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Item Impasse: a formação e exportação do pé-de-obra brasileiro(2020) Moreira, Fernando José Garcia; Brito, Lucas Ferreira; Batista Neto, Nelson Machado; Manzanete, Celeste Marinho; São José dos CamposEste trabalho investigou o impacto da mercantilização do futebol brasileiro na formação de novos atletas, com base em estudos que compreendem desde a profissionalização do esporte no Brasil, até os dias atuais, passando pela extinção do passe com a Lei Pelé, que conferiu liberdade aos atletas e transferiu o poder das mãos dos clubes para os empresários. Percebeu-se que os jogadores se tornaram commodities, sendo cada vez mais visados por clubes estrangeiros, que, com a abertura do mercado de transferências, passaram a procurar jogadores mais jovens para comprá-los e terminar sua formação lá fora, adaptando-os a seu estilo de jogo. A partir dessa observação, verificou-se a necessidade de analisar as consequências disso para o futebol praticado no Brasil, principalmente sob a perspectiva das dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes nacionais, que usam o dinheiro da venda de atletas como forma de sobrevivência, a fim de cobrir buracos operacionais causados pela má gestão financeira e esportiva. Para comprovar essas hipóteses, realizamos pesquisas bibliográficas e documentais, e entrevistas com profissionais do esporte. O formato documentário foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão do material proposto.Item A atualização do Paris Saint-Germain nas novas formas de comunicação : transformando o futebol em marca(2022) Oliveira, Vania Braz de; Correia, Matheus Felippe Henrique; São José dos CamposEste trabalho irá analisar e compreender os métodos utilizados pelo PSG no setor de comunicação após a compra do clube pela Qatar Sports Investment em 2011, com enfoque nas redes sociais, realizando diversas comparações em relação ao resultado do clube neste setor, com o objetivo de demonstrar a eficiência e importância dos métodos utilizados na área da comunicação esportiva do clube e comparar com o cenário da área de marketing e comunicação com os clubes do futebol brasileiro. Para reforçar e comprovar os argumentos e hipóteses inseridas neste trabalho, que será entregue em formato de uma grande reportagem impressa, são realizadas análises de dados e ações publicitárias do perfil oficial do Paris Saint-Germain no Instagram, entrevistas com especialistas da área do marketing esportivo, entrevistas com torcedores brasileiros da equipe francesa e uma pesquisa para contextualizar o cenário da área de comunicação dentro dos clubes no futebol brasileiro.Item Planejamento de campanha para o Clube Alto da Ponte(2024) Manzanete, Celeste Marinho; Vargas, Adriano Santos; Silva, João Pedro Eras; Jesus, Gabriel Gomes Prianti; Rossi, Vinicius Diniz; São José dos CamposO presente trabalho busca entender a importância do marketing esportivo para o cenário nacional de futebol, e como esse marketing pode afetar positivamente um clube de futebol. Foram levantados dados demográficos da cidade sede do clube FC Alto da Ponte. Com os dados levantados, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é divulgar e engajar a comunidade local para frequentar os jogos e apoiar o time, através de uma Campanha Publicitária. O clube escolhido foi o FC Alto da Ponte, um time local da cidade de São José do Campos, ao final do projeto deve ser implementada uma Campanha de Publicitária baseada nos dados levantados.