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dc.contributor.advisor Sermarini, Marcia dos Santos
dc.contributor.author Lopes, Giovana Nakamura
dc.contributor.author Reis, Luana Fontes dos
dc.date.accessioned 2023-03-09T20:59:42Z
dc.date.available 2023-03-09T20:59:42Z
dc.date.issued 2021-11-21
dc.identifier.uri http://200.144.97.21:8080/xmlui/handle/123456789/216
dc.description.abstract Atualmente o termo cancelamento virtual tornou-se comum no vocabulário dos usuários de redes sociais; isso acontece quando alguém tem alguma fala ou atitude que não agrada o público. A pessoa “cancelada” tem sua vida profissional e pessoal desprezada e minimizada. Sofre uma retirada de consumo e suporte por conta do público. Toda trajetória e feitos da pessoa passam a ser passiveis de julgamento, em razão de uma ação ou fala mal colocada. Esse estudo tem como objetivo produzir um documentário de curta-metragem que seja autoexplicativo. Os procedimentos usados nessa investigação científica se basearam em análise descritiva, qualitativa. Para coleta de dados foram feitas análises documentais (livros, revistas, documentários, entrevistas etc.) e revisões bibliográficas baseadas em artigos científicos, teses, dissertações, livros, base de dados, Google Acadêmico (Scielo, CAPES, Bireme). O cancelamento virtual impactou a sociedade contemporânea de maneira inesperada. E, para isso, foi medido em pesquisa quantitativa sobre o quanto se tem conhecimento sobre o assunto. 176 pessoas responderam à pesquisa de mercado, maioria do sexo feminino, idade de 18 a 24 anos. Ao serem questionados sobre” hater” (termo utilizado na internet para classificar pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério), 89,8% das pessoas não se consideram. Porém, 42,6% das pessoas conhecem pelo menos uma pessoa que pratica “hate”. Ao serem questionados sobre a frequência de comentários positivos e negativos que fazem nas redes sociais, 60,8% das pessoas fazem apenas comentários positivos. Quanto ao material audiovisual produzido 83,5% das pessoas têm interesse em assistir. Dessas pessoas, 79,2% gostariam de assistir o documentário no IGTV no Instagram. Estudar e analisar o fenômeno do “cancelamento” sob o olhar do audiovisual é trazer a discussão sobre a importância tanto da arte cinematográfica, como da construção da mídia brasileira. pt_BR
dc.format.mimetype pdf pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.title Cancelamento virtual pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.publisher.country Brasil, pt_BR
dc.publisher.initials Univap, pt_BR
dc.subject.keyword Comunicação de massa pt_BR
dc.subject.keyword Documentário pt_BR
dc.subject.keyword Relações interpessoais pt_BR
dc.subject.keyword Mídia social pt_BR
dc.subject.keyword Reality shows (Programas de televisão) pt_BR
dc.contributor.coadvisor Silva, Bruno Ribeiro Bragança
dc.description.physical 54 f. pt_BR
dc.publisher.institution Universidade do Vale do Paraíba, pt_BR
dc.description.abstract2 Currently, the term virtual cancellation has become common in the vocabulary of social media users; this happens when someone has some speech or attitude that the audience doesn't like. The “cancelled” person has their professional and personal life despised and minimized. Suffers a withdrawal of consumption and support on behalf of the public. All the person's trajectory and deeds are now subject to judgment, due to a misplaced action or speech. This study aims to produce a self-explanatory short film documentary. The procedures used in this scientific investigation were based on descriptive, qualitative analysis. For data collection, documentary analysis (books, magazines, documentaries, interviews, etc.) and bibliographic reviews based on scientific articles, theses, dissertations, books, database, Google Scholar (Scielo, CAPES, Bireme) were carried out. Virtual cancellation has had an unexpected impact on contemporary society. And, for that, it was measured in quantitative research on how much knowledge is known about the subject. 176 people responded to the market survey, mostly female, aged between 18 and 24 years. When asked about “hater” (a term used on the internet to classify people who post comments of hate or criticism without much criteria), 89.8% of people do not consider themselves. However, 42.6% of people know at least one person who practices “hate”. When asked about the frequency of positive and negative comments they make on social media, 60.8% of people only make positive comments. As for the audiovisual material produced, 83.5% of people are interested in watching it. Of these people, 79.2% would like to watch the documentary on IGTV on Instagram. Studying and analyzing the phenomenon of “cancellation” from the point of view of the audiovisual sector is to discuss the importance of both cinematographic art and the construction of Brazilian media. pt_BR
dc.publisher.department Bacharelado em Rádio e TV pt_BR
dc.format.grades Produção de um documentário. pt_BR
dc.contributor.event2 São José dos Campos pt_BR
dc.references LOPES, Giovana Nakamura; REIS, Luana Fontes dos. Cancelamento virtual. São José dos Campos, SP, 2021. 1 Pen drive Trabalho de conclusão (Graduação em Rádio e TV) - Universidade do Vale do Paraíba, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, 2021. Disponível em: pt_BR
dc.identifier.affiliation2 Universidade do Vale do Paraíba pt_BR


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