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    ARA : criação de uma marca de alfaiataria confortável
    (2024) Dantas, Letícia; Santi, Nayara Nordi; Peroli, Natalie; São José dos Campos
    O presente trabalho baseia-se no estudo bibliográfico e pesquisa de mercado para realizar a criação de uma marca de alfaiataria confortável no ambiente digital, visando oferecer um novo olhar para o nicho de alfaiataria. Para isso foi realizado um estudo sobre os desafios e oportunidades do mercado digital. A marca busca trazer traços contemporâneos para as peças, prezando sempre pela qualidade, design versátil e atemporal. A ferramenta Canvas pautará a criação do plano de negócios, passando por todas as etapas necessárias para a estruturação de uma empresa.
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    Processo de criação de estampas Fairycore
    (2023) Ferreira, Raquel de Andrade; Sousa, Susanne Ellen Rajane Assis; Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação
    O Projeto tem como propósito apresentar pesquisas sobre estampas e design de superfície. As artes apresentadas para desenvolvimento serão de cunho autoral, com a temática Fairycore e referências a elementos do mundo das fadas e do movimento presente hoje, conhecido como Fairycore. O problema que motivou a pesquisa foi pensar se é possível desenvolver estampas que possam atender um público específico, que aprecia o Fairycore, aplicando-o em processos de estamparia. Os métodos utilizados para a realização da pesquisa são através de pesquisa bibliográfica e questionários públicos. Este tema justifica-se pela valorização do movimento estético e pela sua falta de reconhecimento. O objetivo do trabalho é desenvolver estampas para o público que aprecia fairycore. O resultado é o desenvolvimento de uma estampa para esse público e a demonstração de um novo conceito artístico mais detalhado e sua aplicação.
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    O erótico e grotesco na moda
    (2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Candido, Andressa Maria; São José dos Campos
    Este trabalho se baseia na moda e na fotografia, não de forma convencional, mas como uma outra forma de enxerga-la. Que seja mais impactante e que seja capaz de despertar o interesse de outros indivíduos. Para isso buscou-se na fotografia de moda, no fetiche, no Thight lacing, no estranho, no grotesco, no Shibari e no trabalho do pintor Michael Hussar a inspiração. Este trabalho é uma tentativa de demonstrar que o feio pode ser bonito e aquilo que é considerado belo para muitos, também pode ser feio. A moda se apropria deste mundo sombrio e até lascivo desde ontem até os dias de hoje e a fotografia é uma forma de perpetuá-los. Para demonstrar e provocar emoções e sensações se apresenta um ensaio fotográfico de Shibari com o mestre Toshi San, conforme diz o ditado popular “uma imagem fala mais que mil palavras”, que estas imagens possam falar mais que as palavras que poderiam ser ditas.
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    Camisetas feministas bordadas à mão
    (2018) Peixoto, Manoel Otelino da Cunha; Silva, Ane Caroline Candido da; Lima, Isabella Maria Bernardes; São José dos Campos
    O projeto é criar uma marca inovadora de camisetas feministas1 bordadas à mão, utilizando o Modelo de Negócios Canvas. Estudar sua viabilidade, o mercado, público alvo, canais de comunicação, custos, estabelecer parcerias, para tornar-se referência no segmento. Sua proposta de valor é estampar frases e desenhos com foco no empoderamento2 da mulher, tudo produzido de forma artesanal e consciente. Ela atuaria como um e-commerce3, possibilitando liberdade ao cliente para fazer sua compra de onde ele estiver utilizando computador ou smartphone. Seus produtos são parte de cima com foco em camisetas customizadas manualmente, com design minimalista e atemporal, e peças confeccionadas com tecidos de alta qualidade, podendo ser usadas durante anos e incentivando o consumo consciente
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    Coleção de moda streetwear inspirada na cultura tradicional japonesa
    (2020) Manso, Natalie de Oliveira; Santos, Beatriz Carolina de Souza; São José dos Campos
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como tema Coleção de Moda Streetwear Inspirado na Cultura Tradicional Japonesa, possui como objetivo desenvolver uma coleção que desperte o senso crítico sobre o que se conhece como moda, e o entendimento desta como forma de expressão. A metodologia é composta por pesquisas bibliográficas e levantamento de campo, que auxiliam no desenvolvimento deste trabalho. A problemática deste projeto é segregar a moda do olhar comercial comum, para a moda como arte e expressão. Espera-se com este projeto, trazer uma percepção fora dos padrões comercias da moda e, despertar o olhar do público-alvo para a real essência desta, que é identidade e expressão.
