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    ARA : criação de uma marca de alfaiataria confortável
    (2024) Dantas, Letícia; Santi, Nayara Nordi; Peroli, Natalie; São José dos Campos
    O presente trabalho baseia-se no estudo bibliográfico e pesquisa de mercado para realizar a criação de uma marca de alfaiataria confortável no ambiente digital, visando oferecer um novo olhar para o nicho de alfaiataria. Para isso foi realizado um estudo sobre os desafios e oportunidades do mercado digital. A marca busca trazer traços contemporâneos para as peças, prezando sempre pela qualidade, design versátil e atemporal. A ferramenta Canvas pautará a criação do plano de negócios, passando por todas as etapas necessárias para a estruturação de uma empresa.
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    Processo de criação de estampas Fairycore
    (2023) Ferreira, Raquel de Andrade; Sousa, Susanne Ellen Rajane Assis; Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação
    O Projeto tem como propósito apresentar pesquisas sobre estampas e design de superfície. As artes apresentadas para desenvolvimento serão de cunho autoral, com a temática Fairycore e referências a elementos do mundo das fadas e do movimento presente hoje, conhecido como Fairycore. O problema que motivou a pesquisa foi pensar se é possível desenvolver estampas que possam atender um público específico, que aprecia o Fairycore, aplicando-o em processos de estamparia. Os métodos utilizados para a realização da pesquisa são através de pesquisa bibliográfica e questionários públicos. Este tema justifica-se pela valorização do movimento estético e pela sua falta de reconhecimento. O objetivo do trabalho é desenvolver estampas para o público que aprecia fairycore. O resultado é o desenvolvimento de uma estampa para esse público e a demonstração de um novo conceito artístico mais detalhado e sua aplicação.
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    Coleção de moda streetwear inspirada na cultura tradicional japonesa
    (2020) Manso, Natalie de Oliveira; Santos, Beatriz Carolina de Souza; São José dos Campos
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como tema Coleção de Moda Streetwear Inspirado na Cultura Tradicional Japonesa, possui como objetivo desenvolver uma coleção que desperte o senso crítico sobre o que se conhece como moda, e o entendimento desta como forma de expressão. A metodologia é composta por pesquisas bibliográficas e levantamento de campo, que auxiliam no desenvolvimento deste trabalho. A problemática deste projeto é segregar a moda do olhar comercial comum, para a moda como arte e expressão. Espera-se com este projeto, trazer uma percepção fora dos padrões comercias da moda e, despertar o olhar do público-alvo para a real essência desta, que é identidade e expressão.
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    Uma análise da purpose tour de Justin Bieber e sua transposição para uma coleção de moda
    (2024) Manso, Natalie de Oliveira; Arruda, Aléxia Silva; São José dos Campos
    O presente trabalho tem como objetivo construir uma coleção de roupas inspiradas na turnê "Purpose" do cantor Justin Bieber. A pesquisa fará uma análise dos elementos visuais e da estética dos shows para assim criar uma coleção exclusiva e autêntica para um público jovem que se identifica com a moda streetwear contemporânea. A metodologia aplicada fundamenta-se na pesquisa exploratória, bibliográficas e documentais de caráter quantitativo e uma pesquisa de público alvo. O estudo pretende contribuir para a compreensão entre a moda, música e a comercialização com o estudo de uma turnê que aconteceu em 2016 mas com uma abordagem diferente quando se fala de identidade visual e logotipos.
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    Coleção de moda streetwear inspirada no hip hop
    (2023) Ferreira, Raquel de Andrade; Moura, Larissa Alves de; São José dos Campos
    Este Trabalho aborda o estilo Streetwear na moda, mais especificamente o estilo Hip hop. O objetivo é desenvolver uma coleção de roupas femininas para um público jovem. A metodologia aplicada é composta de bases teóricas e práticas para a fundamentação e entendimento do tema, assim como questionário para definição do público-alvo da coleção. A justificativa deste projeto tem como base propor o empoderamento e na visibilidade negra. Diante deste projeto, concluiu-se que é viável desenvolver uma coleção, e que além da proposta de vestir, tem o significado de impactar não somente à moda, mostrando que existe uma história, vivências por trás de tudo.
