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Item Avaliação de parâmetros fisiológicos em crianças com transtorno do espectro autista pré e após musicoterapia(2021-04-09) Arisawa, Emília Angela Loschiavo; Lima, Fernanda Pupio Silva; Sant'Anna, Luciana Barros; Gouveia, Márcia Teles de; Fernandes, Márcia Astrês; Magalhães, Juliana Macêdo; São José dos CamposTranstorno do Espectro Autista(TEA)é uma alteração do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação, interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Dada a complexidade deste transtorno, foram desenvolvidas diversas abordagens, visando melhorar a vida das pessoas com TEA, incluindo intervenções de musicoterapia. A produção científica destaca a eficácia da musicoterapia em diferentes práticas clínicas, no entanto a análise dessa modalidade terapêutica é pouco explorada nessas crianças. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo foi avaliar a influência da musicoterapia improvisacional sobre os parâmetros fisiológicos de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de estudo experimental clínico randomizado, desenvolvido no nordeste do Brasil. Foram incluídas no estudo crianças autistas que apresentavam escore 30-36 pontos da escala de avaliação do autismo infantil. A partir dos critérios de inclusão, as crianças foram alocadas em dois grupos por meio do programa Random Allocation Software, estando pré-determinado que os quatro primeiros nomes fictícios integrariam o grupo controle e os demais comporiam o grupo de musicoterapia. Sete crianças com transtorno do espectro autista foram avaliadas, distribuídas em três grupos com intervenção de musicoterapia e quatro no grupo controle. Os dados foram coletados nos meses de fevereiro a março de 2020 e analisados utilizando testes de Mann-Whitneye Wilcoxon. As crianças que participaram da musicoterapia apresentaram redução de 3,7% na saturação de O2. É comum a dificuldade de respirar profundamente em portadores de TEA. Além disso, crianças que realizaram musicoterapia apresentaram aumento médio de 5,0 bpm na frequência cardíaca comparado a ausência de variação nas crianças do grupo controle. Em geral, indivíduos com TEA possuem frequência cardíaca reduzida comparadas aos neurotípicos, possivelmente devido a um déficit no sistema límbico. Portanto, os resultados do presente estudo são importantes, considerando que os sinais vitais sofrem variação ao longo do dia e a musicoterapia pode ter influenciado esse índice pelo aspecto emocional. Em relação à pressão arterial, observou-se redução da sistólica e manutenção da diastólica no grupo musicoterapia, enquanto as crianças sem intervenção mantiveram a pressão sistólica e aumentaram a diastólica. Denota-se, aqui, o potencial que a musicoterapia improvisacional apresenta em influenciar e produzir alterações no corpo humano. Conclui-se que os efeitos da musicoterapia nos parâmetros fisiológicos foram indicativos de respostas satisfatórias para as crianças com TEA.Item Experiences of family members of children diagnosed with autism spectrum disorder(Revista Gaúcha de Enfermagem) Magalhães, Juliana Macêdo; Rodrigues, Thalia Alves; Rêgo Neta, Marly Marques; Damasceno, Carolinne Kilcia Carvalho Sena; Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Arisawa, Emília Ângela Lo SchiavoObjective: To describe, in the mothers’ perception, the experiences lived by families in the care of children with autism spectrum disorder. Method: Qualitative study, carried out with 20 mothers of children diagnosed with autistic disorder accompanied by an institution in Teresina-Piauí, Brazil. Semi-structured interviews were conducted between February and March 2019 and subjected to content analysis. Results: Five central ideas related to the stages experienced by family members after the diagnosis were identified, ranging from denial to acceptance. Family members and caregivers experience feelings of sadness and mourning for the discovery of the impossibility of curing the syndrome, revealing the need for care for this family.The search for help and adaptations of the routine are constant experiences. Conclusion: Caring for children who live with autistic disorder involves learning ranging from structural to emotional aspects, such as dealing with limitations and impossibility of cure, pointing out to the need for family care.Item Perfil de crianças com transtorno do espectro autista(CDRR Editors) Magalhães, Juliana Macêdo; Silva, Thalita Monteiro da; Silva, Fabiana da Conceição; Alencar, Mariana de Fátima Barbosa de; Rêgo Neta, Marly Marques; Alencar, Delmo de Carvalho; Arisawa, Emília Angela Lo SchiavoIntrodução: O Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como autismo, é caracterizado como uma deficiência comunicativa, com comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Para isso, a identificação do perfil de crianças com a síndrome é de suma importância, o qual pode fornecer dados para efetivar políticas públicas. Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar o perfil de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa, realizada em uma Associação de Amigos dos Autistas, na cidade de Teresina, Piauí, Brasil. Incluíram-se no estudo prontuários de crianças que estavam na faixa etária de zero a onze anos de idade atendidas em 2019. Resultados: Prevaleceu o sexo masculino (80,95%), com idade entre 8 a 9 anos (44,4%), Ensino fundamental (1° a 4° serie) (52,4%). 61 (96,82%) possuíam classificação para autismo infantil e utilizavam o tratamento medicamentoso com Risperidona (23/36,5%). A maioria (61/96,8%) realizava terapia individual e apresentava problemas associados à utilização do brinquedo, psicomotricidade, linguagem, socialização e limites. Conclusão: O estudo contribui para que profissionais sejam capazes de perceber as demandas dos autistas e colaborar com o seu melhor atendimentoItem Intervenção de musicoterapia nos sinais vitais de crianças com transtorno do espectro autista: Estudo piloto(CDRR Editors) Magalhães, Juliana Macêdo; Batista, Pedro Venicius de Sousa; Arisawa, Emilia Angela Lo SchiavoObjetivo: Avaliar os sinais vitais de crianças com transtorno do espectro autista no contexto de intervenção de musicoterapia. Métodos: Estudo piloto experimental de intervenção de musicoterapia, desenvolvido no nordeste do Brasil. Sete crianças com transtorno do espectro autista foram avaliadas, distribuída em três para intervenção de musicoterapia e quatro sem intervenção. Os dados foram analisados utilizando testes não paramétricos. Resultados: As crianças apresentavam média de idade de oito anos, com maioria do sexo masculino. Descritivamente houve redução nos sinais vitais de 3,7% na saturação de O2, diminuição de 3,3 mmHg na pressão arterial sistólica e aumento de 5,0 bpm na frequência cardíaca no grupo que passou por intervenção de musicoterapia. O grupo sem intervenção apresentou aumento médio de 0,5% na saturação de O2 e de 2,5 mmHg na pressão arterial diastólica. Conclusão: Conclui-se que os efeitos da musicoterapia nos sinais vitais foram indicativos de respostas satisfatórias para as crianças com autismo.