Trabalho de Graduação/TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Graduação/TCC por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental(2012) Dias, Vera Lúcia Catoto; Moreira, Flavia Bueno Gomes; Nunes, Pamela Cristina Freitas; São José dos CamposO presente trabalho visou apresentar, analisar e discutir algumas das possíveis causas para se justificar o fracasso escolar no Brasil, bem como, a responsabilidade dos órgãos governamentais e profissionais da educação, que trabalharão direta ou indiretamente com as mesmas, Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, um estudo sistematizado, desenvolvido com base em artigos científicos publicados entre 2001 e 2012, revista e livros relacionados à educação e na base de dados MEDLINE, LILACS, SCIELO, BIREME e IBGE, a fim de estudar as causas do fracasso escolar no Brasil. O resultado apresentou dados relevantes para a discussão do tema, fracasso escolar e promove uma reflexão crítica em relação à aprendizagem de sucesso.Item A importância da literatura infantil na leitura e produção de textos discentes, no terceiro ano do ensino fundamental(2014) Bernardes, Anézio Cláudio; Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón; Meneghini, Renata; Gonçalves, Aline de Fátima; Campos do JordãoO presente trabalho objetivou apresentar dados, por intermédio de uma revisão bibliográfica, acerca da importância da literatura infantil para o processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, para tornar esse processo lúdico, prazeroso, fantasioso e proficiente. O estudo investigou que, quando se trabalha a literatura infantil no terceiro ano do ensino fundamental, auxilia na concretização da alfabetização que se encerra nessa etapa de ensino, proporcionando aos discentes conhecimentos para serem compartilhados.Item Desafios da rotina de berçário na educação infantil(2014) Meneghini, Renata; Costa, Delma Teresa; Campos do JordãoO objetivo desse trabalho é fazer um levantamento bibliográfico e análise de duas propostas de Educação Infantil para berçário. O foco é analisar como a rotina de berçário é estruturada a partir das propostas pedagógicas, associando o educar, o cuidar e o brincar de uma maneira que atuem de forma ampla no desenvolvimento da criança. Com base no histórico da Educação Infantil no Brasil pode-se entender melhor o problema que as creches encontram em relacionar o binômio cuidar e o educar. A análise mostrou que existem documentos que auxiliam em todas as questões motoras, emocionais, e sociais dos bebês, possibilitando uma rotina educativa. Entretanto, a proposta de São José dos Campos mostra-se bastante ampla no sentido de ampliar o desenvolvimento infantil de 0-3 anos.Item A magia dos contos de fadas na educação infantil de 3 a 5 anos de idade(2016) Bernardes, Anézio Cláudio; Rodrigues, Dulcineia Ferreira; Souza, Tatiana Cristina de; Campos do JordãoEsta pesquisa tem como objetivo averiguar como a ludicidade da criança e sua imaginação são fatores primordiais em seu processo cognitivo, emocional e, consequentemente, em sua criticidade e cidadania. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo referencial teórico partiu dos Referenciais Curriculares nacionais da educação infantil – RCNEI e dos pressupostos teóricos de Bettelheim (1978-2002), Coelho (2000), Abramovich (2006), e Zilberman (2012), dentre outros. Os dados apontam que se os contos de fadas forem trabalhados, de forma proficiente no processo ensino aprendizagem, na Educação Infantil, esse processo torna-se lúdico, prazeroso e, consequentemente, proporcionará à criança desse segmento educacional momentos de pura magia.Item Educação Judaica, a transmissão da cultura, tradição na infância e o conhecimento empírico que moldam a educação formal e informal(2023) Monção Junior, Roberto Gomes; Targini, Natália Diniz de Lima; São José dos CamposO trabalho de pesquisa teve por objetivo mostrar a importância da cultura escolar constituída por meio da polissemia da história e da educação judaica que se alicerça numa cultura milenar em suas tradições e crença religiosa. Compreender a transmissão da educação judaica na infância que é passada de geração em geração, através da educação formal e informal. A pesquisa acadêmica é resultado de uma longa bibliografia que busca se aprofundar entre a tradição e o conhecimento empírico que moldam a educação formal e informal. O estudo compreende pesquisa qualitativa exploratória que tem como fonte a revisão bibliográfica, cujo direcionamento se volta ao entendimento da cultura escolar, particularmente no que se refere à formação dos indivíduos, à sua seleção e ao seu desenvolvimento a partir da ótica judaica de educação. A escola como instituição que se estrutura sobre processos, valores, significados, constituidores da própria cultura, não é monolítica, nem estática, assim este trabalho de pesquisa se volta à educação informal que se difere da educação formal em dois sentidos, em que a primeira se processa em todo tempo através dos pais judeus, em todas as circunstâncias e independe de local; a segunda se prende a um tempo e local determinado às Instituições Judaicas de Transmissão das leis.