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    Coleção Lili
    (2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Damo, Nadja Tinoco; São José dos Campos
    Este trabalho teve por finalidade desenvolver uma coleção de roupas para o público feminino, inspirado na década de 1980 e, utilizando técnicas de alfaiataria, desenvolveu-se uma linha para mulheres minimalistas. A metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas e documentais. Já em um segundo plano, realizou-se pesquisas exploratórias, que abordam como se produz um planejamento de coleção e a pesquisa de mercado. Neste contexto de pesquisas, questionou-se: existe um público consumidor para peças de roupas feitas sob medida com técnicas de alfaiataria no mercado de moda brasileiro? É possível competir com as marcas que focalizam no fast fashion? Com o aumento das fast fashions as costureiras e, consequentemente suas técnicas de alfaiataria artesanais, estão em decadência. Sabendo disso, a coleção Lili visa trazer para o público-alvo uma repaginação dessas técnicas de alfaiataria, para que haja uma estimulação das pessoas interessadas em diminuírem o consumo de fast fashions, investindo em produtos de boa qualidade e durabilidade, feito por meio das costureiras.
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    Consumo de moda e sustentabilidade
    (2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Figueredo, Caroline Moreno Lelis; Oliveira, Vania Braz de; São José dos Campos
    A sustentabilidade preza o desenvolvimento humano de forma inteligente sem agredir o meio ambiente, para que haja tudo para todos, sempre, contando com maior conhecimento das pessoas pelo mundo, e sempre estudando a melhor forma de construir e consumir produtos. Quando se junta a sustentabilidade e consumo de moda, pensamos não só em consumir menos, como também em formas de se consumir conscientemente, com melhores escolhas, mais qualidade e seguindo um ciclo de vida “ecológico”. Com parâmetros de vários autores como Ana Paula de Miranda, Mary Douglas e Baron Isherwood, Paul Gilding, Michael Braungart, William McDonaugh, Alison Gwilt e Jean Baudrillard, que têm visões diferentes e que mostram como a moda pode se unir à sustentabilidade sem perder sua essência, além de prezar por grandes mudanças do pensamento atual, é possível concluir que o consumo tem várias visões e vertentes, podendo chegar até mesmo da alienação à identidade pessoal. Com o objetivo de apontar o excesso de consumo de produtos de moda e como isso prejudica o meio ambiente; esclarecer a relação do consumo exagerado e quanto isso interfere e agride o meio ambiente; foram comparados dados nos livros, com fatos recentes de pessoas e empresas que prezam por uma moda mais sustentável. Constatou-se que empresas novas de moda com o objetivo de serem sustentáveis, na região de São José dos Campos, estão ganhando espaço e visibilidade atraindo pessoas que também estão preocupadas com o meio ambiente e a sua preservação. Essas empresas ainda não conseguem competir com as grandes indústrias da moda de fast fashion, porém com pequenos e contínuos movimentos, logo chamarão a atenção, despertando o interesse e a preocupação das pessoas e das empresas com o meio ambiente.
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    Uma análise da purpose tour de Justin Bieber e sua transposição para uma coleção de moda
    (2024) Manso, Natalie de Oliveira; Arruda, Aléxia Silva; São José dos Campos
    O presente trabalho tem como objetivo construir uma coleção de roupas inspiradas na turnê "Purpose" do cantor Justin Bieber. A pesquisa fará uma análise dos elementos visuais e da estética dos shows para assim criar uma coleção exclusiva e autêntica para um público jovem que se identifica com a moda streetwear contemporânea. A metodologia aplicada fundamenta-se na pesquisa exploratória, bibliográficas e documentais de caráter quantitativo e uma pesquisa de público alvo. O estudo pretende contribuir para a compreensão entre a moda, música e a comercialização com o estudo de uma turnê que aconteceu em 2016 mas com uma abordagem diferente quando se fala de identidade visual e logotipos.
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    Coleção de moda streetwear inspirada no hip hop
    (2023) Ferreira, Raquel de Andrade; Moura, Larissa Alves de; São José dos Campos
    Este Trabalho aborda o estilo Streetwear na moda, mais especificamente o estilo Hip hop. O objetivo é desenvolver uma coleção de roupas femininas para um público jovem. A metodologia aplicada é composta de bases teóricas e práticas para a fundamentação e entendimento do tema, assim como questionário para definição do público-alvo da coleção. A justificativa deste projeto tem como base propor o empoderamento e na visibilidade negra. Diante deste projeto, concluiu-se que é viável desenvolver uma coleção, e que além da proposta de vestir, tem o significado de impactar não somente à moda, mostrando que existe uma história, vivências por trás de tudo.
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    Criação da marca Tella
    (2023) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Ming, Chang Yu; São José dos Campos
    O trabalho tem o objetivo na criação da marca Tella, que une a moda com o consumidor garantindo o desenvolvimento de bolsas exclusivas. O design de moda aplica altos padrões de qualidade e seleção cuidadosa de materiais duráveis para garantir a satisfação dos consumidores desde o seu surgimento até as etapas essenciais de pesquisa de mercado e desenvolvimento de identidade visual. A abordagem metodológica adotada neste trabalho foi baseada em pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica.