DSpace Repository

A atualização do Paris Saint-Germain nas novas formas de comunicação : transformando o futebol em marca

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Vania Braz de
dc.contributor.author Correia, Matheus Felippe Henrique
dc.date.accessioned 2023-04-26T17:33:46Z
dc.date.available 2023-04-26T17:33:46Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://200.144.97.21:8080/xmlui/handle/123456789/259
dc.description.abstract Este trabalho irá analisar e compreender os métodos utilizados pelo PSG no setor de comunicação após a compra do clube pela Qatar Sports Investment em 2011, com enfoque nas redes sociais, realizando diversas comparações em relação ao resultado do clube neste setor, com o objetivo de demonstrar a eficiência e importância dos métodos utilizados na área da comunicação esportiva do clube e comparar com o cenário da área de marketing e comunicação com os clubes do futebol brasileiro. Para reforçar e comprovar os argumentos e hipóteses inseridas neste trabalho, que será entregue em formato de uma grande reportagem impressa, são realizadas análises de dados e ações publicitárias do perfil oficial do Paris Saint-Germain no Instagram, entrevistas com especialistas da área do marketing esportivo, entrevistas com torcedores brasileiros da equipe francesa e uma pesquisa para contextualizar o cenário da área de comunicação dentro dos clubes no futebol brasileiro. pt_BR
dc.format.mimetype pdf pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.title A atualização do Paris Saint-Germain nas novas formas de comunicação : transformando o futebol em marca pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.publisher.country Brasil, pt_BR
dc.publisher.initials Univap, pt_BR
dc.subject.keyword Jornalismo pt_BR
dc.subject.keyword Reportagem pt_BR
dc.subject.keyword Marketing Digital Esportivo pt_BR
dc.subject.keyword Futebol pt_BR
dc.subject.keyword Paris Saint-Germain pt_BR
dc.subject.keyword Redes Sociais pt_BR
dc.description.physical 44f. + 13 f. pt_BR
dc.publisher.institution Universidade do Vale do Paraíba, pt_BR
dc.description.abstract2 This work will aim to analyze and understand the methods used by PSG in the communication sector after the purchase of the club by Qatar Sports Investment in 2011, focusing on social networks, making several comparisons in relation to the club's result in this sector, with the objective of to demonstrate the efficiency and importance of the methods used in the area of sports communication of the club and to compare with the scenario of the area of marketing and communication with the Brazilian football clubs. To reinforce and prove the arguments and hypotheses included in this work, which will be delivered in the format of a printed report, data analyzes and advertising actions are carried out on the official profile of Paris Saint-Germain on Instagram, interviews with specialists in the field of sports marketing, interviews with Brazilian fans of the French team and a survey to contextualize the scenario of the area of communication within the clubs in Brazilian football. pt_BR
dc.publisher.department Bacharelado em Jornalismo pt_BR
dc.contributor.event2 São José dos Campos pt_BR
dc.references CORREIA, Matheus Felippe Henrique. A atualização do Paris Saint-Germain nas novas formas de comunicação: transformando o futebol em marca. São José dos Campos, SP, 2022. 44 f.; 1 PDF Trabalho de graduação (Jornalismo) - Universidade do Vale do Paraíba, Faculdade de Ciências Sociais e Comunicação, São José dos Campos, 2022. pt_BR
dc.identifier.affiliation2 Universidade do Vale do Paraíba pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account