Trabalho de Graduação/TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Graduação/TCC por Autor "Morais, Flavia Villaça"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Metodologias para ensino da duplicação de DNA para alunos do ensino médio(2020) Morais, Flavia Villaça; Cleto, Yohana Primon; Santos, Claudinéia Aparecida Araújo dos; São José dos CamposAs facilidades de acesso à informação por meio de diferentes tecnologias fizeram com que os alunos atualmente sejam mais informados e críticos, fazendo-se necessária uma aula mais dinâmica e interativa para a assimilação do conteúdo, principalmente nas aulas de Genética, nas quais os termos técnicos e científicos são de difícil assimilação para os discentes. Considerando esses aspectos, o presente trabalho apresenta a construção de um protótipo demonstrativo da molécula de DNA e de seu processo de replicação, acompanhado de um manual instrutivo para o professor facilitando o aprendizado dos alunos do segundo ano do ensino médio. Para a realização do trabalho, utilizou-se material biscuit nas cores amarela, para representar as bases nitrogenada, azul, para representar a pentose, branca, para representar o grupo fosfato e as cores vermelha, verde, marrom e roxo, para representar as enzimas envolvidas no processo de replicação, cobertos por verniz após tempo de cura. As ligações fosfodiéster e as pontes de hidrogênio foram interligados por meio de palitos de dente. O Manual Instrutivo para o professor foi desenvolvido na plataforma Canva e no site Pinterest, e o jogo de cartas que está descrito como atividade do Manual foi desenvolvido também na mesma plataforma e site. O manual feito possui 10 páginas divididas em: Capa, Sumário, Apresentação, Introdução, 01 folha de atividade prática que será desenvolvida com a sala, 01 folha de atividade com um jogo de cartas e uma folha de Curiosidades. O jogo didático é composto de 16 cartas com diferentes imagens que representam a molécula de DNA e seu processo de replicação. Com o presente trabalho o aluno consegue reconhecer e compreender a molécula de DNA e seu processo de replicação de maneira interativa e lúdica, garantindo o entendimento e o trazendo como participante ativo das aulas de Genética.Item O ensino das leis de Mendel contemplado em estratégias lúdicas(2020) Morais, Flavia Villaça; Vilasboas, Caroline Souza e; Soares, Cristina Pacheco; Almeida, Ana Laura Alves de; São José dos CamposOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998), foram criados para auxiliar a escola a se modernizar, e a se adequar à tarefa de formação do cidadão, bem como demostrar claramente a necessidade de mudança da escola. Um ensino onde a aprendizagem seja significativa para o aluno, e que, por essa razão, permita a aquisição de um instrumental para agir em diferentes contextos, principalmente, em situações inéditas de vida, é denominado ensino eficaz. O ensino dos conteúdos de Biologia está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e aponta para a: problematização, instrumentalização, e retorno da prática social, ao aproveitamento de recursos naturais e intensa intervenção humana no ambiente. Os procedimentos de avaliação devem levar em conta a dinâmica dos ecossistemas, dos organismos, do modo como a natureza se comporta. O presente trabalho, cujo referencial é o tema “O ensino das Leis de Mendel contemplado em estratégias lúdicas”, pretende oferecer ideias para a realização de atividades e estratégias, a fim de proporcionar estimulação aos estudantes intra e extra classe, bem como ao docente, uma vez que as pesquisas relacionadas ao tema são motivadoras por si só. Essas propostas voltadas para o público do Ensino Médio consistem em um manual elucidativo destinado ao docente, onde o mesmo poderá se basear para transmitir esse conteúdo proposto de uma maneira mais lúdica, com o objetivo de, ”brincando”, estimular a retenção do conhecimento e motivando a aprendizagem. Se encontra presente no manual uma pequena introdução sobre o tema e as informações acerca das atividades destinadas aos estudantes como o jogo de víspora “bingo” e mapas mentais, bem como uma proposta para o segmento da aula. Se espera com esse manual que haja participação ativa dos alunos no recurso apresentado e, com essa ação, possibilitar debates que demonstrem a aquisição efetiva da aprendizagem. Acredita-se que, com essa metodologia, seja proporcionada a valorização das principais características das mencionadas Leis propostas pelo geneticista.