Trabalho de Graduação/TCC

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    Manual para docentes do ensino médio : o ensino de botânica utilizando como ferramenta as práticas artísticas
    (2020) Joaquim, Walderez Moreira; Silva, Carlos Augusto Priante da; Maia, Maria Angélica Gomes; Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón; França, Rafaele Miranda; Ribeiro, Lindsay Caroline de Brito; São José dos Campos
    O ensino de botânica ainda é amplamente transmitido por meio de aulas tradicionais expositivas, seja pela falta de conhecimento de materiais diferenciados para as aulas ou então por negligência do professor em apenas pontuar o conteúdo a ser transmitido, fazendo do aluno um sujeito passivo do aprendizado. O objetivo deste trabalho é propor um manual para docentes do ensino médio, visando auxiliar sua prática docente quanto a disciplina de botânica por meio da interdisciplinaridade entre biologia e artes. O manual foi elaborado pelo Google Slide, um aplicativo online que permite a criação de matérias gratuitamente. O material foi publicado em duas plataformas, na plataforma Issuu, uma plataforma online que permite a publicação de materiais em formato de e-book, onde o docente poderá acessar o material online, e na plataforma Slideshare, onde o professor poderá baixar o material em formato de pdf. Concluiu-se que as atividades propostas apresentam potencialidade no processo ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno se torna um sujeito ativo.
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    História do curso de ciências biológicas no Brasil e a perspectiva do educador de ciências
    (2020) Almeida, Maria Amélia da Silva Alves de; Prince, Ana Enedi; Joaquim, Walderez Moreira; Bailon, Brenda Elisa Moreira; São José dos Campos
    Atualmente, há uma crescente queda de alunos matriculados em cursos de graduação em licenciatura nas universidades do país, fazendo com que algumas disciplinas escolares fiquem cada vez mais escassas de profissionais capacitados para tal profissão. O presente trabalho tem como objetivo; apresentar a história do curso de Ciências Biológicas no Brasil e transmitir a perspectiva do educador de ciências diante de suas adversidades acerca de sua profissão. Usando como metodologia; o uso de leituras de monografias, artigos em congressos educacionais e, artigos presentes em revistas científicas. O resultado obtido foi a defasagem no ensino público está diretamente ligado ao número cada vez menor de professores qualificados e uma rede estruturada para o ensino. Assim pode-se concluir o tamanho da importância do educador de ciências para a sociedade bem como a importância de estar resgatando está profissão que conta com cada vez menos profissionais.
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    Metodologias para ensino da duplicação de DNA para alunos do ensino médio
    (2020) Morais, Flavia Villaça; Cleto, Yohana Primon; Santos, Claudinéia Aparecida Araújo dos; São José dos Campos
    As facilidades de acesso à informação por meio de diferentes tecnologias fizeram com que os alunos atualmente sejam mais informados e críticos, fazendo-se necessária uma aula mais dinâmica e interativa para a assimilação do conteúdo, principalmente nas aulas de Genética, nas quais os termos técnicos e científicos são de difícil assimilação para os discentes. Considerando esses aspectos, o presente trabalho apresenta a construção de um protótipo demonstrativo da molécula de DNA e de seu processo de replicação, acompanhado de um manual instrutivo para o professor facilitando o aprendizado dos alunos do segundo ano do ensino médio. Para a realização do trabalho, utilizou-se material biscuit nas cores amarela, para representar as bases nitrogenada, azul, para representar a pentose, branca, para representar o grupo fosfato e as cores vermelha, verde, marrom e roxo, para representar as enzimas envolvidas no processo de replicação, cobertos por verniz após tempo de cura. As ligações fosfodiéster e as pontes de hidrogênio foram interligados por meio de palitos de dente. O Manual Instrutivo para o professor foi desenvolvido na plataforma Canva e no site Pinterest, e o jogo de cartas que está descrito como atividade do Manual foi desenvolvido também na mesma plataforma e site. O manual feito possui 10 páginas divididas em: Capa, Sumário, Apresentação, Introdução, 01 folha de atividade prática que será desenvolvida com a sala, 01 folha de atividade com um jogo de cartas e uma folha de Curiosidades. O jogo didático é composto de 16 cartas com diferentes imagens que representam a molécula de DNA e seu processo de replicação. Com o presente trabalho o aluno consegue reconhecer e compreender a molécula de DNA e seu processo de replicação de maneira interativa e lúdica, garantindo o entendimento e o trazendo como participante ativo das aulas de Genética.
