Navegando por Assunto "Moda"
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Item A importância do figurino na performance da música pop : um estudo do figurino de Michael Jackson(2021) Manso, Natalie de Oliveira; Ramos, Marina dos Santos; São José dos CamposO presente trabalho consiste em um estudo das vestimentas que marcaram a história da moda e a imagem do rei do pop1, seguindo o propósito de analisar a intensa relação entre moda e música como instrumentos de comunicação social. Para fundamentar o potencial do figurino de performance como veículo de comunicação, será tomado como objeto de estudo o intérprete Michael Jackson, reconhecido hoje como um dos ícones máximos da música pop2. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória que cria familiaridade com o assunto, e uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo a fim de coletar informações suficientes para obter uma base criativa na produção do projeto. A pesquisa resultou na criação de uma coleção de figurinos3 para performance/show, inspirada no artista.Item ARA : criação de uma marca de alfaiataria confortável(2024) Dantas, Letícia; Santi, Nayara Nordi; Peroli, Natalie; São José dos CamposO presente trabalho baseia-se no estudo bibliográfico e pesquisa de mercado para realizar a criação de uma marca de alfaiataria confortável no ambiente digital, visando oferecer um novo olhar para o nicho de alfaiataria. Para isso foi realizado um estudo sobre os desafios e oportunidades do mercado digital. A marca busca trazer traços contemporâneos para as peças, prezando sempre pela qualidade, design versátil e atemporal. A ferramenta Canvas pautará a criação do plano de negócios, passando por todas as etapas necessárias para a estruturação de uma empresa.Item Camisetas feministas bordadas à mão(2018) Peixoto, Manoel Otelino da Cunha; Silva, Ane Caroline Candido da; Lima, Isabella Maria Bernardes; São José dos CamposO projeto é criar uma marca inovadora de camisetas feministas1 bordadas à mão, utilizando o Modelo de Negócios Canvas. Estudar sua viabilidade, o mercado, público alvo, canais de comunicação, custos, estabelecer parcerias, para tornar-se referência no segmento. Sua proposta de valor é estampar frases e desenhos com foco no empoderamento2 da mulher, tudo produzido de forma artesanal e consciente. Ela atuaria como um e-commerce3, possibilitando liberdade ao cliente para fazer sua compra de onde ele estiver utilizando computador ou smartphone. Seus produtos são parte de cima com foco em camisetas customizadas manualmente, com design minimalista e atemporal, e peças confeccionadas com tecidos de alta qualidade, podendo ser usadas durante anos e incentivando o consumo conscienteItem Coleção além do olhar: Roupas bordadas para pessoas com deficiência visual(2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Marques, Renata Oliveira; São José dos CamposEste trabalho tem por finalidade desenvolver uma coleção de roupas femininas para pessoas com deficiência visual, utilizando técnicas de bordado a mão com a finalidade de explorar o sentido do tato, tendo como inspiração a história de Nossa Senhora de Aparecida e imagens do santuário em Aparecida no Vale do Paraíba. A metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas, exploratórias e documentais a fim de entender as necessidades do público com deficiência visual para desenvolver a coleção. A coleção pretende atender a escassez no mercado de moda, de peças com um design atraente e moderno para esse público.Item Coleção de moda e criação de marca jardim secreto: a relação do feminino com a natureza(2021) Manso, Natalie de Oliveira; Teixeira, Alexia Zaroni; São José dos CamposO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o desenvolvimento da coleção Jardim Secreto e da marca de moda Bem Me Quer inspirada na relação do feminino com a natureza. Seu objetivo é restabelecer a cosmovisão da natureza enquanto mecanismo para o autoconhecimento feminino, promovendo o contato da mulher com sua própria essência feminina e a reconexão com a terra, proporcionando uma busca por outros modos de relacionamentos entre a humanidade e o meio ambiente. Uma reflexão sobre os atuais enfrentamentos ecológicos, sociais e políticos. Através da moda, conectar-se com a natureza em uma viagem de autoconhecimento feminino, buscando a Deusa existente em cada mulher. Por outro lado, pretende buscar a criação de uma marca sustentável e feminina de moda local com propósito e valores, além de elementos de informação de moda na cidade de São José dos Campos. A problemática deste trabalho é a falta de marcas locais Slow Fashion com elementos e informações de moda que tenham como prioridade a sustentabilidade e o empreendedorismo feminino em nossa região. Busca-se com este projeto, trazer uma eco reflexão e um olhar para o nosso interior, ressurgindo o pensamento que todos nós fazemos parte da teia da vida, por assim formular questões compreensões profundas acerca da natureza humana e feminina. A metodologia é composta por pesquisas