2 resultados
Resultados de Busca
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Item A atualização do Paris Saint-Germain nas novas formas de comunicação : transformando o futebol em marca(2022) Oliveira, Vania Braz de; Correia, Matheus Felippe Henrique; São José dos CamposEste trabalho irá analisar e compreender os métodos utilizados pelo PSG no setor de comunicação após a compra do clube pela Qatar Sports Investment em 2011, com enfoque nas redes sociais, realizando diversas comparações em relação ao resultado do clube neste setor, com o objetivo de demonstrar a eficiência e importância dos métodos utilizados na área da comunicação esportiva do clube e comparar com o cenário da área de marketing e comunicação com os clubes do futebol brasileiro. Para reforçar e comprovar os argumentos e hipóteses inseridas neste trabalho, que será entregue em formato de uma grande reportagem impressa, são realizadas análises de dados e ações publicitárias do perfil oficial do Paris Saint-Germain no Instagram, entrevistas com especialistas da área do marketing esportivo, entrevistas com torcedores brasileiros da equipe francesa e uma pesquisa para contextualizar o cenário da área de comunicação dentro dos clubes no futebol brasileiro.Item Rede social como ferramenta para alimentar acervos institucionais: o caso do Centro de História & Memória da Universidade do Vale do Paraíba (CEHVAP)(Associação Nacional de História) Silva, Maria Helena Alves da; Papali, Maria Aparecida Chaves Ribeiro; Zanetti, Valéria Regina; Prince, Ana EnediEste estudo, de natureza descritiva, pautado em análise qualitativa e quantitativa por meio de relato de experiência no campo da netnografia, instrumento etnográfico que analisa as publicações de grupos sociais na internet, tem como objetivo apresentar a divulgação do acervo do Centro de História & Memória da Universidade do Vale do Paraíba (CEHVAP/Univap) na rede social facebook e o monitoramento da página, com suas métricas, desde o ano de 2017, quando a página foi criada. O CEHVAP tem como objetivo gerir a documentação histórica da Univap universidade comunitária sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos, no Vale do Paraíba Paulista e de sua mantenedora, a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e tem reunido, ao longo dos anos, centenas de documentos históricos, entrevistas, vídeos e fotografias ligados à memória institucional. Busca se evidenciar a importância da rede social como forma não só de alimentar acervos de memória, como repensar o seu potencial educativo a partir da instituição da história pública, que visa aproximar a instituição universitária da comunidade. Pautado na metodologia da netnografia e na experiência do CEHVAP, conclui se que os meios digitais não só são meios que aproximam as instituições da comunidade, como esta se torna um dispositivo de retroalimentação do acervo institucional, ao estabelecer interação e disponibilização de suas memórias e lembranças relacionadas à instituição.