Navegando por Assunto "Samba"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Adoniran Barbosa e a trilha sonora da cultura brasileira nos anos 50: uma perspectiva cultural do desenvolvimento segundo Celso Furtado(Observatório de la Economía Latinoamericana) Monção Junior, Roberto Gomes; Silva, Fabiana Felix do Amaral eBaseando-se na análise da música popular de Adoniran Barbosa, este estudo promove uma discussão sobre cultura e desenvolvimento, de acordo com as ideias de Celso Furtado. Especial atenção é dada às concepções de cultura, criatividade, modernização e desenvolvimento endógeno. Do ponto de vista teórico, a análise do discurso é adotada como uma ferramenta que reconhece o sujeito como parte do coletivo, enfocando o assujeitamento inconsciente ao conhecimento coletivo. A pesquisa qualitativa explora o papel do cantor popular como um cronista que internaliza a visão coletiva, refletindo que neste processo não há apenas tensões e conflitos entre grupos sociais, mas a imposição de uma cultura que se considerava superior e que marginalizou outras culturas. Conclui-se que a busca por alternativas de desenvolvimento exige a defesa do desenvolvimento endógeno, conforme proposto por Celso Furtado, e uma conexão sólida entre esse processo e o sistema cultural.Item Cartola: o samba entre rosas e moinhos(2022-11-08) Rodrigues, Marcelo Machado; Faleiros, Guilherme Jacinto Morelli; Rodrigues, Bárbara Vianna; São José dos CamposO objetivo do referido trabalho é um resgate da vida e obra do músico, cantor e compositor brasileiro Angenor de Oliveira, popularmente conhecido como Cartola. Por meio de uma websérie, o trabalho busca apontar as contribuições e o valor que o mesmo deixou para Música Popular Brasileira e sua relação com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira, onde atuou como compositor e fundador, fundamental para a criação e construção da identidade cultural do carnaval brasileiro. Ainda nesse sentido, o trabalho ainda avalia o papel que a mídia exerce sobre a música e a carreira dos artistas de uma forma geral e como esse papel foi fundamental para as dificuldades que Cartola enfrentou em vida para ter sua obra reconhecida. Por fim, confirma-se toda a contribuição e legado que a obra do artista deixou ao samba e como que, ao final de sua vida, teve finalmente o reconhecimento por seu talento somente após um alinhamento com o mercado e o auxílio de grandes artistas da época.