bibliográficas, quantitativas e qualitativas e levantamento de campo, analisando o comportamento e o interesse do público-alvo, auxiliando no desenvolvimento deste Projeto.Item Coleção de moda streetwear inspirada na cultura tradicional japonesa(2020) Manso, Natalie de Oliveira; Santos, Beatriz Carolina de Souza; São José dos CamposEste Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como tema Coleção de Moda Streetwear Inspirado na Cultura Tradicional Japonesa, possui como objetivo desenvolver uma coleção que desperte o senso crítico sobre o que se conhece como moda, e o entendimento desta como forma de expressão. A metodologia é composta por pesquisas bibliográficas e levantamento de campo, que auxiliam no desenvolvimento deste trabalho. A problemática deste projeto é segregar a moda do olhar comercial comum, para a moda como arte e expressão. Espera-se com este projeto, trazer uma percepção fora dos padrões comercias da moda e, despertar o olhar do público-alvo para a real essência desta, que é identidade e expressão.Item Coleção de moda streetwear inspirada no hip hop(2023) Ferreira, Raquel de Andrade; Moura, Larissa Alves de; São José dos CamposEste Trabalho aborda o estilo Streetwear na moda, mais especificamente o estilo Hip hop. O objetivo é desenvolver uma coleção de roupas femininas para um público jovem. A metodologia aplicada é composta de bases teóricas e práticas para a fundamentação e entendimento do tema, assim como questionário para definição do público-alvo da coleção. A justificativa deste projeto tem como base propor o empoderamento e na visibilidade negra. Diante deste projeto, concluiu-se que é viável desenvolver uma coleção, e que além da proposta de vestir, tem o significado de impactar não somente à moda, mostrando que existe uma história, vivências por trás de tudo.Item Coleção Ilumini(2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Carvalho, Agnes Teixeira de; Silva, Ingrid Hervatin; São José dos CamposO presente trabalho aborda o tema seres bioluminescentes, tomando-os como inspiração para desenvolver a coleção. As texturas, cores e formas variadas dos animais serão trabalhadas aliadas à proposta de apostar em inovação como diferenciação, considerando o mercado atual e o público alvo. Espera-se que, com a adesão do público, a proposta passe a ser uma nova tendência. Entre os animais escolhidos, estão espécies como: água-viva, cogumelo luminoso, vaga-lumes, peixes, polvos, entre outros. Foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais, e pesquisa de campo, a fim de complementar os conhecimentos em desenvolvimento de coleção adquiridos em aulaItem Coleção Lili(2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Damo, Nadja Tinoco; São José dos CamposEste trabalho teve por finalidade desenvolver uma coleção de roupas para o público feminino, inspirado na década de 1980 e, utilizando técnicas de alfaiataria, desenvolveu-se uma linha para mulheres minimalistas. A metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas e documentais. Já em um segundo plano, realizou-se pesquisas exploratórias, que abordam como se produz um planejamento de coleção e a pesquisa de mercado. Neste contexto de pesquisas, questionou-se: existe um público consumidor para peças de roupas feitas sob medida com técnicas de alfaiataria no mercado de moda brasileiro? É possível competir com as marcas que focalizam no fast fashion? Com o aumento das fast fashions as costureiras e, consequentemente suas técnicas de alfaiataria artesanais, estão em decadência. Sabendo disso, a coleção Lili visa trazer para o público-alvo uma repaginação dessas técnicas de alfaiataria, para que haja uma estimulação das pessoas interessadas em diminuírem o consumo de fast fashions, investindo em produtos de boa qualidade e durabilidade, feito por meio das costureiras.Item Coleção minimalismo: vestuário infantil feminino(2017) Manso, Natalie de Oliveira; Vilela, Larissa Marzulo; Sousa, Natália Silva dos Reis; Cardoso, Flavia dos Santos; São José dos CamposEste projeto consiste na criação de uma coleção de vestuário infantil feminina, para a marca SweetChild, com base nos conceitos do minimalismo, que utilizará das tendências adultas da primavera/verão 2018, transferidas para o universo infantil, com faixa etária de 1 a 8 anos. O trabalho aponta a respeito das mudanças de consumo e do tratamento dos pais com seus filhos, do mercado infantil em geral, um pequeno levantamento histórico da moda infantil, conteúdo sobre o que são tendências de moda, os conceitos do minimalismo e os conceitos adotados na moda e, juntamente, a apresentação na íntegra da marca SweetChild. A metodologia utilizada é a descritiva, embasada em pesquisas bibliográficas, documentais e observatórias. Após todo o estudo conceitual e a realização de pesquisas, tem como fechamento os passos para o desenvolvimento da coleção que leva o nome “minimalismo” e a produção das cinco principais criaçõesItem Consumo de moda e sustentabilidade(2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Figueredo, Caroline