félix do Amaral e; RESCHILIAN, Paulo Romano. Como estar lá mesmo à distância? Desafios de uma experiência de extensão universitária durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Extramuros, v. 10, n. 2, p. 104-117, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/1191/1261.Universidade do Vale do Paraíba