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    ARA : criação de uma marca de alfaiataria confortável
    (2024) Dantas, Letícia; Santi, Nayara Nordi; Peroli, Natalie; São José dos Campos
    O presente trabalho baseia-se no estudo bibliográfico e pesquisa de mercado para realizar a criação de uma marca de alfaiataria confortável no ambiente digital, visando oferecer um novo olhar para o nicho de alfaiataria. Para isso foi realizado um estudo sobre os desafios e oportunidades do mercado digital. A marca busca trazer traços contemporâneos para as peças, prezando sempre pela qualidade, design versátil e atemporal. A ferramenta Canvas pautará a criação do plano de negócios, passando por todas as etapas necessárias para a estruturação de uma empresa.
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    Coleção Lili
    (2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Damo, Nadja Tinoco; São José dos Campos
    Este trabalho teve por finalidade desenvolver uma coleção de roupas para o público feminino, inspirado na década de 1980 e, utilizando técnicas de alfaiataria, desenvolveu-se uma linha para mulheres minimalistas. A metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas e documentais. Já em um segundo plano, realizou-se pesquisas exploratórias, que abordam como se produz um planejamento de coleção e a pesquisa de mercado. Neste contexto de pesquisas, questionou-se: existe um público consumidor para peças de roupas feitas sob medida com técnicas de alfaiataria no mercado de moda brasileiro? É possível competir com as marcas que focalizam no fast fashion? Com o aumento das fast fashions as costureiras e, consequentemente suas técnicas de alfaiataria artesanais, estão em decadência. Sabendo disso, a coleção Lili visa trazer para o público-alvo uma repaginação dessas técnicas de alfaiataria, para que haja uma estimulação das pessoas interessadas em diminuírem o consumo de fast fashions, investindo em produtos de boa qualidade e durabilidade, feito por meio das costureiras.