Fernandes, Francisco Carlos RochaPrestes, Alan2025-04-042025-04-04https://repositorio.univap.br/handle/123456789/810O ensino da disciplina de Física se baseia, muitas vezes, na apresentação dos conteúdos, conceitos e leis físicas de forma mecânica e fragmentada, além de distanciada das experiências e vivências prévias dos alunos. Em oposição a essa realidade, os documentos oficiais, que norteiam a educação no país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), apontam, entre outras concepções metodológicas, a contextualização e a interdisciplinaridade do conhecimento como abordagens educacionais facilitadoras de uma aprendizagem, na qual, educadores e alunos são agentes ativos na construção do conhecimento. Neste artigo, é apresentada uma revisão da literatura dos conceitos de contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Física do Ensino Médio e de Ciências no Ensino Fundamental, com o objetivo de melhor entender seu importante papel nas propostas e ações de ensino-aprendizagem, que privilegiam um conhecimento contextualizado e integrado à vida do educando. Relatos de experiências bem-sucedidas na adoção destas concepções são também apresentados e comentados.PDFpt-BRContextualização e interdisciplinaridade: revisando conceitos e aplicações no ensino de física e ciênciasContextualization and interdisciplinarity: reviewing concepts and applicationsin physics and sciences teachingArtigos de PeriódicosRevista Univap10.18066/revistaunivap.v27i55.2623Ensino de FísicaInterdisciplinaridadeFERNANDES, Francisco Carlos Rocha; PRESTES, Alan. Contextualização e interdisciplinaridade: revisando conceitos e aplicações no ensino de física e ciências. Revista Univap, v. 27, n. 55, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2623.Universidade do Vale do ParaíbaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo