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Item Blendas de cimento de aluminato de cálcio contendo vidro bioativo e estrôncio para aplicações como biomaterial(2022-03-11) Barbosa, Ana Maria; Oliveira, Ivone Regina de; Sant'Anna, Luciana Barros; Vasconcellos, Luana Marotta Reis de; Raucci, Larissa Moreira Spinola de Castro; Raniero, Leandro José; São José dos CamposNeste trabalho foram produzidas blendas à base de cimento de aluminato de cálcio homogêneo (CH) contendo vidro bioativo (BG58S) em diferentes teores (5, 7,5 e 10% em peso) e óxido de estrôncio (SrO 1% em peso) visando melhorar sua bioatividade e a capacidade de estimular a regeneração óssea. Primeiramente, o vidro bioativo 58S (BG58S) foi sintetizado em diversas condições e caracterizado quanto à composição química, distribuição de tamanho de partícula e cristalinidade. A amostra de BG58S selecionada após as caracterizações anteriormente mencionadas foi utilizada para a produção de blendas com cimento de aluminato de cálcio homogêneo (CH) e vidro bioativo (BG58S) em diferentes teores (5, 7,5 e 10% em peso) e foram caracterizadas quanto à densidade teórica, microdureza, resistência à compressão uniaxial após tratamento em solução simuladora de fluido corporal (SBF), porosidade aparente e distribuição de tamanho de poros antes e após o tratamento com SBF. A adição de 7,5% em peso de BG58S no cimento homogêneo de aluminato de cálcio (CH) melhorou suas propriedades mecânicas como microdureza e resistência à compressão uniaxial. Na sequência, um novo conjunto de amostras formadas por cimento de aluminato de cálcio homogêneo (CH) contendo vidro bioativo (BG58S) com diferentes teores (5, 7,5 e 10% em peso) e óxido de estrôncio (SrO 1% em peso) foram produzidas para os testes de bioatividade e biológicos (in vitro e in vivo). As blendas foram mais bioativas devido à presença de uma fase amorfa altamente solúvel, conforme confirmado por meio de SEM/EDS principalmente para 7,5% em peso de BG58S sem e com SrO a partir de 1 dia em SBF. As análises de FTIR indicaram a formação da fase apatita por meio do aumento da intensidade das bandas associadas ao grupo PO 43- após o tratamento com SBF. Com relação aos testes in vitro, todas as blendas permitiram o desenvolvimento do fenótipo osteoblástico e a formação de matriz mineralizada aumentou devido à inclusão de BG58S e SrO promovendo o processo de osteogênese. Ensaios de viscosidade, injetabilidade e trabalhabilidade de suspensões contendo 73, 74 e 75 % de teor sólidos foram realizados e mostraram que aumento da viscosidade está relacionado à diminuição da injetabilidade, conforme há aumento no teor sólido das suspensões. Os testes in vivo indicaram a neoformação óssea na interface com os diferentes materiais empregados, sendo que o tecido formado exibia aspecto de normalidade. Na análise histológica descritiva foram observados os aspectos do processo de reparação óssea, verificando-se que a neoformação óssea e o arranjo das trabéculas ósseas imaturas preencheram os defeitos ósseos criados para o teste. A presença de linhas reversas observada, é um indicativo da atividade de remodelação óssea. A análise histomorfométrica realizada utilizando imagens de cortes histológicos realizados na área do defeito ósseo na qual houve a inserção do biomaterial, revelou que a neoformação óssea foi maior no defeito ósseo preenchido com CH/7,5%p BG58S e 1%-p de SrO. Conclui-se, com bases nos resultados obtidos neste trabalho, que a blenda CH/7,5%p BG58S e 1%-p de SrO seja a mais promissora para ser utilizada em reparo ósseoItem Desenvolvimento de estampas digitais para produtos autorais(2021-11) Baraúna, Monique Nascimento; Tsukamoto, Milena Yoshie; São José dos CamposSendo diretamente ligado ao design gráfico, o design de superfície é responsável pela parte estética e criativa da área de estamparia e impressão. Dessa forma, nesse ramo, a criatividade e dotes artísticos para desenvolver projetos se tornam de grande importância. O presente Trabalho de Graduação, se propõe a realizar uma pesquisa sobre a área da estamparia e design de superfície, a partir de levantamentos bibliográficos sobre o tema tratado, mostrar conceitos sobre padronagem e composição. O projeto como um todo, caminhará em direção ao desenvolvimento de duas estampas autorais, que tem como o tema principal, a estação do ano outono. Os elementos que irão constituir o módulo, se tratarão de formas e ilustrações ligadas diretamente ao tema, com algumas referências à histórias do outono japonês. À vista disso, a estampa em si, será produzida de forma que consiga trazer uma certa delicadeza e