Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Futebol"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A atualização do Paris Saint-Germain nas novas formas de comunicação : transformando o futebol em marca
    (2022) Oliveira, Vania Braz de; Correia, Matheus Felippe Henrique; São José dos Campos
    Este trabalho irá analisar e compreender os métodos utilizados pelo PSG no setor de comunicação após a compra do clube pela Qatar Sports Investment em 2011, com enfoque nas redes sociais, realizando diversas comparações em relação ao resultado do clube neste setor, com o objetivo de demonstrar a eficiência e importância dos métodos utilizados na área da comunicação esportiva do clube e comparar com o cenário da área de marketing e comunicação com os clubes do futebol brasileiro. Para reforçar e comprovar os argumentos e hipóteses inseridas neste trabalho, que será entregue em formato de uma grande reportagem impressa, são realizadas análises de dados e ações publicitárias do perfil oficial do Paris Saint-Germain no Instagram, entrevistas com especialistas da área do marketing esportivo, entrevistas com torcedores brasileiros da equipe francesa e uma pesquisa para contextualizar o cenário da área de comunicação dentro dos clubes no futebol brasileiro.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Impasse: a formação e exportação do pé-de-obra brasileiro
    (2020) Moreira, Fernando José Garcia; Brito, Lucas Ferreira; Batista Neto, Nelson Machado; Manzanete, Celeste Marinho; São José dos Campos
    Este trabalho investigou o impacto da mercantilização do futebol brasileiro na formação de novos atletas, com base em estudos que compreendem desde a profissionalização do esporte no Brasil, até os dias atuais, passando pela extinção do passe com a Lei Pelé, que conferiu liberdade aos atletas e transferiu o poder das mãos dos clubes para os empresários. Percebeu-se que os jogadores se tornaram commodities, sendo cada vez mais visados por clubes estrangeiros, que, com a abertura do mercado de transferências, passaram a procurar jogadores mais jovens para comprá-los e terminar sua formação lá fora, adaptando-os a seu estilo de jogo. A partir dessa observação, verificou-se a necessidade de analisar as consequências disso para o futebol praticado no Brasil, principalmente sob a perspectiva das dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes nacionais, que usam o dinheiro da venda de atletas como forma de sobrevivência, a fim de cobrir buracos operacionais causados pela má gestão financeira e esportiva. Para comprovar essas hipóteses, realizamos pesquisas bibliográficas e documentais, e entrevistas com profissionais do esporte. O formato documentário foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão do material proposto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Planejamento de campanha para o Clube Alto da Ponte
    (2024) Manzanete, Celeste Marinho; Vargas, Adriano Santos; Silva, João Pedro Eras; Jesus, Gabriel Gomes Prianti; Rossi, Vinicius Diniz; São José dos Campos
    O presente trabalho busca entender a importância do marketing esportivo para o cenário nacional de futebol, e como esse marketing pode afetar positivamente um clube de futebol. Foram levantados dados demográficos da cidade sede do clube FC Alto da Ponte. Com os dados levantados, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é divulgar e engajar a comunidade local para frequentar os jogos e apoiar o time, através de uma Campanha Publicitária. O clube escolhido foi o FC Alto da Ponte, um time local da cidade de São José do Campos, ao final do projeto deve ser implementada uma Campanha de Publicitária baseada nos dados levantados.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Desenvolvido por