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Item Lugar e memória: análise do impacto socioespacial do deslocamento dos moradores das cidades de Natividade da Serra e Redenção da Serra em 1973-1974(2022-02-25) Pereira, Débora Antunes; Maciel, Lidiane Maria; Papali, Maria Aparecida Chaves Ribeiro; Lombardi, Thais Tartalha do Nascimento; Zanetti, Valéria Regina; São José dos CamposO estudo tem como tema os impactos da construção da represa Paraibuna e Paraitinga na vida dos moradores das cidades de Natividade da Serra/SP e Redenção da Serra/SP, inundadas na década de 1970. Essa discussão se realizou à luz dos conceitos de “Lugar”, de Milton Santos (2006) e de Tuan (1983); de “Memória Coletiva”, de Maurice Halbwachs (1968); de “Identidade cultural” de Stuart Hall (2006) e de “Comunidades Imaginada” de Benedict Anderson (2013). Tem como pressuposto o espaço como algo construído socialmente e, a memória, como substrato das relações que moldam os espaços. Dessa forma, esse estudo pretende ser uma contribuição para se pensar em um planejamento urbano que considere a memória como parte importante no processo de realocação. Nesse sentido, o objetivo geral consiste em estudar como e por que as memórias dos antigos moradores dos espaços submersos permanecem como referências para a população realocada. Os métodos foram baseados em análise qualitativa, sustentada por fontes oficiais publicadas como o Relatório da Comissão Mundial de Barragens (2000); relatórios da AGEVAP, CEIVAP e CESP; além de entrevistas com 7 participantes da pesquisa, e a netnografia de páginas criadas em redes sociais por ex-moradores. Como resultados considera-se que o empreendimento da barragem, iniciado em 1964, provocou impactos não só ambientais como também sociais, marcando a memória coletiva dos moradores deslocados, que vivem alicerçados pelas lembranças dos lugares submersos.Item Olhares netnográficos sobre cultura, desenvolvimento e ações coletivas no Vale do Paraíba: netnografia de dinâmicas culturais no Vale do Paraíba(Universidade de Taubaté) Domingos, Bianca Siqueira Martins; Gomes, Cilene; Nogueira, Bianca Marques CostaA partir das discussões e ações da rede colaborativa Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba (SP) sobre a cultura e o patrimônio cultural, e entendendo a cultura como instância ativa da formação social e base para o desenvolvimento regional, busca-se encaminhar uma discussão sobre dinâmicas culturais e ações coletivas na região em foco, por meio dos primeiros resultados de um inventário de atores sociais e ações coletivas em curso, por meio da netnografia adotada como metodologia de levantamento de informações, segundo variáveis de caracterização dos agentes e critérios de análise pré-estabelecidos. O artigo conflui para um ensaio de discussão acerca da necessária elevação da ação sociocultural ao status de consciência política e força de resistência e transformação.Item Rede social como ferramenta para alimentar acervos institucionais: o caso do Centro de História & Memória da Universidade do Vale do Paraíba (CEHVAP)(Associação Nacional de História) Silva, Maria Helena Alves da; Papali, Maria Aparecida Chaves Ribeiro; Zanetti, Valéria Regina; Prince, Ana EnediEste estudo, de natureza descritiva, pautado em análise qualitativa e quantitativa por meio de relato de experiência no campo da netnografia, instrumento etnográfico que analisa as publicações de grupos sociais na internet, tem como objetivo apresentar a divulgação do acervo do Centro de História & Memória da Universidade do Vale do Paraíba (CEHVAP/Univap) na rede social facebook e o monitoramento da página, com suas métricas, desde o ano de 2017, quando a página foi criada. O CEHVAP tem como objetivo gerir a documentação histórica da Univap universidade comunitária sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos, no Vale do Paraíba Paulista e de sua mantenedora, a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e tem reunido, ao longo dos anos, centenas de documentos históricos, entrevistas, vídeos e fotografias ligados à memória institucional. Busca se evidenciar a importância da rede social como forma não só de alimentar acervos de memória, como repensar o seu potencial educativo a partir da instituição da história pública, que visa aproximar a instituição universitária da comunidade. Pautado na metodologia da netnografia e na experiência do CEHVAP, conclui se que os meios digitais não só são meios que aproximam as instituições da comunidade, como esta se torna um dispositivo de retroalimentação do acervo institucional, ao estabelecer interação e disponibilização de suas memórias e lembranças relacionadas à instituição.