doçura em sua composição. E para isso, será utilizado técnicas do doodle art para o desenvolvimento das ilustrações.Item Lobotomia(2021-12) Barros, Célia da Conceição; Barros, Leonardo Alvim; São José dos CamposEste manual/guia de campo tem como objetivo a extinção em massa das vontades humanas que perturbam e impedem a grandiosidade da vida pacata imposta pelo sistema capitalista vigente. Um guia para auxiliar o portador a deslizar entre situações cotidianas, da miserável escolha do pó de café matinal à decisão de agir nas honestidades e mesquinharias do egoísmo sistemático. O caminho para o mais fácil, conveniente, esperançoso, belo e abafado pela positividade em meio ao apocalipse e destruição generalizada, são questões constantemente abordadas. Têm-se como principais referências o disco musical Pedra Preta (2018) da banda Teto Preto, Miss Anthropocene (2019) de Grimes, Jessica Rabbit (2016) e Kid Kruschev (2017) de Sleigh Bells.Item Análise dos efeitos visuais em Rise of the Tomb Raider(2021-11) Cavalcanti, Rogério Rennó; Huppert, Matheus Lunardi; São José dos CamposQuando falamos em efeitos visuais, imediatamente lembramos de cinema, explosões, lasers ou até mesmo magia. Também conhecidos como VFX(Visual Effects), os efeitos visuais são tão diversos quanto suas aplicações em diversas mídias diferentes. Este projeto tem como foco o estudo sobre as aplicações e importâncias de efeitos visuais, especificamente, nas mídias de jogos digitais. Adicionalmente, foi pesquisado o impacto que o uso de efeitos visuais pode ter no complemento e enriquecimento de um jogo eletrônico, assim como sua necessidade para clareza de objetivos durante a jogabilidade. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do efeito visual nos jogos eletrônicos tendo como base pesquisa do que é o efeito visual, e o que é o efeito visual nos jogos eletrônicosItem Analise de crédito baseada nas demonstrações contábeis: análise comparativa sobre crédito de empréstimo disponível para a empresa CTB contabilistas associados SS Ltda(2022-06-01) Faria, José César de; Costa, Anna Luiza Pinto; Nascimento, Petherson Barbosa do; São José dos CamposItem Estímulo para a descoberta sobre seu sagrado a partir da estesia (BNCC) e recortes da História da Arte Ocidental(2021-12) Pinto, Jéssica Monteiro; Oliveira, Paola Maria Pereira de; São José dos CamposO presente trabalho propõe o desenvolvimento de um material didático que proporciona a descoberta do sagrado individual a partir de elementos culturais no cotidiano. Tem como ponto de partida o estudo do sagrado de forma simbólica cultural na cidade de Santa Branca e também se apoia em recortes da História da Arte Ocidental elaborando uma visão ampla sobre a valorização cultural e a diversidade das visões sobre a temática do sagrado.Item Síntese de nanopartículas de prata funcionalizadas com amicacina aplicadas contra cepas resistentes de Acinetobacter baumannii(2021-12-07) Camargo, Larissa de Oliveira; Castilho, Maiara Lima; Raniero, Leandro José; Silva, Newton Soares da; Oliveira, Luciane Dias de; São José dos CamposA humanidade se depara com um dos maiores problemas de saúde após décadas de terapia bem-sucedida de acordo com a Organização Mundial da Saúde: bactérias multidrogas resistentes. Dessa maneira, inúmeras pesquisas têm sido realizadas com a intenção de melhorar o espectro de ação dos agentes antimicrobianos existentes e ainda, desenvolver novos fármacos. Há duas substâncias antibacterianas bastante conhecidas, os sais de prata usados desde a Antiguidade e a amicacina, um aminoglicosídeo desenvolvido nos anos 70 com potente atividade contra microrganismos Gram-negativos. Entretanto, devido aos mecanismos evolutivos bacterianos, ambas as drogas perderam a eficácia contra algumas bactérias como Acinetobacter baumannii, um bacilo Gram-negativo nosocomial que pode ser letal em pacientes imunologicamente comprometidos. Objetivando reverter essa problemática, esta pesquisa prevê o desenvolvimento de um nanofármaco a partir de nanopartículas de prata funcionalizadas ao antibiótico amicacina e a avaliação do seu potencial bactericida/bacteriostático contra cepas resistentes de Acinetobacter baumannii. As nanopartículas de prata (AgNPs) foram sintetizadas por meio da redução química entre nitrato de prata e borohidreto de sódio, sendo caracterizadas por espectroscopia UV-Visível na faixa entre 380-400 nm e pelo espalhamento dinâmico de luz. A reação química da carbodiimida foi utilizada para a modificação da amicacina a fim de introduzir grupos dissulfetos no fármaco favorecendo a ligação com as nanopartículas, formando o nanofármaco. A