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    Belchior Editorial de Moda: editorial e histórias compartilhadas através de roupas de segunda mão
    (2023) Paolinelli, Natália Prates; Brites, Bárbara Jucá de; Santos, Maria Eduarda Bueno Rezende dos; Machado, Lucas Mathias; São José dos Campos
    O presente estudo teve a finalidade de desenvolver uma publicação digital sobre editoriais de moda a partir de peças encontradas em brechós. A modalidade propôs o desenvolvimento de um editorial de moda e mostra que seu conteúdo e edição de imagens passa uma certa informação. Os objetivos contaram com a apresentação de peças icônicas e a relevância de brechós no resgate delas, nas entrevistas de histórias de vida ligadas ao consumo em brechós e na produção de um editorial sobre consumo de segunda mão com rotatividade e estética de grandes revistas. O setor de moda é um dos mais poluentes do mundo, ficando atrás de setores como o petroquímico, sendo assim, o editorial traz o questionamento implícito sobre o uso de peças de segunda mão como uma forma de retardar impactos ambientais, aumentando o ciclo de vida útil de peças que seriam descartadas. O conteúdo circunda as possibilidades e variedades de consumo trazidas por um brechó e aplicadas por meio da publicação do editorial. Baseado nisso, esse projeto mostra algumas das reais possibilidades de consumo da reutilização das peças, dos benefícios e histórias vivenciadas dentro de um brechó. O editorial “Belchior” se propôs a justificar que a realidade do consumo circular está crescendo nos mais diversos âmbitos e que se compara a um conteúdo de moda tão relevante quanto as novidades de grandes marcas e seus ícones. A hipótese explicativa desse projeto parte da ideia de que quanto mais informações as pessoas obtiverem sobre métodos de consumo consciente e alternativos em relação às fast fashion, mais consciente estarão sobre sua própria personalidade, qualidade e consciência de consumo pessoal e sustentável. A estruturação da pesquisa foi determinada pela análise bibliográfica através de livros, revistas, artigos e dissertações de mestrado que formaram os fundamentos do conceito do trabalho. Entrevistas jornalísticas pessoais também foram aplicadas para a fundamentação e criação de conteúdos vigentes ao tema. A conclusão deste trabalho objetiva alcançar alguns resultados, entre eles, aprimorar o olhar e a qualidade de quem consome peças de segunda mão, além de desenvolver um editorial que traz uma proposta relevante e apurada para consumos nesse nicho
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    Brechós no Vale do Paraíba e o Visual Merchandising como ferramenta de diferenciação
    (2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Guimarães, Ana Paula; Vanzella, Tamires Oliveira; São José dos Campos
    Este trabalho tem como objeto de estudo o visual merchandising como a primeira etapa a fim de analisar a viabilidade de um empreendimento que vende roupas de segunda mão, trazendo novo significado para peças do vestuário que têm os mesmos anulados pelo sistema de produção atual. Relacionando ainda questões sobre sustentabilidade, a maneira como consumimos, formas alternativas de comércio e a atual cadeia de produção na indústria da moda, será apresentada uma análise e aplicação sobre as técnicas do visual merchandising e todas as suas vantagens como estratégia de diferenciação de mercado para um segmento ainda em ascensão. Por meio da conscientização, acredita-se que os consumidores em potencial desse tipo de estabelecimento passarão a vê-los a partir de outra perspectiva, pois estarão proporcionando um novo ciclo de vida da peça de roupa adquirida, desta forma participando ativamente na melhoria da indústria e fomentando a economia local.