Curso de Ciências Biológicas
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Navegando Curso de Ciências Biológicas por Autor "Joaquim, Walderez Moreira"
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Item A perspectiva do professor de biologia sobre a importância das aulas práticas para a compreensão e interesse dos alunos do ensino médio(2022) Zácaro, Patrícia Mara Danella; Joaquim, Walderez Moreira; Santos, Heloisa Antunes de Faria; Nogueira, Maria Laura Montes Domiciano; São José dos CamposA literatura mostra que, de modo geral, o uso do recurso de aulas práticas no processo ensino-aprendizagem parece facilitar a fixação de conteúdos, despertando o interesse do aluno e sua curiosidade. Dessa forma, minimizando o desinteresse, aprender se torna mais agradável. Baseado nisso, o presente estudo pretende avaliar, sob o ponto de vista do professor, o impacto das aulas práticas especificamente na área de Biologia para alunos do Ensino Médio, buscando defender e estimular o uso dessa ferramenta no ambiente escolar. A literatura mostrou que, de modo geral, o uso desse recurso no processo ensino-aprendizagem parece facilitar a fixação de conteúdos, despertando o interesse do aluno e sua curiosidade. E assim, minimizando o desinteresse, o aprender se torna mais agradável. Foram aplicados 8 questionários para professores da área de Biologia do Ensino Médio em escolas das cidades de São José dos Campos/SP e Paraibuna/SP. Os dados mostram que, mesmo encontrando dificuldades para sua realização, todos os professores utilizam aulas práticas e concordam que as mesmas despertam maior interesse e participação dos alunos. Concluiu-se que pela maior participação e levantamento de questionamentos dos alunos foi obtido melhor aproveitamento na construção do conhecimento, provando a importância das práticas para esses estudantes.Item História do curso de ciências biológicas no Brasil e a perspectiva do educador de ciências(2020) Almeida, Maria Amélia da Silva Alves de; Prince, Ana Enedi; Joaquim, Walderez Moreira; Bailon, Brenda Elisa Moreira; São José dos CamposAtualmente, há uma crescente queda de alunos matriculados em cursos de graduação em licenciatura nas universidades do país, fazendo com que algumas disciplinas escolares fiquem cada vez mais escassas de profissionais capacitados para tal profissão. O presente trabalho tem como objetivo; apresentar a história do curso de Ciências Biológicas no Brasil e transmitir a perspectiva do educador de ciências diante de suas adversidades acerca de sua profissão. Usando como metodologia; o uso de leituras de monografias, artigos em congressos educacionais e, artigos presentes em revistas científicas. O resultado obtido foi a defasagem no ensino público está diretamente ligado ao número cada vez menor de professores qualificados e uma rede estruturada para o ensino. Assim pode-se concluir o tamanho da importância do educador de ciências para a sociedade bem como a importância de estar resgatando está profissão que conta com cada vez menos profissionais.Item Manual para docentes do ensino médio : o ensino de botânica utilizando como ferramenta as práticas artísticas(2020) Joaquim, Walderez Moreira; Silva, Carlos Augusto Priante da; Maia, Maria Angélica Gomes; Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón; França, Rafaele Miranda; Ribeiro, Lindsay Caroline de Brito; São José dos CamposO ensino de botânica ainda é amplamente transmitido por meio de aulas tradicionais expositivas, seja pela falta de conhecimento de materiais diferenciados para as aulas ou então por negligência do professor em apenas pontuar o conteúdo a ser transmitido, fazendo do aluno um sujeito passivo do aprendizado. O objetivo deste trabalho é propor um manual para docentes do ensino médio, visando auxiliar sua prática docente quanto a disciplina de botânica por meio da interdisciplinaridade entre biologia e artes. O manual foi elaborado pelo Google Slide, um aplicativo online que permite a criação de matérias gratuitamente. O material foi publicado em duas plataformas, na plataforma Issuu, uma plataforma online que permite a publicação de materiais em formato de e-book, onde o docente poderá acessar o material online, e na plataforma Slideshare, onde o professor poderá baixar o material em formato de pdf. Concluiu-se que as atividades propostas apresentam potencialidade no processo ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno se torna um sujeito ativo.