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    Reflexos da pandemia da covid-19 sobre a educação no ensino aprendizagem das ciências da natureza e biologia
    (2022) Oliveira, Matheus Salgado; Souza, José Cesar de; Almeida, Maria Amélia da Silva Alves de; Marinho, Matheus Novaes; São José dos Campos
    A Organização Mundial da Saúde declarava no início de 2020 a pandemia de COVID-19, com consequências globais aonde o isolamento fora uma das causas mais impactantes sobre a sociedade. Houve a necessidade de que toda a população do mundo ficasse de isolamento social até que se estudasse a patologia e métodos de tratamento para combater o vírus fossem estabelecidos. Muitos trabalhos se tornaram remotos, como foi o caso das instituições de ensino regulares, onde as aulas passaram a ser de forma remota. Escolas e professores tiveram que se adaptar neste processo e ministrar as aulas através de plataformas online trocando a lousa e o pincel por novos recursos tecnológicos. A revisão de literatura foi desenvolvida a partir de pesquisas de artigos nas plataformas Google acadêmico, Scielo e Pubmed buscando trabalhos científicos no idioma português e inglês. A pandemia causou uma defasagem na aprendizagem em muitos alunos de diversos anos escolares, não somente em Ciências da Natureza e Biologia. Sugere-se que aprofundamentos devem ser feitos para melhor compreensão do impacto da pandemia de COVID-19 na aprendizagem no ensino básico.
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    Análise do financiamento da saúde em período pandêmico: a COVID-19 e os repasses aos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, SP, entre 2020 e 2022
    (Universidade de Taubaté) Santos, Micael Henrique da Silva; Gomes, Cilene; Costa, Sandra Maria Fonseca da
    Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre o percentual de participação das transferências de recursos da União para o SUS dos municípios da RMVPLN, SP, entre 2020 e 2022, e comparar o período de maior número de casos e óbitos por COVID- no Brasil e nos municípios da Região, com o percentual de transferências estaduais para a saúde desses municípios, no mesmo período. É uma pesquisa quantitativa, exploratória e comparativa; os dados foram extraídos a partir de pesquisa documental, utilizando-se de fontes primárias e pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstram que a Região em estudo apresentava desigualdades socioterritoriais antes da pandemia e, após, desigualdades também foram observadas nos repasses da União e do estado de São Paulo para o setor de saúde dos 39 municípios que a compõem, comprometendo os pequenos municípios que não dispõem dos mesmos recursos que municípios maiores.