REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA

O Repositório da Produção Intelectual da Univap tem como objetivo armazenar, preservar e disseminar a memória institucional, oferecendo acesso à produção científica, como trabalhos de conclusão da graduação, dissertações, tese e artigos científicos. Os dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da Univap também poderão ser disponibilizados, dependendo da política de acesso do projeto em virtude de restrições impostas pelo registro de propriedade intelectual.

Ademais, o repositório tem um papel importante de divulgação das produções científicas, técnicas, culturais e artísticas da Univap.

Autoarquivamento

O Acesso Aberto online da produção intelectual não tem custo, mas pode ter restrições quanto à utilização dessas produções.

  • Artigos preprints, posprints ou publicados
  • Capítulos de livros
  • Dados de pesquisa
  • Plano de gestão de dados
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Teses e Dissertações
  • Outros materiais

 

Acesse o Repositório: Universidade do Vale do Paraíba

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 5 de 8
  • Faculdade de Ciências da Saúde
  • Faculdade Sociais Aplicadas e Comunicação
  • Faculdade de Direito
  • Faculdade de Educação e Artes
  • Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo

Submissões Recentes

Item
Cranach e a reforma protestante: perspectivas históricas e patrimônio cultural
(2023) Prince, Ana Enedi; Job, Ediglê Silva Honorio; São José dos Campos
A presente monografia tem por intenção apresentar uma análise bibliográfica sobre a Reforma Protestante com perspectivas distintas com Lucien Febvre na sua obra “Martinho Lutero, um destino”, Jean Delumeau com sua obra “Nascimento e afirmação da reforma” e por último, Friederich Engels com seu livro “As guerras camponesas na Alemanha”, sendo todos eles reconhecidos por suas obras relacionadas com a reforma protestante por terem agregado com suas pesquisas sobre esse tema. Ademais, será evocado um agente histórico pouco conhecido na história desse movimento que contribuiu para o tão conhecido movimento religioso no período da idade moderna chamado Lucas Cranach, o velho pintor do movimento protestante, destacando as imagens desse pintor como patrimônio cultural e assim agregar com tudo o que já foi estudado sobre esse acontecimento que foi um dos movimentos mais marcantes da idade moderna. A metodologia usada no trabalho foi um levantamento com leitura e análise bibliográfica sobre o tema proposto.
Item
Tuberculose, estigma e memória : lembranças de um passado recente
(2023) Prince, Ana Enedi; Pereira, André de Souza Fernandes; São José dos Campos
O presente trabalho discorre sobre como a tuberculose assumiu um papel estigmatizante na memória social durante período sanatorial e nos anos seguintes, baseado no estudo das cidades de São José dos Campos e Campos do Jordão. Ressalta-se a importância do resgate desta memória para um entendimento mais amplo das transformações sociais que moldaram os municípios estudados, gerando mudanças que reverberaram até os dias de hoje na fala e ações da sociedade, que através de um movimento político para benefício de planos governamentais, apagou se da mentalidade coletiva a fase dos sanatórios. Em ambas as cidades este processo é visto na memória e no conceito do que era e é a tuberculose para a comunidade e também é visto no território, onde as ações reverberam até mesmo no espaço físico, com a exclusão dos doentes, que são vistos como inaptos ao convívio social, evidenciando um estigma que se estendeu até os dias atuais. Esse estigma usado como instrumento de poder, também evidencia práticas políticas usadas na atualidade e que demonstram uma falta de atuação das autoridades no controle e combate da doença.
Item
O Mercado Municipal de São José dos Campos : História e memória
(2023) Prince, Ana Enedi; Arruda, Gabriel Cesar Bueno de; São José dos Campos
O espaço denominado “Mercado Municipal” pode ser definido como um local de trocas monetárias e culturais, além de ser um ambiente que emana tradições e que forma memorias. Em consonância a isso, o Mercado Municipal de São José é considerado um patrimônio local e é preservado pela cidade, porém esse termo “preservação” não tem sido levado no sentido literal de preservar, e não dizemos apenas de sua preservação material, dizemos também da preservação dos bens intangíveis do Mercado, bem como as tradições provindas de cada banca histórica de seu espaço. Para melhor compreensão sobre o tema, buscamos através deste trabalho apresentar não só a problemática quanto ao desinteresse público ante os patrimônios de preservação, assim como apresentamos a importância de ações que visem contribuir para a propagação de uma Educação Patrimonial para crianças e adultos.
Item
O futebol no contexto étnico-político das guerras do fim da Iugoslávia : década de 1990
(2020) Barreto, Katerine Roman; Silva, Breno Antunes; São José dos Campos
Este trabalho tem por objetivo analisar o contexto étnico-político da Iugoslávia nas guerras por independência na década de 1990, relacionando-a ao futebol. Para essa análise as referências teóricas são embasadas em livros, artigos científicos, documentários e sites. Para a melhor compreensão do assunto o autor José Alves e o documentário da BBC “The death of Yugoslavia” são usados como referências para contextualização histórica, pois ambos mostram de forma fidedigna os fatos e acontecimentos referentes ao tema. As guerras por independência na década de 1990 na Iugoslávia são marcadas por “limpezas étnicas”, nacionalismos exacerbados e ódios ancestrais entre os envolvidos, questões que são explicadas a luz da história. Tornar-se-á claro que as disputas políticas nos anos 1990 se relacionam com o esporte mais famoso do mundo, o ódio entre as etnias é levado dos campos de batalha para os campos de futebol.
Item
Manual para docentes do ensino médio : o ensino de botânica utilizando como ferramenta as práticas artísticas
(2020) Joaquim, Walderez Moreira; Silva, Carlos Augusto Priante da; Maia, Maria Angélica Gomes; Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón; França, Rafaele Miranda; Ribeiro, Lindsay Caroline de Brito; São José dos Campos
O ensino de botânica ainda é amplamente transmitido por meio de aulas tradicionais expositivas, seja pela falta de conhecimento de materiais diferenciados para as aulas ou então por negligência do professor em apenas pontuar o conteúdo a ser transmitido, fazendo do aluno um sujeito passivo do aprendizado. O objetivo deste trabalho é propor um manual para docentes do ensino médio, visando auxiliar sua prática docente quanto a disciplina de botânica por meio da interdisciplinaridade entre biologia e artes. O manual foi elaborado pelo Google Slide, um aplicativo online que permite a criação de matérias gratuitamente. O material foi publicado em duas plataformas, na plataforma Issuu, uma plataforma online que permite a publicação de materiais em formato de e-book, onde o docente poderá acessar o material online, e na plataforma Slideshare, onde o professor poderá baixar o material em formato de pdf. Concluiu-se que as atividades propostas apresentam potencialidade no processo ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno se torna um sujeito ativo.