REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA

O Repositório da Produção Intelectual da Univap tem como objetivo armazenar, preservar e disseminar a memória institucional, oferecendo acesso à produção científica, como trabalhos de conclusão da graduação, dissertações, tese e artigos científicos. Os dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da Univap também poderão ser disponibilizados, dependendo da política de acesso do projeto em virtude de restrições impostas pelo registro de propriedade intelectual.

Ademais, o repositório tem um papel importante de divulgação das produções científicas, técnicas, culturais e artísticas da Univap.

Autoarquivamento

O Acesso Aberto online da produção intelectual não tem custo, mas pode ter restrições quanto à utilização dessas produções.

  • Artigos preprints, posprints ou publicados
  • Capítulos de livros
  • Dados de pesquisa
  • Plano de gestão de dados
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Teses e Dissertações
  • Outros materiais

 

Acesse o Repositório: Universidade do Vale do Paraíba

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 5 de 8
  • Faculdade de Ciências da Saúde
  • Faculdade Sociais Aplicadas e Comunicação
  • Faculdade de Direito
  • Faculdade de Educação e Artes
  • Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo

Submissões Recentes

Item
Transcutaneous laser irradiation of blood in simultaneous mode (S-ILIB) for fatigue recovery: a case series
(Universidade do Vale do Paraíba) Soares, Luís Eduardo Silva
A irradiação transcutânea do sangue com laser (ILIB), modalidade sistêmica de terapia de fotobiomodulação (PBMT), consiste na aplicação de laser na artéria radial ou outra artéria, para melhorar as funções sistêmicas e a dinâmica fisiológica do corpo. As estratégias terapêuticas disponíveis para o manejo da fadiga devido ao estresse da vida diária concentram-se principalmente em mudanças no estilo de vida associadas à nutrição e ao exercício. Assim, o presente estudo tem como objetivo relatar uma série de casos em que a terapia ILIB transcutânea, com a técnica modificada e simultânea (S-ILIB), foi utilizada para tratar sintomas de fadiga. Quatro pacientes saudáveis, sem qualquer tipo de comorbidade significativa, relataram fadiga relacionada ao estresse. Foram tratados pelo novo protocolo de PBMT com a técnica S-ILIB modificada. A intensidade ou percepção da fadiga foi avaliada por meio de uma escala visual analógica (EVA). A "técnica simultânea" utilizada no presente estudo consistiu na irradiação do laser em quatro locais do corpo: 1- região da artéria radial do braço direito; 2- região da artéria radial do braço esquerdo; 3- artéria pediosa direita; e 4- artéria pediosa esquerda. Para a PBMT foram utilizados dois aparelhos laser de 660 nm, em modo contato, com potência de 100 mW. Os pacientes relataram uma clara recuperação da sensação energética após a sessão de S-ILIB. O protocolo de PBMT parece ser uma terapia promissora para gerenciar a recuperação energética em rotinas diárias relacionadas ao estresse e fadiga; entretanto, são necessários estudos complementares para estabelecer o protocolo mais seguro e eficiente.
Item
Dentifrícios à base de carvão ativado: análises química e morfológica
(Centro Universitário UninCor) Alvarenga, Marian Pereira; Soares, Luís Eduardo Silva
Este estudo in vitro caracterizou os elementos inorgânicos em dentifrícios à base de carvão vegetal em termos de morfologia e composição. Os dentifrícios comerciais disponíveis no mercado Oral-B Complete® (OBC; controle negativo), o creme dental clareador Colgate Luminous White Expert® (LWE; controle positivo) e os dentifrícios à base de carvão ativado Colgate Natural Extracts Purifying® (CNE), Curaprox Black Is White® (CBW) e Oral-B 3D White Mineral Clean® (OBW) foram avaliados. As análises de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e micro fluorescência de raios x por energia dispersiva (μ- EDXRF) foram utilizadas para analisar as frações particuladas dos cremes dentais. A análise MEV das partículas do dentifrício revelou que elas eram maiores e isoladas nos grupos OBC e LWE, eram menores e aglomeradas com formas definidas e tamanhos variados nos grupos CBW e OBW, e apresentavam padrão misto no grupo CNE. Foram observadas diferenças na porcentagem de sílica nos dentifrícios avaliados. Os dentifrícios contendo carvão, com base na sua composição e morfologia das partículas, podem resultar em uma possível perda dentária diferentes em níveis de após a utilização.
Item
Degradação de superfície de uma resina nanoparticulada após exposição a enxaguatórios bucais contendo álcool e agentes clareadores
