Navegando por Autor "Silva, Francisca Izabel da"
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Item Educador social e controle do território: o atendimento à população em situação de rua em São José dos Campos/SP(2025-03-06) Maciel, Lidiane Maria; Aquino, Luiz Carlos Andrade de; Oliveira, Luciano Márcio Freitas de; Silva, Francisca Izabel da; Lima, Viviana Mendes; São José dos CamposO Educador Social que trabalha com as pessoas em situação de rua exerce um papel de suma importância para o acesso desses indivíduos aos direitos sociais. Entretanto, é importante ressaltar que ao realizar o trabalho, eles também promovem o controle do território. Objetivou- se com este estudo ampliar o conhecimento sobre a atuação do Educador Social e sua relação com o espaço urbano no trabalho com a população em situação de rua no município de São José dos Campos/SP. A metodologia tem como base a coleta de dados por meio de entrevista com os educadores sociais e consulta de bases de dados de diferentes naturezas. Inicialmente faz-se a seguinte pergunta: Quais os caminhos percorridos pelo Educador Social no trabalho realizado com a população em situação de rua e de que maneira se estabelece o vínculo e o controle social no espaço urbano? As bibliografias apresentadas e os estudos realizados no Programa de Pós- graduação em Planejamento Urbano e Regional contribuíram de maneira significativa com a pesquisa para compreensão do contexto histórico do trabalho do Educador Social e a população de rua no município de São José dos Campos ± SP, assim como a sua relação com o território e espaço na contemporaneidade. Os resultados da pesquisa indicam que a trajetória do Educador (a) Social nos territórios no controle do território se vinculam às estruturas da região que atendem (a população em situação de rua), os/as profissionais estão inseridos/as na complexidade que demanda de atendimento impõe para a garantia de efetivação de políticas públicas e acesso à direitos. É no processo das relações sociais que se constituem os papéis hierárquicos, em que as identidades se estabelecem como instrumentos de classificação social básico da população e sua especificidade.