Curso de Rádio e TV
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Curso de Rádio e TV por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A Agroecologia em São José dos Campos(2020) Oliveira, Vania Braz de,; Silva, Geisla Ramos; São José dos CamposEste trabalho de conclusão de curso tem o propósito de relatar por meio um documentário, o cenário atual da cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo, da implementação de princípios agroecológicos, expondo o dia a dia dos produtores, a relação com o consumidor e projetos que buscam propagar os ideais e as novas perspectivas em relação ao desenvolvimento agrícola ecológico. Foram utilizadas pesquisas documentais e bibliográficas para o desenvolvimento do projeto, e realizadas entrevistas com produtores independentes e rurais, especialistas no assunto e representantes de projetos de incentivo. O produto audiovisual busca levar informação a população de maneira educacional, chamando atenção para a importância da recuperação e preservação da biodiversidade.Item Amigos do Benedito(2013-11-14) Moreira, Fernando José Garcia; Faria, Guilherme Augusto Barreto; Soriano, Filipe Coutinho; São José dos CamposEste trabalho de conclusão de curso é um vídeo documentário chamado “Amigos do Benedito”, que busca apresentar a história do Cine Teatro Benedito Alves da Silva, estabelecido em um prédio público, no centro da cidade de São José dos Campos. Este cine teatro encontra-se fechado desde o ano de 2003, quando encerraram suas atividades. Pessoas que conviveram neste cine teatro, contam no vídeo documentário suas experiências e as boas lembranças do local. Este vídeo também consta de depoimentos de pessoas importantes relacionadas à construção deste espaço, como por exemplo, o Padre João Guimarães, que foi o grande idealizador, enquanto este local ainda se tratava de um salão paroquial. Através de pesquisas bibliográficas, materiais de arquivos e entrevistas focalizadas, os relatos obtidos podem ser considerados de extrema importância para a história da cidade de São José dos Campos, pois não foi localizado nenhum material histórico em vídeo que conta a história deste cine teatro.Item Ansiedade feminina: saúde sem frescura(2020) Manzanete, Celeste Marinho; Pinheiro, Sabrina Lima; Ramos, Jonathas Beck; São José dos CamposEste trabalho acadêmico tem como objetivo por meio de uma série de Podcast informar e conscientizar a população de São José dos Campos e Região, sobre a importância da saúde mental pouco discutida na sociedade. O principal foco abordado será a Ansiedade Feminina, as diferenças da normal e a patológica, quais os gatilhos responsáveis para esse problema como: o papel da mulher na sociedade, o equilíbrio entre vida familiar, profissional e o cuidado consigo, os principais transtornos que as atinge, tratamentos eficazes e como conquistar a qualidade de vida em meio à dupla jornada de trabalho. O desenvolvimento deste projeto se deu a partir de artigos científicos, matérias jornalísticas, entrevistas em vídeo e pesquisas bibliográficas que apontam que as mulheres são mais vulneráveis aos transtornos de ansiedade, prejudicando a saúde mental, emocional e física.Item O autorretrato fotográfico como potência de representatividade negra na arte(2021) Oliveira, Vania Braz de; Oliveira, Isabela Correia de; Silva, Bruno Ribeiro Bragança; São José dos CamposEste trabalho tem como objetivo demonstrar, por meio do produto websérie-documentário participativo, a potência do autorretrato fotográfico como mecanismo de representatividade negra na arte. Para isso, foi introduzido as problemáticas da desigualdade racial negra no Brasil, especificamente suas consequências no conceito, na produção e na veiculação da arte no País por meio de materiais documentais de intelectuais negros e censos oficiais socioculturais. Em paralelo, a pesquisa demonstrará o processo do autorretrato, sobretudo fotográfico, sua importância histórica, suas conjunções com as técnicas audiovisuais e finalmente seu potencial de transformação e autonomia, que permitem uma identidade independente sobre a vivência e beleza preta na arte, essencialmente brasileira.Item Cancelamento virtual(2021-11-21) Sermarini, Marcia dos Santos; Lopes, Giovana Nakamura; Reis, Luana Fontes dos; Silva, Bruno Ribeiro Bragança; São José dos CamposAtualmente o termo cancelamento virtual tornou-se comum no vocabulário dos usuários de redes sociais; isso acontece quando alguém tem alguma fala ou atitude que não agrada o público. A pessoa “cancelada” tem sua vida profissional e pessoal desprezada e minimizada. Sofre