Curso de Ciências Biológicas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Curso de Ciências Biológicas por Autor "Dias, Vera Lúcia Catoto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Protótipo de telhado verde na Escola Estadual E.M.I. Professor Nelson do Nascimento Monteiro - São José dos Campos, SP : uma alternativa ecológica e sustentável(2021) Velho, Nádia Maria Rodrigues de Campos; Freire, Leandro de Andrade; Dias, Vera Lúcia Catoto; Reis, Lis Dias; Vilela, Cláudia Renata Santos; São José dos CamposCom a expansão dos centros urbanos, as questões ambientais se agravam devido à diminuição das áreas verdes e recursos naturais. Neste contexto, pensando no papel das escolas perante a sociedade e a urgência em instituir ideias que ajudem na diminuição da degradação ambiental, assim como práticas de ensino aprendizagem que auxiliem a conexão dos alunos com a natureza, o presente estudo mostra como a implementação de telhados verdes nas escolas contribui diretamente como parte da solução nos centros urbanos. O estudo busca avaliar a implementação do telhado verde nas escolas para a redução dos impactos ambientais, a partir de um protótipo (maquete), apresentar os tipos de telhado verde analisando suas vantagens e desvantagens, mostrar o papel das escolas do ponto de vista sustentável com a aproximação dos alunos/natureza e apontar as problemáticas que o meio ambiente vem sofrendo devido à urbanização a partir dos impactos e melhorias ambientais. Com auxílio de um profissional arquiteto, inicialmente foram feitas duas imagens, geradas a partir do editor gráfico Adobe Photoshop, com o intuito de ilustrar como ficaria a instalação do telhado verde na escola, mostrando tanto sua visão interna quanto externa, servindo como base para elaboração da maquete, onde foram determinadas suas medidas, listado todo material necessário e por fim o tipo de material mais adequado para suportar o peso proveniente do telhado verde, além de entender qual desses materiais atenderia a proposta da forma mais didática. Foram elaboradas duas imagens ilustrando como ficaria a implementação do telhado verde tanto da parte interna, quanto externa da escola modelo e a elaboração da maquete, que ficara exposta na escola, para despertar interesse dos alunos. A proposta mostra que a implementação do telhado verde nas escolas, trará grandes benefícios, tanto ambientais quanto econômicos e educacionais, colocando a escola no papel de aproximação ativa dos alunos, sociedade e natureza, atuando como parte da solução para problemas ambientais causados pelo efeito antrópico e assim o conceito de escolas sustentáveis aproximará a sociedade das questões ambientais determinando a importância significativa para as gerações futuras.