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    Reflexos da pandemia da covid-19 sobre a educação no ensino aprendizagem das ciências da natureza e biologia
    (2022) Oliveira, Matheus Salgado; Souza, José Cesar de; Almeida, Maria Amélia da Silva Alves de; Marinho, Matheus Novaes; São José dos Campos
    A Organização Mundial da Saúde declarava no início de 2020 a pandemia de COVID-19, com consequências globais aonde o isolamento fora uma das causas mais impactantes sobre a sociedade. Houve a necessidade de que toda a população do mundo ficasse de isolamento social até que se estudasse a patologia e métodos de tratamento para combater o vírus fossem estabelecidos. Muitos trabalhos se tornaram remotos, como foi o caso das instituições de ensino regulares, onde as aulas passaram a ser de forma remota. Escolas e professores tiveram que se adaptar neste processo e ministrar as aulas através de plataformas online trocando a lousa e o pincel por novos recursos tecnológicos. A revisão de literatura foi desenvolvida a partir de pesquisas de artigos nas plataformas Google acadêmico, Scielo e Pubmed buscando trabalhos científicos no idioma português e inglês. A pandemia causou uma defasagem na aprendizagem em muitos alunos de diversos anos escolares, não somente em Ciências da Natureza e Biologia. Sugere-se que aprofundamentos devem ser feitos para melhor compreensão do impacto da pandemia de COVID-19 na aprendizagem no ensino básico.
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    O ensino das leis de Mendel contemplado em estratégias lúdicas
    (2020) Morais, Flavia Villaça; Vilasboas, Caroline Souza e; Soares, Cristina Pacheco; Almeida, Ana Laura Alves de; São José dos Campos
    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998), foram criados para auxiliar a escola a se modernizar, e a se adequar à tarefa de formação do cidadão, bem como demostrar claramente a necessidade de mudança da escola. Um ensino onde a aprendizagem seja significativa para o aluno, e que, por essa razão, permita a aquisição de um instrumental para agir em diferentes contextos, principalmente, em situações inéditas de vida, é denominado ensino eficaz. O ensino dos conteúdos de Biologia está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e aponta para a: problematização, instrumentalização, e retorno da prática social, ao aproveitamento de recursos naturais e intensa intervenção humana no ambiente. Os procedimentos de avaliação devem levar em conta a dinâmica dos ecossistemas, dos organismos, do modo como a natureza se comporta. O presente trabalho, cujo referencial é o tema “O ensino das Leis de Mendel contemplado em estratégias lúdicas”, pretende oferecer ideias para a realização de atividades e estratégias, a fim de proporcionar estimulação aos estudantes intra e extra classe, bem como ao docente, uma vez que as pesquisas relacionadas ao tema são motivadoras por si só. Essas propostas voltadas para o público do Ensino Médio consistem em um manual elucidativo destinado ao docente, onde o mesmo poderá se basear para transmitir esse conteúdo proposto de uma maneira mais lúdica, com o objetivo de, ”brincando”, estimular a retenção do conhecimento e motivando a aprendizagem. Se encontra presente no manual uma pequena introdução sobre o tema e as informações acerca das atividades destinadas aos estudantes como o jogo de víspora “bingo” e mapas mentais, bem como uma proposta para o segmento da aula. Se espera com esse manual que haja participação ativa dos alunos no recurso apresentado e, com essa ação, possibilitar debates que demonstrem a aquisição efetiva da aprendizagem. Acredita-se que, com essa metodologia, seja proporcionada a valorização das principais características das mencionadas Leis propostas pelo geneticista.