Moreno Lelis; Oliveira, Vania Braz de; São José dos CamposA sustentabilidade preza o desenvolvimento humano de forma inteligente sem agredir o meio ambiente, para que haja tudo para todos, sempre, contando com maior conhecimento das pessoas pelo mundo, e sempre estudando a melhor forma de construir e consumir produtos. Quando se junta a sustentabilidade e consumo de moda, pensamos não só em consumir menos, como também em formas de se consumir conscientemente, com melhores escolhas, mais qualidade e seguindo um ciclo de vida “ecológico”. Com parâmetros de vários autores como Ana Paula de Miranda, Mary Douglas e Baron Isherwood, Paul Gilding, Michael Braungart, William McDonaugh, Alison Gwilt e Jean Baudrillard, que têm visões diferentes e que mostram como a moda pode se unir à sustentabilidade sem perder sua essência, além de prezar por grandes mudanças do pensamento atual, é possível concluir que o consumo tem várias visões e vertentes, podendo chegar até mesmo da alienação à identidade pessoal. Com o objetivo de apontar o excesso de consumo de produtos de moda e como isso prejudica o meio ambiente; esclarecer a relação do consumo exagerado e quanto isso interfere e agride o meio ambiente; foram comparados dados nos livros, com fatos recentes de pessoas e empresas que prezam por uma moda mais sustentável. Constatou-se que empresas novas de moda com o objetivo de serem sustentáveis, na região de São José dos Campos, estão ganhando espaço e visibilidade atraindo pessoas que também estão preocupadas com o meio ambiente e a sua preservação. Essas empresas ainda não conseguem competir com as grandes indústrias da moda de fast fashion, porém com pequenos e contínuos movimentos, logo chamarão a atenção, despertando o interesse e a preocupação das pessoas e das empresas com o meio ambiente.Item Criação da marca Tella(2023) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Ming, Chang Yu; São José dos CamposO trabalho tem o objetivo na criação da marca Tella, que une a moda com o consumidor garantindo o desenvolvimento de bolsas exclusivas. O design de moda aplica altos padrões de qualidade e seleção cuidadosa de materiais duráveis para garantir a satisfação dos consumidores desde o seu surgimento até as etapas essenciais de pesquisa de mercado e desenvolvimento de identidade visual. A abordagem metodológica adotada neste trabalho foi baseada em pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica.Item Dunamis : Consultoria de imagem(2017) Coquette, Viniícius de Melo; Ferreira, Juliana Rodrigues; Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; São José dos CamposEste trabalho procurou identificar e analisar o mercado de São José dos Campos para a criação de um serviço de consultoria de imagem e estilo a mulheres de 20 a 25 anos, compostas na nova classe emergente que é definida de maneira a priorizar as características comportamentais, pelo sociólogo Jessé Sousa. Esse serviço tem como proposta, apresentar uma empresa baseada na simplicidade e que seja de fácil acessibilidade, se baseando no estudo da consultoria de imagem segundo Titta Aguiar, que propõe primeiramente um questionário para coleta de dados sobre características da vida do cliente, como seu trabalho, seus hobbies e lugares que frequenta, em seguida é proposto um teste para descobrir o estilo predominante daquela pessoa e por fim qual tipo de corpo e quais roupas cabem e não cabem para esse corpo. A partir disso, é possível aplicar o estudo de caso a cliente, com a proposição dos 50 looks. Espera-se que os resultados obtidos ampliem o conhecimento de consultoria de imagem, bem como ampliem o conhecimento comportamental sobre o público alvo e por fim também amplifique a viabilidade deste serviço na cidade de São José dos Campos.Item Femme fatale(2021) Peroli, Natalie; Marengo, Patricia Chieffi; São José dos CamposEste projeto tem como objetivo abordar a relação entre fetiche e moda, com o intuito de ressaltar o empoderamento feminino perante a sexualidade. Para tal, foi utilizado como fonte referencial a abordagem sobre fetichismo e sexualidade que Madonna emprega em suas obras, principalmente em seu livro “Sex”. Diante disso, foram realizadas pesquisas exploratórias e bibliográficas, juntamente com aplicação de um questionário de levantamento para o desenvolvimento de uma coleção comercial inspirada neste assunto.Item Impressora 3d na moda: um estudo de viabilidade(2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Oliveira, Julia Espel de; Silva, Leticia Marques da; São José dos CamposEste trabalho tem por finalidade analisar a viabilidade de se confeccionar uma peça de roupa adequada ao uso, utilizando a impressora 3D. A metodologia foi baseada em: pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, além de estudo de campo de caráter quantitativo e qualitativo, por meio da aplicação de questionários. O problema exposto é: identificar qual a viabilidade de se imprimir uma saia que seja adequada ao uso. Considera-se as hipóteses de que a falta de