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Item A teoria do escuro criativo(2022-12-14) Baumgratz Gonçalves, Lucas; Nadir, Douglas Eduardo Pereira; São José dos CamposAnalisando desde os primórdios do cinema, o trabalho se instaura por diversas percepções sobre o gênero de terror, pensando sua origem e sua convergência com o trabalho, analisando e refletindo sobre o medo na infância e demais momentos. Perspectivas referentes às cores também serão abordadas pensando preto e branco no cinema, para então fundamentar a análise daquilo que será o escuro nos filmes de horror, percebendo a ideologia do fenômeno através das imagens refletidas por sombra e luz, como eles se manifestam dentro da nossa mente. A temática a ser explorada no presente trabalho será o horror, entretanto a escolha de tal gênero não impedirá a utilização de conceitos concernentes a produções em outros gêneros, explorando esse mesmo meio de ensino e utilizando da metodologia das oficinas para potencializar o aprendizado e então fazê-lo de maneira mais viável. Por fim, o trabalho fará uma análise sobre o escuro e como o mesmo interfere quanto ao processo criativo, influenciando as ideias por trás da inovação, do pensar e da produção propriamente dita. O uso desse referencial futuramente será utilizado para o ensino da produção cinematográfica, através de um modelo de ensino por oficinas, em cada aula será fornecido um embasamento diferente para a conclusão desse aprendizado.Item Presença das mulheres nas partes técnicas do cinema(2020) Baraúna, Monique Nascimento; Bento, Milena Bittencourt Marcelino; São José dos CamposEste trabalho teve como inspiração o discurso de Frances McDormand na premiação do Oscar de 2018 que falava do princípio da Inclusion Rider, cláusula contratual para ter diversidade nas produções de cinema. Nosso objetivo foi a produção de um documentário que coloque no centro do debate a questão do papel feminino na área técnica. Assim, além de discutirmos teoricamente a questão de gênero, da falta de mulheres nas partes técnicas da sétima arte e como essa sub-representação pode explicar a baixa representatividade feminina nas telas. Para cumprir tal objetivo, na primeira etapa deste projeto fizemos pesquisas bibliográfica, documental, analítica e entrevistas. Fizemos uma análise das categorias técnicas dos sete últimos anos da premiação do Oscar e dados do cenário atual referente à essa temática; os dados gerados neste estudo fomentaram a produção do documentário.Item O Oscar (ainda) é tão branco: websérie documental sobre o racismo no cinema Hollywoodiano(2021) Oliveira, Vania Braz de; Santos, Jady Togni Lacerda dos; Baraúna, Monique Nascimento; São José dos CamposEste trabalho tem o objetivo de produzir uma Websérie Documental abordando a representação negra no cinema hollywoodiano e a presença negra no mercado cinematográfico e como estes fatores são perpassados pelo racismo estrutural, desde a formação dos elencos até os estereótipos presentes nos papéis representados por estes atores. O trabalho foi feito tendo por base o filme Greenbook: O Guia, vencedor do Prêmio de Melhor Filme do Oscar no ano de 2019 e a presença negra ao longo da história da cerimônia. A compreensão das formas de racismo presentes na mídia e seu impacto no cinema será feita por meio de uma pesquisa bibliográfica, além disso serão realizadas as pesquisas exploratória e descritiva para determinar os estereótipos raciais presentes no cinema. Por fim, a pesquisa documental utilizará os filmes como material para levantamento de informações e para identificação desses estereótipos e suas causas. A websérie documental terá o formato expositivo/participativo e conterá entrevistas e materiais de arquivo.Item Copo sujo(2020-11) Gonçalves, Lucas Baumgratz; Pereira, Rodrigo Cândido; São José dos CamposEste projeto é um dossiê, apresentando todos os meios usados para a execução e produção do curta-metragem “Copo Sujo”. Sendo possível encontrar etapas de produção e construção da narrativa da obra. Será abordado neste dossiê temas como discussão do arquétipo do vilão, estereótipo feminino no âmbito do cinema.Item Drácula: o processo de criação de uma figurinista na adaptação da obra de Bram Stoker para o cinema(2024) Semeghini, Juliana Raposo; Santos, Bruna Alessandra Vidal de Moura; Manso, Natalie de Oliveira; São José dos CamposEsse trabalho propõe o planejamento de seis figurinos e a execução de três deles, inspirados na obra literária Drácula, de Bram Stoker, publicada em 1897, para uma adaptação cinematográfica do texto estudado. De modo a atingir esse objetivo, o trabalho em questão realizou leituras e análises aprofundadas dos personagens principais que participaram da obra e de algumas cenas que compuseram a história. Além disso, neste trabalho foram revistados a época e o local em que a história se passou, criando painéis de inspiração para melhor visualização de cenas, figurinos e personagens. Os estudos de personagens e de cenas aqui apresentados foram realizados por meio da construção de um diário de leitura, acompanhando ideias e referências que foram surgindo durante o estudo da narrativa, etapa essencial do processo de criação dos figurinos, de acordo com os desejos da obra traduzidos e interpretados pela figurinist.