caracterização do processo de modificação do fármaco foi confirmada pela observação dos grupos funcionais moleculares por espectroscopia no infravermelho. Os testes de suscetibilidade como concentração inibitória mínima determinada pela técnica de microdiluição em caldo e concentração bactericida mínima foram realizados de acordo com a padronização internacional ISO 20776-1 usando quatro cepas clínicas de Acinetobacter baumannii multidroga resistentes e uma cepa ATCC (19606) sensível à amicacina para avaliar o potencial bacteriostático e bactericida do nanofármaco (AgNPs@Amicacina) desenvolvido. As AgNPs sintetizadas apresentaram um diâmetro hidrodinâmico de aproximadamente 37nm com uma distribuição bimodal e boa estabilidade química. A conjugação da amicacina com a nanopartícula de prata foi efetiva apresentando bandas de absorção especificas caracterizando o nanofármaco sintetizado. Os testes de susceptibilidade mostram uma grande eficácia das AgNPs@Amicacina contra cepas resistentes de Acinetobacter baumannii apresentando uma concentração bactericida e bacteriostática de 0,5 µg/mL. Esses estudos demonstram dados promissores para o desenvolvimento de um novo antimicrobiano com dosagens mais baixas de aminoglicosídeos, menores efeitos adversos e maior eficácia aplicados em cepas com perfil multidrogas resistentesItem That`s life(2020) Soriano, Filipe Coutinho; Silva, Karen Cristina Lourenço da; São José dos CamposVocê encontrará nesse trabalho em forma Websérie de três episódios, contendo aproximadamente de seis a 13 minutos cada, relatando os múltiplos lados da dança, o porquê um bailarino não desiste de seu sonho. Bailarinos relataram sua trajetória, seus sentimentos, sofrimentos, sonhos e qual o significado da dança. A pesquisa será retratada em forma de uma WebSérie, buscando abordar a questão de modo expressivo com o discurso verbal, enfatizando o conteúdo visual através de bailarinos dançando e também pela demonstração por imagens do que o personagem está relatando, e fragmentação e ambiguidade, explorando associações vagas e subjetivas para provocar sensações e afetos.Item Pensar em design(2020) Cunha, Manuela Pereira Prisco; Guimarães, Lucas Maurilio; São José dos CamposEste Trabalho de Graduação em Rádio e TV tem como objetivo criar uma websérie episódica que relata a vivência e a experiência de trabalho de alguns profissionais da área de design, que utilizam diferentes métodos em seu dia a dia. Para realização do trabalho e embasamento teórico foram utilizados algumas metodologias, tais como, pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, trazendo o significado da palavra e o conceito do design, foram levantados também alguns movimentos que marcaram a sua história, e a relação da área com a tecnologia atualmente e o contexto em que as webséries foram inseridas socialmente. Além disso, foram feitas entrevistas com profissionais de diferentes empresas e com habilidades distintas de dentro da área de design para falar sobre a utilização deste em seus projetos. Assim evidenciando o design centrado no usuário como uma etapa de processo e de desenvolvimento de projetos que buscam a resolução de um problema.Item Impasse: a formação e exportação do pé-de-obra brasileiro(2020) Moreira, Fernando José Garcia; Brito, Lucas Ferreira; Batista Neto, Nelson Machado; Manzanete, Celeste Marinho; São José dos CamposEste trabalho investigou o impacto da mercantilização do futebol brasileiro na formação de novos atletas, com base em estudos que compreendem desde a profissionalização do esporte no Brasil, até os dias atuais, passando pela extinção do passe com a Lei Pelé, que conferiu liberdade aos atletas e transferiu o poder das mãos dos clubes para os empresários. Percebeu-se que os jogadores se tornaram commodities, sendo cada vez mais visados por clubes estrangeiros, que, com a abertura do mercado de transferências, passaram a procurar jogadores mais jovens para comprá-los e terminar sua formação lá fora, adaptando-os a seu estilo de jogo. A partir dessa observação, verificou-se a necessidade de analisar as consequências disso para o futebol praticado no Brasil, principalmente sob a perspectiva das dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes nacionais, que usam o dinheiro da venda de atletas como forma de sobrevivência, a fim de cobrir buracos operacionais causados pela má gestão financeira e esportiva. Para comprovar essas hipóteses, realizamos pesquisas bibliográficas e documentais, e entrevistas com profissionais do esporte. O formato documentário foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão do material proposto.