(Universidade do Vale do Paraíba) Oliveira, Scarlet Ohanna; Soares, Luís Eduardo Silva
Atualmente, existe uma grande busca por estética dental, tanto por parte dos cirurgiões dentistas, quanto dos pacientes. Dentre tantas opções de tratamento, encontram-se disponíveis e de fácil acesso aos pacientes diversos tipos de enxaguatórios bucais. Entretanto, os efeitos destes agentes nas resinas compostas são amplamente discutidos e questionados. Este trabalho tem como objetivo avaliar, através da análise de micro fluorescência de raios x por energia dispersiva (μ-EDXRF) e microscopia eletrônica de varredura (MEV), os efeitos dos enxaguatórios bucais clareadores e contendo álcool, na superfície de uma resina composta de nanopartículas. Foram preparadas 50 amostras de resina composta (Z350, cor EA3) e divididas em 5 grupos: SA - saliva artificial (controle negativo); CP - enxaguatório sem álcool Colgate Plax (controle positivo); L - enxaguatório com álcool Listerine; OW – enxaguatório clareador Oral B e CW - enxaguatório clareador Colgate. As amostras foram imersas em 2ml de enxaguatório e saliva por 24h. Mapeamentos em área da superfície da amostra foram realizados por μ-EDXRF (20 x 20). Comparações dos valores médios da porcentagem em peso de Zircônia (Zr) e Sílica (Si) foram realizadas. Ocorreu aumento da porcentagem em peso de Si e Zr em todos os grupos. O grau de exposição da matriz inorgânica foi maior na ordem CW > OW > L > CP >SA. Os produtos CW e OW resultaram em uma maior exposição de nanoclusters do que os outros grupos. Todos os enxaguatórios causaram alteração na resina composta após utilização simulada de 2 anos.
Item
Os benefícios do uso do enxerto da Membrana Amniótica Humana no âmbito de feridas cirúrgicas, ferimentos e lesões
(Acervo +) Gonçalves, Nicolas Cardoso; Ribeiro, David Pinto; Gouvea, Hilda Cristina Rodrigues; Pedroso, Katia Zeny Assumpção; Silva, Nilson Thiago De Carvalho e; Sant'Anna, Luciana Barros
Realizar uma busca na literatura a respeito dos benefícios associados ao uso do enxerto da membrana amniótica humana (MAH), no âmbito ambulatorial e cirúrgico. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa cuja as bases de pesquisas foram: SciELO, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Capes. Foram utilizados estudos in vivo entre 2018-2023. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram identificados 23 artigos. A membrana amniótica humana obteve resultados satisfatórios no tratamento de lesões cirúrgicas, queimaduras, úlceras, lesões na córnea, feridas agudas e crônicas, lesões em nervos, tendões, cartilagem e entre outras. Os estudos relataram que a MAH possui analgesia, ação anti-inflamatória e antimicrobiana, promove a epitelização e a cicatrização, reduz a fibrose, a substituição de curativos e o desconforto em realizar atividades e possui biocompatibilidade. Considerações finais: Dessa forma, esse estudo conseguiu investigar os diversos benefícios relativos ao transplante de MAH para o tratamento de lesões e ferimentos. O uso da MAH é uma possibilidade promissora no âmbito ambulatorial e cirúrgico, tendo em vista que possuem diversos benefícios para a cicatrização e epitelização de uma lesão.
Item
Evaluation of the antimicrobial action of plasma activated water on amniotic membrane
(Springer) Almeida, Felipe Santos de; Doria, Anelise Cristina Osório Cesar; Sant’Anna, Luciana Barros
ntroduction The potential use of the Amniotic Membrane (AM) in different applications has been widely studied and the need to guarantee the sterility of this material is essential for its use. Due to the increase in bacterial resistance, it is important to research new sterilization techniques. Material and methods The aim of this study was to analyze the antimicrobial action of plasma-activated reverse osmosis (RO) water on contaminated amniotic membrane using ATCC® strain of Escherichia coli (25922), Klebsiella pneumoniae (13883), Staphylococcus aureus (6538). The AM was contaminated, after which the PAW was placed in contact with the AM for 90 min. Plasma, gliding arc of argon and compressed air were used to activate the water. Results The results obtained were a cell viability of 11% with the refrigerated PAW and 15% with the ambient PAW for K. pneumoniae, 9% with the refrigerated PAW and 13% with the ambient PAW for S. aureus and 10% with the refrigerated PAW and 14% with the ambient PAW for E. coli, observing a better antimicrobial action of the refrigerated PAW. A greater reduction in CFU was observed when using refrigerated PAW + AM. Conclusion It is concluded that PAWs have a significant antimicrobial action, but not enough to perform AM sterilization.