Navegando por Assunto "Espaços públicos"
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Item Intervenções artísticas urbanas como práticas culturais citadinas: desobediência à base de tinta na produção de espaços públicos(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Zanetti, Valéria Regina; Silva, Fabiana Felix do Amaral e; Domingos, Bianca Siqueira MartinsAs intervenções artísticas urbanas, para além das cores, ilustrações e tipografias, possuem interfaces com as diferentes formas de apropriação desobediente e subversiva do espaço. O objetivo do artigo centra-se na articulação teórica de conceitos que versam sobre intervenções artísticas urbanas como formas de práticas culturais citadinas que engendram ações sociopolíticas e de desobediências em espaços públicos. No contexto latino-americano, estas práticas demandam a superação da colonialidade, que nos limita na construção de representações sociais e identitárias. Propõe-se apresentar algumas formas de intervenções artísticas urbanas correlacionadas à produção de espaços públicos e entender como as práticas culturais citadinas se inserem nestas dimensões.Item A narrativa sobre a cidade de Taubaté, SP, por meio do Mercado Municipal(2023-07-30) Santos, Claudia Maria de Moraes; Costa, Sandra Maria Fonseca da; Souza, Adriane Aparecida Moreira de; Papali, Maria Aparecida Chaves Ribeiro; Vargas, Heliana Comin; Dias Júnior, Carlos Alberto Corrêa; Ferro, Rafael Cunha; São José dos Campos,A proposta da presente pesquisa, qualitativa e de caráter exploratório, é analisar a significação do Mercado Municipal de Taubaté como elemento estruturador do espaço intraurbano e do desenvolvimento da cidade, acompanhando as dinâmicas desse espaço, sem deixar de lado os sujeitos envolvidos, para compreender se o mercado é um lugar de pertencimento vinculado à tradição, entendendo-se sua importância a partir das narrativas urbanas. Percebe-se que os mercados, onde os frequentadores estabelecem uma interação com os feirantes e comerciantes locais, por meio de experiências e troca de conhecimentos, não são apenas os espaços físicos nos quais acontecem as relações comerciais, mas também proporcionam as relações sociais. Para a análise proposta, estabeleceu-se um recorte temporal compreendido em dois períodos: o primeiro, a partir do ano de 1860, com data de início de funcionamento do mercado municipal no núcleo urbano, até meados do século XX; o segundo período aborda o processo de urbanização de Taubaté, sua expansão territorial e as alterações da centralidade, a partir da década de 1950, até os dias atuais. Portanto, a ideia é investigar não só o mercado municipal, mas as relações sociais que acontecem nesse espaço a partir das narrativas da população e considerando as transformações ocorridas em seu entorno, por meio de pesquisa documental, em bases de dados de domínio público, utilizando-se atas, mapas, jornais do município, cartas patrimoniais, registros da Prefeitura Municipal de Taubaté e do acervo histórico da Divisão de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico de Taubaté, documentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os resultados esperados buscam verificar as hipóteses com base na matriz conceitual, apresentando uma estrutura norteadora para a compreensão das dinâmicas que aconteceram no espaço e no entorno do mercado municipal e que contribuíram, ou não, para o desenvolvimento urbano da cidade de Taubaté nos diferentes contextos históricos aqui estudados.