informação sobre o tema pelas pessoas e por nossos potenciais públicos-alvo dificulte a venda e aceitação de um produto novo, tendo em vista de que eles possam se recusar a sair da área de conforto.Item Le-Moule : ateliê de modelagem(2017) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Paula, Letícia Guedes de; São José dos CamposO projeto em questão consiste na apresentação e criação da empresa “Le Moule”, um ateliê de modelagem em São José dos Campos, com o objetivo de atender às empresas de confecção de roupas da cidade. Como forma de atestar a viabilidade do projeto, foram realizadas pesquisas exploratórias, bibliográficas, uma pesquisa de campo e uma pesquisa qualitativa, que auxiliaram no embasamento, desenvolvimento e esclarecimento do projeto. Através da pesquisa de campo foi possível ser feito um mapeamento de todas as possíveis empresas de confecção na cidade de São José dos Campos, a fim de definir o público alvo, por meio da aplicação de um questionário com fins qualitativos. Com isso, a pesquisa visou contribuir para o possível estabelecimento e exequibilidade do projeto ateliê de modelagem na cidade, prestando produtos e serviços de modelagem de forma funcional, rápida e práticaItem Metamorfose das roupas: sua nova identidade Upcycling no streetwear(2024) Paolinelli, Natália Prates; Silva, Larissa Julia Santana; São José dos CamposEste trabalho apresenta um contexto histórico do Hip-Hop e como essa cultura influenciou o Streetwear destacando sua evolução e como se insere na contemporaneidade. Explora também o crescimento do Upcycling e seu potencial e relevância na moda para atrair interesse. Discute ainda os impactos do paradoxo entre o Slow Fashion e Fast Fashion. Além disso, destaca como a fotografia é uma ferramenta de inspiração e expressão. Deste modo, o objetivo é entrelaçar a estética do streetwear com o conceito do upcycling, por meio da criação de um editorial fotográfico, onde as fotografias possuem intervenções artísticas que reforçam a estética, assim, o projeto não se torna algo apenas visual, mas também um potencial de transformação e criatividade no cenário da moda.Item Moda x jogo: conceituando o limiar de dois mundos antagônicos(2025) Paolinelli, Natália Prates; Iseki, Victor Henrique Garcia; São José dos CamposMotivado pela parceria entre a empresa de jogos Riot Games e a marca de roupas Louis Vuitton, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a criação de ilustrações para uma linha de skins situada no universo do jogo League of Legends, usando como inspiração o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. A metodologia utilizada adotou pesquisas exploratórias que abrangem essa temática, apoiando-se em referências bibliográficas como artigos e matérias online. Foi aplicado também um formulário com 23 perguntas acerca do tema a 55 pessoas, incluindo o público-alvo e pessoas fora dele. Os métodos quantitativos e qualitativos foram utilizados para entender a relação que os jogadores têm com a moda. Como resultado, o desenvolvimento da linha de skins representa uma forma de satisfazer a necessidade da introdução da moda no universo dos games.Item Moda, modificação do corpo e novas possibilidades(2021) Manso, Natalie de Oliveira; Prado, Rafaela D'Avila Vilela; São José dos CamposEssa presente monografia, em resumo, busca retratar através da moda a modificação do corpo ao longo da história, mas também na era virtual contemporânea. Relata sobre o advento das redes sociais, pelo meio de, filtros e modificações de fotos, unida ao fato do corpo ser modificado em busca de um padrão de beleza. A partir disso, o trabalho expõe os conceitos sobre a exclusão do corpo e a era cibernética através da tecnologia virtual. Apontando então, como será a moda no futuro, com o avanço da tecnologia que está ocasionando novas possibilidades e projeções de roupas digitais. A aplicação metodológica utilizada para esse trabalho foi a bibliográfica de caráter exploratório, na leitura de livros, artigos e sites.Item O erótico e grotesco na moda(2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Candido, Andressa Maria; São José dos CamposEste trabalho se baseia na moda e na fotografia, não de forma convencional, mas como uma outra forma de enxerga-la. Que seja mais impactante e que seja capaz de despertar o interesse de outros indivíduos. Para isso buscou-se na fotografia de moda, no fetiche, no Thight lacing, no estranho, no grotesco, no Shibari e no trabalho do pintor Michael Hussar a inspiração. Este trabalho é uma tentativa de demonstrar que o feio pode ser bonito e aquilo que é considerado belo para muitos, também pode ser feio. A moda se apropria deste mundo sombrio e até lascivo desde ontem até os dias de hoje e a fotografia é uma forma de perpetuá-los. Para demonstrar e provocar emoções e sensações se apresenta um ensaio fotográfico de Shibari com o mestre Toshi San, conforme diz o ditado popular “uma imagem fala mais que mil palavras”, que estas imagens possam falar mais que as palavras que poderiam ser ditas.