uma retirada de consumo e suporte por conta do público. Toda trajetória e feitos da pessoa passam a ser passiveis de julgamento, em razão de uma ação ou fala mal colocada. Esse estudo tem como objetivo produzir um documentário de curta-metragem que seja autoexplicativo. Os procedimentos usados nessa investigação científica se basearam em análise descritiva, qualitativa. Para coleta de dados foram feitas análises documentais (livros, revistas, documentários, entrevistas etc.) e revisões bibliográficas baseadas em artigos científicos, teses, dissertações, livros, base de dados, Google Acadêmico (Scielo, CAPES, Bireme). O cancelamento virtual impactou a sociedade contemporânea de maneira inesperada. E, para isso, foi medido em pesquisa quantitativa sobre o quanto se tem conhecimento sobre o assunto. 176 pessoas responderam à pesquisa de mercado, maioria do sexo feminino, idade de 18 a 24 anos. Ao serem questionados sobre” hater” (termo utilizado na internet para classificar pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério), 89,8% das pessoas não se consideram. Porém, 42,6% das pessoas conhecem pelo menos uma pessoa que pratica “hate”. Ao serem questionados sobre a frequência de comentários positivos e negativos que fazem nas redes sociais, 60,8% das pessoas fazem apenas comentários positivos. Quanto ao material audiovisual produzido 83,5% das pessoas têm interesse em assistir. Dessas pessoas, 79,2% gostariam de assistir o documentário no IGTV no Instagram. Estudar e analisar o fenômeno do “cancelamento” sob o olhar do audiovisual é trazer a discussão sobre a importância tanto da arte cinematográfica, como da construção da mídia brasileira.Item Cenário atual do rock independente no Vale do Paraíba(2020-12-14) Moreira, Fernando José Garcia; Gonçalves, Fabrício de Carvalho; Brunini, João Vitor Capecce; Machado, Lucas Mathias; São José dos CamposEste trabalho tem como objetivo principal produzir um documentário apurando e examinando o cenário musical independente do rock no Vale do Paraíba, tendo como base depoimentos de músicos e produtores sobre suas experiências e vivências trabalhando com música na região. O mercado musical já não enxerga o rock como um dos gêneros mais lucrativos a alguns anos, e isso influencia diretamente na forma como estes artistas e bandas produzem e apresentam seu trabalho para o público e, cada vez mais, precisam encontrar formas criativas de divulgar suas músicas, para assim, tentarem se destacar dentro do cenário independente. E longe das mídias de massas, as bandas seguem no espírito “faça você mesmo”, buscando sempre apoiarem uns aos outros para assim conseguir levar seus trabalhos para fora do Vale do Paraíba, e dentro dos grandes centros e capitais, onde a cultura é mais acessível e mais procurada. O formato de documentário audiovisual será utilizado para que possamos encontrar uma forma de evidenciar e valorizar um movimento que segue buscando seu espaço longe do mainstream.Item Diferentes formas de maquiagem(2020) Oliveira, Vania Braz de; Botelho, Thiago Henrique Barcelos; São José dos CamposEste trabalho tem como objetivo, através de um documentário poético expositivo, trazer novas perspectivas sobre a influência da maquiagem na aparência das mulheres de São José dos Campos, apresentando a maquiagem com seu verdadeiro objetivo como forma de expressão, cuidado e liberdade. Por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, o estudo ressalta pontos importantes na história da maquiagem para entendermos como ela é vista e quais são seus reais objetivos, além de também pontuar a ligação da maquiagem com a autoestima.Item Documentário "Herança"(2020) Ferreira, Kátia Zanvettor; Baraúna, Monique Nascimento; Costa, Juliana Soares da; Coelho, Thalita Saldanha; São José dos CamposEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo produzir um documentário de representação social, que se debruce sobre fetiches, estereótipos e preconceitos que as mulheres lésbicas enfrentam dia após dia e o quanto esses clichês estão ligados a representação lésbica no cinema. O intuito da obra audiovisual é ouvir e dar voz à diferentes mulheres homoafetivas para assim poder compreender o quanto o cinema colabora com a disseminação de falsos estereótipos.Item Ela faz o queerbaiting dela: um estudo de caso sobre o queerbaiting no filme Mulher-Maravilha 1984(2021) Baraúna, Monique Nascimento; Serapião, Nacarô Guimarães; São José dos CamposEste trabalho tem como objetivo produzir um estudo de caso monográfico sobre queerbaiting e como ele está presente no filme Mulher-Maravilha 1984. Ao