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Item ARA : criação de uma marca de alfaiataria confortável(2024) Dantas, Letícia; Santi, Nayara Nordi; Peroli, Natalie; São José dos CamposO presente trabalho baseia-se no estudo bibliográfico e pesquisa de mercado para realizar a criação de uma marca de alfaiataria confortável no ambiente digital, visando oferecer um novo olhar para o nicho de alfaiataria. Para isso foi realizado um estudo sobre os desafios e oportunidades do mercado digital. A marca busca trazer traços contemporâneos para as peças, prezando sempre pela qualidade, design versátil e atemporal. A ferramenta Canvas pautará a criação do plano de negócios, passando por todas as etapas necessárias para a estruturação de uma empresa.Item Processo de criação de estampas Fairycore(2023) Ferreira, Raquel de Andrade; Sousa, Susanne Ellen Rajane Assis; Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e ComunicaçãoO Projeto tem como propósito apresentar pesquisas sobre estampas e design de superfície. As artes apresentadas para desenvolvimento serão de cunho autoral, com a temática Fairycore e referências a elementos do mundo das fadas e do movimento presente hoje, conhecido como Fairycore. O problema que motivou a pesquisa foi pensar se é possível desenvolver estampas que possam atender um público específico, que aprecia o Fairycore, aplicando-o em processos de estamparia. Os métodos utilizados para a realização da pesquisa são através de pesquisa bibliográfica e questionários públicos. Este tema justifica-se pela valorização do movimento estético e pela sua falta de reconhecimento. O objetivo do trabalho é desenvolver estampas para o público que aprecia fairycore. O resultado é o desenvolvimento de uma estampa para esse público e a demonstração de um novo conceito artístico mais detalhado e sua aplicação.Item Coleção de moda streetwear inspirada na cultura tradicional japonesa(2020) Manso, Natalie de Oliveira; Santos, Beatriz Carolina de Souza; São José dos CamposEste Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como tema Coleção de Moda Streetwear Inspirado na Cultura Tradicional Japonesa, possui como objetivo desenvolver uma coleção que desperte o senso crítico sobre o que se conhece como moda, e o entendimento desta como forma de expressão. A metodologia é composta por pesquisas bibliográficas e levantamento de campo, que auxiliam no desenvolvimento deste trabalho. A problemática deste projeto é segregar a moda do olhar comercial comum, para a moda como arte e expressão. Espera-se com este projeto, trazer uma percepção fora dos padrões comercias da moda e, despertar o olhar do público-alvo para a real essência desta, que é identidade e expressão.Item Uma análise da purpose tour de Justin Bieber e sua transposição para uma coleção de moda(2024) Manso, Natalie de Oliveira; Arruda, Aléxia Silva; São José dos CamposO presente trabalho tem como objetivo construir uma coleção de roupas inspiradas na turnê "Purpose" do cantor Justin Bieber. A pesquisa fará uma análise dos elementos visuais e da estética dos shows para assim criar uma coleção exclusiva e autêntica para um público jovem que se identifica com a moda streetwear contemporânea. A metodologia aplicada fundamenta-se na pesquisa exploratória, bibliográficas e documentais de caráter quantitativo e uma pesquisa de público alvo. O estudo pretende contribuir para a compreensão entre a moda, música e a comercialização com o estudo de uma turnê que aconteceu em 2016 mas com uma abordagem diferente quando se fala de identidade visual e logotipos.Item Coleção de moda streetwear inspirada no hip hop(2023) Ferreira, Raquel de Andrade; Moura, Larissa Alves de; São José dos CamposEste Trabalho aborda o estilo Streetwear na moda, mais especificamente o estilo Hip hop. O objetivo é desenvolver uma coleção de roupas femininas para um público jovem. A metodologia aplicada é composta de bases teóricas e práticas para a fundamentação e entendimento do tema, assim como questionário para definição do público-alvo da coleção. A justificativa deste projeto tem como base propor o empoderamento e na visibilidade negra. Diante deste projeto, concluiu-se que é viável desenvolver uma coleção, e que além da proposta de vestir, tem o significado de impactar não somente à moda, mostrando que existe uma história, vivências por trás de tudo.Item Criação da marca Tella(2023) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Ming, Chang Yu; São José dos CamposO trabalho tem o objetivo na criação da marca