Curso de Rádio e TV
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Curso de Rádio e TV por Assunto "Comunicação de massa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Cancelamento virtual(2021-11-21) Sermarini, Marcia dos Santos; Lopes, Giovana Nakamura; Reis, Luana Fontes dos; Silva, Bruno Ribeiro Bragança; São José dos CamposAtualmente o termo cancelamento virtual tornou-se comum no vocabulário dos usuários de redes sociais; isso acontece quando alguém tem alguma fala ou atitude que não agrada o público. A pessoa “cancelada” tem sua vida profissional e pessoal desprezada e minimizada. Sofre uma retirada de consumo e suporte por conta do público. Toda trajetória e feitos da pessoa passam a ser passiveis de julgamento, em razão de uma ação ou fala mal colocada. Esse estudo tem como objetivo produzir um documentário de curta-metragem que seja autoexplicativo. Os procedimentos usados nessa investigação científica se basearam em análise descritiva, qualitativa. Para coleta de dados foram feitas análises documentais (livros, revistas, documentários, entrevistas etc.) e revisões bibliográficas baseadas em artigos científicos, teses, dissertações, livros, base de dados, Google Acadêmico (Scielo, CAPES, Bireme). O cancelamento virtual impactou a sociedade contemporânea de maneira inesperada. E, para isso, foi medido em pesquisa quantitativa sobre o quanto se tem conhecimento sobre o assunto. 176 pessoas responderam à pesquisa de mercado, maioria do sexo feminino, idade de 18 a 24 anos. Ao serem questionados sobre” hater” (termo utilizado na internet para classificar pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério), 89,8% das pessoas não se consideram. Porém, 42,6% das pessoas conhecem pelo menos uma pessoa que pratica “hate”. Ao serem questionados sobre a frequência de comentários positivos e negativos que fazem nas redes sociais, 60,8% das pessoas fazem apenas comentários positivos. Quanto ao material audiovisual produzido 83,5% das pessoas têm interesse em assistir. Dessas pessoas, 79,2% gostariam de assistir o documentário no IGTV no Instagram. Estudar e analisar o fenômeno do “cancelamento” sob o olhar do audiovisual é trazer a discussão sobre a importância tanto da arte cinematográfica, como da construção da mídia brasileira.