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    Protótipo de telhado verde na Escola Estadual E.M.I. Professor Nelson do Nascimento Monteiro - São José dos Campos, SP : uma alternativa ecológica e sustentável
    (2021) Velho, Nádia Maria Rodrigues de Campos; Freire, Leandro de Andrade; Dias, Vera Lúcia Catoto; Reis, Lis Dias; Vilela, Cláudia Renata Santos; São José dos Campos
    Com a expansão dos centros urbanos, as questões ambientais se agravam devido à diminuição das áreas verdes e recursos naturais. Neste contexto, pensando no papel das escolas perante a sociedade e a urgência em instituir ideias que ajudem na diminuição da degradação ambiental, assim como práticas de ensino aprendizagem que auxiliem a conexão dos alunos com a natureza, o presente estudo mostra como a implementação de telhados verdes nas escolas contribui diretamente como parte da solução nos centros urbanos. O estudo busca avaliar a implementação do telhado verde nas escolas para a redução dos impactos ambientais, a partir de um protótipo (maquete), apresentar os tipos de telhado verde analisando suas vantagens e desvantagens, mostrar o papel das escolas do ponto de vista sustentável com a aproximação dos alunos/natureza e apontar as problemáticas que o meio ambiente vem sofrendo devido à urbanização a partir dos impactos e melhorias ambientais. Com auxílio de um profissional arquiteto, inicialmente foram feitas duas imagens, geradas a partir do editor gráfico Adobe Photoshop, com o intuito de ilustrar como ficaria a instalação do telhado verde na escola, mostrando tanto sua visão interna quanto externa, servindo como base para elaboração da maquete, onde foram determinadas suas medidas, listado todo material necessário e por fim o tipo de material mais adequado para suportar o peso proveniente do telhado verde, além de entender qual desses materiais atenderia a proposta da forma mais didática. Foram elaboradas duas imagens ilustrando como ficaria a implementação do telhado verde tanto da parte interna, quanto externa da escola modelo e a elaboração da maquete, que ficara exposta na escola, para despertar interesse dos alunos. A proposta mostra que a implementação do telhado verde nas escolas, trará grandes benefícios, tanto ambientais quanto econômicos e educacionais, colocando a escola no papel de aproximação ativa dos alunos, sociedade e natureza, atuando como parte da solução para problemas ambientais causados pelo efeito antrópico e assim o conceito de escolas sustentáveis aproximará a sociedade das questões ambientais determinando a importância significativa para as gerações futuras.
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    A perspectiva do professor de biologia sobre a importância das aulas práticas para a compreensão e interesse dos alunos do ensino médio
    (2022) Zácaro, Patrícia Mara Danella; Joaquim, Walderez Moreira; Santos, Heloisa Antunes de Faria; Nogueira, Maria Laura Montes Domiciano; São José dos Campos
    A literatura mostra que, de modo geral, o uso do recurso de aulas práticas no processo ensino-aprendizagem parece facilitar a fixação de conteúdos, despertando o interesse do aluno e sua curiosidade. Dessa forma, minimizando o desinteresse, aprender se torna mais agradável. Baseado nisso, o presente estudo pretende avaliar, sob o ponto de vista do professor, o impacto das aulas práticas especificamente na área de Biologia para alunos do Ensino Médio, buscando defender e estimular o uso dessa ferramenta no ambiente escolar. A literatura mostrou que, de modo geral, o uso desse recurso no processo ensino-aprendizagem parece facilitar a fixação de conteúdos, despertando o interesse do aluno e sua curiosidade. E assim, minimizando o desinteresse, o aprender se torna mais agradável. Foram aplicados 8 questionários para professores da área de Biologia do Ensino Médio em escolas das cidades de São José dos Campos/SP e Paraibuna/SP. Os dados mostram que, mesmo encontrando dificuldades para sua realização, todos os professores utilizam aulas práticas e concordam que as mesmas despertam maior interesse e participação dos alunos. Concluiu-se que pela maior participação e levantamento de questionamentos dos alunos foi obtido melhor aproveitamento na construção do conhecimento, provando a importância das práticas para esses estudantes.