Tella, que une a moda com o consumidor garantindo o desenvolvimento de bolsas exclusivas. O design de moda aplica altos padrões de qualidade e seleção cuidadosa de materiais duráveis para garantir a satisfação dos consumidores desde o seu surgimento até as etapas essenciais de pesquisa de mercado e desenvolvimento de identidade visual. A abordagem metodológica adotada neste trabalho foi baseada em pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica.Item Metamorfose das roupas: sua nova identidade Upcycling no streetwear(2024) Paolinelli, Natália Prates; Silva, Larissa Julia Santana; São José dos CamposEste trabalho apresenta um contexto histórico do Hip-Hop e como essa cultura influenciou o Streetwear destacando sua evolução e como se insere na contemporaneidade. Explora também o crescimento do Upcycling e seu potencial e relevância na moda para atrair interesse. Discute ainda os impactos do paradoxo entre o Slow Fashion e Fast Fashion. Além disso, destaca como a fotografia é uma ferramenta de inspiração e expressão. Deste modo, o objetivo é entrelaçar a estética do streetwear com o conceito do upcycling, por meio da criação de um editorial fotográfico, onde as fotografias possuem intervenções artísticas que reforçam a estética, assim, o projeto não se torna algo apenas visual, mas também um potencial de transformação e criatividade no cenário da moda.Item Coleção de moda e criação de marca jardim secreto: a relação do feminino com a natureza(2021) Manso, Natalie de Oliveira; Teixeira, Alexia Zaroni; São José dos CamposO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o desenvolvimento da coleção Jardim Secreto e da marca de moda Bem Me Quer inspirada na relação do feminino com a natureza. Seu objetivo é restabelecer a cosmovisão da natureza enquanto mecanismo para o autoconhecimento feminino, promovendo o contato da mulher com sua própria essência feminina e a reconexão com a terra, proporcionando uma busca por outros modos de relacionamentos entre a humanidade e o meio ambiente. Uma reflexão sobre os atuais enfrentamentos ecológicos, sociais e políticos. Através da moda, conectar-se com a natureza em uma viagem de autoconhecimento feminino, buscando a Deusa existente em cada mulher. Por outro lado, pretende buscar a criação de uma marca sustentável e feminina de moda local com propósito e valores, além de elementos de informação de moda na cidade de São José dos Campos. A problemática deste trabalho é a falta de marcas locais Slow Fashion com elementos e informações de moda que tenham como prioridade a sustentabilidade e o empreendedorismo feminino em nossa região. Busca-se com este projeto, trazer uma eco reflexão e um olhar para o nosso interior, ressurgindo o pensamento que todos nós fazemos parte da teia da vida, por assim formular questões compreensões profundas acerca da natureza humana e feminina. A metodologia é composta por pesquisas bibliográficas, quantitativas e qualitativas e levantamento de campo, analisando o comportamento e o interesse do público-alvo, auxiliando no desenvolvimento deste Projeto.Item Moda, modificação do corpo e novas possibilidades(2021) Manso, Natalie de Oliveira; Prado, Rafaela D'Avila Vilela; São José dos CamposEssa presente monografia, em resumo, busca retratar através da moda a modificação do corpo ao longo da história, mas também na era virtual contemporânea. Relata sobre o advento das redes sociais, pelo meio de, filtros e modificações de fotos, unida ao fato do corpo ser modificado em busca de um padrão de beleza. A partir disso, o trabalho expõe os conceitos sobre a exclusão do corpo e a era cibernética através da tecnologia virtual. Apontando então, como será a moda no futuro, com o avanço da tecnologia que está ocasionando novas possibilidades e projeções de roupas digitais. A aplicação metodológica utilizada para esse trabalho foi a bibliográfica de caráter exploratório, na leitura de livros, artigos e sites.Item Femme fatale(2021) Peroli, Natalie; Marengo, Patricia Chieffi; São José dos CamposEste projeto tem como objetivo abordar a relação entre fetiche e moda, com o intuito de ressaltar o empoderamento feminino perante a sexualidade. Para tal, foi utilizado como fonte referencial a abordagem sobre fetichismo e sexualidade que Madonna emprega em suas obras, principalmente em seu livro “Sex”. Diante disso, foram realizadas pesquisas exploratórias e bibliográficas, juntamente com aplicação de um questionário de levantamento para o desenvolvimento de uma coleção comercial inspirada neste assunto.