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    Criação da marca Tella
    (2023) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Ming, Chang Yu; São José dos Campos
    O trabalho tem o objetivo na criação da marca Tella, que une a moda com o consumidor garantindo o desenvolvimento de bolsas exclusivas. O design de moda aplica altos padrões de qualidade e seleção cuidadosa de materiais duráveis para garantir a satisfação dos consumidores desde o seu surgimento até as etapas essenciais de pesquisa de mercado e desenvolvimento de identidade visual. A abordagem metodológica adotada neste trabalho foi baseada em pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica.
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    Metamorfose das roupas: sua nova identidade Upcycling no streetwear
    (2024) Paolinelli, Natália Prates; Silva, Larissa Julia Santana; São José dos Campos
    Este trabalho apresenta um contexto histórico do Hip-Hop e como essa cultura influenciou o Streetwear destacando sua evolução e como se insere na contemporaneidade. Explora também o crescimento do Upcycling e seu potencial e relevância na moda para atrair interesse. Discute ainda os impactos do paradoxo entre o Slow Fashion e Fast Fashion. Além disso, destaca como a fotografia é uma ferramenta de inspiração e expressão. Deste modo, o objetivo é entrelaçar a estética do streetwear com o conceito do upcycling, por meio da criação de um editorial fotográfico, onde as fotografias possuem intervenções artísticas que reforçam a estética, assim, o projeto não se torna algo apenas visual, mas também um potencial de transformação e criatividade no cenário da moda.
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    Coleção de moda e criação de marca jardim secreto: a relação do feminino com a natureza
    (2021) Manso, Natalie de Oliveira; Teixeira, Alexia Zaroni; São José dos Campos
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o desenvolvimento da coleção Jardim Secreto e da marca de moda Bem Me Quer inspirada na relação do feminino com a natureza. Seu objetivo é restabelecer a cosmovisão da natureza enquanto mecanismo para o autoconhecimento feminino, promovendo o contato da mulher com sua própria essência feminina e a reconexão com a terra, proporcionando uma busca por outros modos de relacionamentos entre a humanidade e o meio ambiente. Uma reflexão sobre os atuais enfrentamentos ecológicos, sociais e políticos. Através da moda, conectar-se com a natureza em uma viagem de autoconhecimento feminino, buscando a Deusa existente em cada mulher. Por outro lado, pretende buscar a criação de uma marca sustentável e feminina de moda local com propósito e valores, além de elementos de informação de moda na cidade de São José dos Campos. A problemática deste trabalho é a falta de marcas locais Slow Fashion com elementos e informações de moda que tenham como prioridade a sustentabilidade e o empreendedorismo feminino em nossa região. Busca-se com este projeto, trazer uma eco reflexão e um olhar para o nosso interior, ressurgindo o pensamento que todos nós fazemos parte da teia da vida, por assim formular questões compreensões profundas acerca da natureza humana e feminina. A metodologia é composta por pesquisas bibliográficas, quantitativas e qualitativas e levantamento de campo, analisando o comportamento e o interesse do público-alvo, auxiliando no desenvolvimento deste Projeto.
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    Moda, modificação do corpo e novas possibilidades
    (2021) Manso, Natalie de Oliveira; Prado, Rafaela D'Avila Vilela; São José dos Campos
    Essa presente monografia, em resumo, busca retratar através da moda a modificação do corpo ao longo da história, mas também na era virtual contemporânea. Relata sobre o advento das redes sociais, pelo meio de, filtros e modificações de fotos, unida ao fato do corpo ser modificado em busca de um padrão de beleza. A partir disso, o trabalho expõe os conceitos sobre a exclusão do corpo e a era cibernética através da tecnologia virtual. Apontando então, como será a moda no futuro, com o avanço da tecnologia que está ocasionando novas possibilidades e projeções de roupas digitais. A aplicação metodológica utilizada para esse trabalho foi a bibliográfica de caráter exploratório, na leitura de livros, artigos e sites.
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    Femme fatale
    (2021) Peroli, Natalie; Marengo, Patricia Chieffi; São José dos Campos
    Este projeto tem como objetivo abordar a relação entre fetiche e moda, com o intuito de ressaltar o empoderamento feminino perante a sexualidade. Para tal, foi utilizado como fonte referencial a abordagem sobre fetichismo e sexualidade que Madonna emprega em suas obras, principalmente em seu livro “Sex”. Diante disso, foram realizadas pesquisas exploratórias e bibliográficas, juntamente com aplicação de um questionário de levantamento para o desenvolvimento de uma coleção comercial inspirada neste assunto.