Navegando por Assunto "Ensino médio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A perspectiva do professor de biologia sobre a importância das aulas práticas para a compreensão e interesse dos alunos do ensino médio(2022) Zácaro, Patrícia Mara Danella; Joaquim, Walderez Moreira; Santos, Heloisa Antunes de Faria; Nogueira, Maria Laura Montes Domiciano; São José dos CamposA literatura mostra que, de modo geral, o uso do recurso de aulas práticas no processo ensino-aprendizagem parece facilitar a fixação de conteúdos, despertando o interesse do aluno e sua curiosidade. Dessa forma, minimizando o desinteresse, aprender se torna mais agradável. Baseado nisso, o presente estudo pretende avaliar, sob o ponto de vista do professor, o impacto das aulas práticas especificamente na área de Biologia para alunos do Ensino Médio, buscando defender e estimular o uso dessa ferramenta no ambiente escolar. A literatura mostrou que, de modo geral, o uso desse recurso no processo ensino-aprendizagem parece facilitar a fixação de conteúdos, despertando o interesse do aluno e sua curiosidade. E assim, minimizando o desinteresse, o aprender se torna mais agradável. Foram aplicados 8 questionários para professores da área de Biologia do Ensino Médio em escolas das cidades de São José dos Campos/SP e Paraibuna/SP. Os dados mostram que, mesmo encontrando dificuldades para sua realização, todos os professores utilizam aulas práticas e concordam que as mesmas despertam maior interesse e participação dos alunos. Concluiu-se que pela maior participação e levantamento de questionamentos dos alunos foi obtido melhor aproveitamento na construção do conhecimento, provando a importância das práticas para esses estudantes.