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Navegando por Assunto "Cidadania"

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    A magia dos contos de fadas na educação infantil de 3 a 5 anos de idade
    (2016) Bernardes, Anézio Cláudio; Rodrigues, Dulcineia Ferreira; Souza, Tatiana Cristina de; Campos do Jordão
    Esta pesquisa tem como objetivo averiguar como a ludicidade da criança e sua imaginação são fatores primordiais em seu processo cognitivo, emocional e, consequentemente, em sua criticidade e cidadania. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo referencial teórico partiu dos Referenciais Curriculares nacionais da educação infantil – RCNEI e dos pressupostos teóricos de Bettelheim (1978-2002), Coelho (2000), Abramovich (2006), e Zilberman (2012), dentre outros. Os dados apontam que se os contos de fadas forem trabalhados, de forma proficiente no processo ensino aprendizagem, na Educação Infantil, esse processo torna-se lúdico, prazeroso e, consequentemente, proporcionará à criança desse segmento educacional momentos de pura magia.
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    Cidadania e apropriação dos espaços públicos esportivos e de lazer em São José dos Campos/SP (1990-2023)
    (2024-06-24) Maciel, Lidiane Maria; Costa, Sandra Maria Fonseca da; Fantin, Marcel; Roque, Zuleika Stefânia Sabino; Cesare Junior, Dorival; Souza, Adriane Aparecida Moreira de; São José dos Campos
    Este estudo tem como objetivo discutir as possibilidades do planejamento urbano e regional a partir de equipamentos esportivos e lazer públicos da cidade de São José dos Campos (1990-2020). Verifica-se que são espaços públicos alvo de diferentes políticas, capacitados para contribuir com a formação cidadã. Para isso foram selecionados quatro equipamentos públicos em regiões estratégicas para uma análise mais efetiva, sendo eles localizados na Região Sul (Centro Poliesportivo do João do Pulo); na Região Leste (Centro Poliesportivo do Jardim das Cerejeiras); na Região Norte (Centro Esportivo do Altos de Santana) e na Região Oeste (Parque Ribeirão Vermelho). A metodologia utilizada no trabalho foi a realização de pesquisa de opinião pública com 50 usuários de cada equipamento, e análise documental. O município de São José dos Campos possui vários espaços esportivos públicos de esporte e lazer para a população, os equipamentos esportivos pesquisados possuem formas de gestão na área do esporte e lazer, em que o esporte é utilizado como uma das formas de inserção social e oportunidades de qualidade de vida. Conclui-se que apesar dos equipamentos esportivos públicos disponibilizarem espaços e estrutura para a população, é necessária a ampliação do número desses espaços para o conjunto da sociedade, para que o direito à cidade seja garantido e a cidadania seja assegurada.
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    Educador social e controle do território: o atendimento à população em situação de rua em São José dos Campos/SP
    (2025-03-06) Maciel, Lidiane Maria; Aquino, Luiz Carlos Andrade de; Oliveira, Luciano Márcio Freitas de; Silva, Francisca Izabel da; Lima, Viviana Mendes; São José dos Campos
    O Educador Social que trabalha com as pessoas em situação de rua exerce um papel de suma importância para o acesso desses indivíduos aos direitos sociais. Entretanto, é importante ressaltar que ao realizar o trabalho, eles também promovem o controle do território. Objetivou- se com este estudo ampliar o conhecimento sobre a atuação do Educador Social e sua relação com o espaço urbano no trabalho com a população em situação de rua no município de São José dos Campos/SP. A metodologia tem como base a coleta de dados por meio de entrevista com os educadores sociais e consulta de bases de dados de diferentes naturezas. Inicialmente faz-se a seguinte pergunta: Quais os caminhos percorridos pelo Educador Social no trabalho realizado com a população em situação de rua e de que maneira se estabelece o vínculo e o controle social no espaço urbano? As bibliografias apresentadas e os estudos realizados no Programa de Pós- graduação em Planejamento Urbano e Regional contribuíram de maneira significativa com a pesquisa para compreensão do contexto histórico do trabalho do Educador Social e a população de rua no município de São José dos Campos ± SP, assim como a sua relação com o território e espaço na contemporaneidade. Os resultados da pesquisa indicam que a trajetória do Educador (a) Social nos territórios no controle do território se vinculam às estruturas da região que atendem (a população em situação de rua), os/as profissionais estão inseridos/as na complexidade que demanda de atendimento impõe para a garantia de efetivação de políticas públicas e acesso à direitos. É no processo das relações sociais que se constituem os papéis hierárquicos, em que as identidades se estabelecem como instrumentos de classificação social básico da população e sua especificidade.
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    Geografia da radiodifusão: radiocidadania como prática de resistência à plataformização do território comunicacional
    (2025-02-26) Gomes, Cilene; Costa, Sandra Maria Fonseca da; Souza, Adriane Aparecida Moreira de; Galvão Júnior, Lourival da Cruz; Santos, Ademir Pereira dos; Toledo, André Luiz de; São José dos Campos
    Esta tese analisa a desconstrução tecnossocial da radiodifusão pública brasileira e seus impactos na segregação socioespacial devido ao isolamento de ouvintes, problemática que emerge das transformações históricas no setor de telecomunicações, onde o Estado transita de provedor de serviços (desde o período do regime militar) para agente regulador, no contexto da globalização e neoliberalização. O trabalho parte da hipótese de que as tendências regulatórias de difusão de tecnologias hegemônicas e o investimento em transmissões digitais impactam tanto as transmissões de longo alcance (Ondas Curtas e Médias) quanto o alcance geográfico das emissoras. Esse processo – marcado pelo desligamento de transmissores analógicos e pela migração AM-FM, aliado às restrições à radiodifusão comunitária – exclui ouvintes desprovidos de receptores com a nova tecnologia. Metodologicamente, o estudo combina: (1) a radioescuta ativa da Rádio Nacional da Amazônia e de redes comunitárias, com registro sistemático de interações e barreiras técnicas; (2) a cartografia crítica baseada em metadados geoespaciais do catálogo da INDE, cruzando a distribuição territorial das emissoras com indicadores socioeconômicos para identificar vazios de cobertura; e (3) o mapeamento de redes de rádio e ouvintes através de participação em transmissões ao vivo da EBC e entrevistados da Rede Abraço, revelando estratégias de resistência. Os resultados demonstram como essas transformações tecnológicas e normativas reconfiguram radicalmente o espaço geográfico e comunicacional, depreciando o valor social do rádio e criando formas de exclusão, ao mesmo tempo que estimulam contra-racionalidades no exercício da radiocidadania por parte de movimentos sociais em defesa da comunicação pública e popular.

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