longo das últimas décadas, o movimento LGBTQIA+ cresceu e conquistou um espaço que aos poucos está gerando mudanças nas produções audiovisuais. Levantamentos mostram que, ano após ano, o número de personagens queer nessas produções vem crescendo. Porém, isso não significa que essas representações sejam positivas ou suficientes. O queerbaiting, por exemplo, é uma das estratégias que a mídia usa para atrair a audiência do público LGBTQIA+, sugerindo uma possível representatividade que na verdade não existe. Assim, esse trabalho buscará entender melhor, a partir da análise dos personagens, cenas e material de divulgação do filme Mulher-Maravilha 1984, como o queerbaiting está presente dentro e fora da obra.Item Faça você mesmo, hoje(2021) Baraúna, Monique Nascimento; Barbosa, José Paulo de Oliveira; São José dos CamposEste trabalho tem como objetivo apresentar os processos e desafios da produção independente para internet. Tendo como foco o nicho do audiovisual, o projeto detalha de forma tutorial, através de uma Websérie em quatro episódios, as etapas de uma produção para a internet e dicas de como quebrar barreiras recorrentes aos criadores de conteúdo independente.Item FANDOM: Websérie sobre o universo dos fãs(2020) Manzanete, Celeste Marinho; Silva, Karolina Campos Arruda; Martins, Murilo de Oliveira; São José dos CamposO presente trabalho tem como objetivo definir fãs, suas organizações - denominadas fandoms -, além de como são formados os objetos de desejo destas personas - o produto midiático -, a fim de demonstrar como estes admiradores tornaram-se tão estratégicos quanto seus ídolos para a indústria fonográfica. A partir desta relação, que torna-se cada vez mais bilateral em relação à produção de conteúdo, será possível entender como funciona a cultura participativa, e quais os artifícios usados por ambas as personas, fãs e ídolos, para o alcance do sucesso. Será produzida então uma websérie que elucide termos e eventos para que seja possível conhecer mais afundo estes grandes, mas ainda subestimados produtores e consumidores.Item Grafitando em Sanja: desenvolvimento de uma websérie sobre políticas públicas e regulamentação do graffiti em São José dos Campos, SP(2020) Rodrigues, Marcelo Machado; Aquino, Maria Fernanda Barboza de; Lima, Yana Karoline Carvalho Lamenha de; Domingos, Bianca Siqueira Martins; São José dos CamposO graffiti é uma forma de expressão cultural com papel primordial na revitalização de espaços urbanos, vindo a se tornar também patrimônio cultural imaterial da cidade. Em São José dos Campos, a partir da iniciativa de grafiteiros os muros da cidade estão ganhando cores e formas, o apoio de casas de cultura e da população, incluindo comerciantes que apostam no graffiti para dar um toque especial na decoração de seus estabelecimentos. Essa atual visibilidade do graffiti só é possível graças ao empenho dos profissionais que investem na sua arte apesar das dificuldades enfrentadas, como a repressão e o preconceito, já que o graffiti considerado arte urbana é muitas vezes confundido com pichação relacionada ao vandalismo e depredação dos espaços urbanos. Um projeto de lei em trâmite na Câmara Municipal da cidade buscando incentivar a arte com grafitti, pretende regulamentá-lo como expressão artística e autorizar a pintura em pontos públicos da cidade. Este trabalho de conclusão de curso abordará o assunto através de uma produção audiovisual em forma de webserie com a participação de grafiteiros e pessoas ligadas ao graffiti que nos trarão conhecimento sobre essa expressão artística e seu desenvolvimento na cidade de São José dos Campos.Item Impasse: a formação e exportação do pé-de-obra brasileiro(2020) Moreira, Fernando José Garcia; Brito, Lucas Ferreira; Batista Neto, Nelson Machado; Manzanete, Celeste Marinho; São José dos CamposEste trabalho investigou o impacto da mercantilização do futebol brasileiro na formação de novos atletas, com base em estudos que compreendem desde a profissionalização do esporte no Brasil, até os dias atuais, passando pela extinção do passe com a Lei Pelé, que conferiu liberdade aos atletas e transferiu o poder das mãos dos clubes para os empresários. Percebeu-se que os jogadores se tornaram commodities, sendo cada vez mais visados por clubes estrangeiros, que, com a abertura do mercado de transferências, passaram a procurar jogadores mais jovens para comprá-los e terminar sua formação lá fora, adaptando-os a seu estilo de jogo. A partir dessa observação, verificou-se a necessidade de analisar as consequências disso para o futebol praticado no Brasil, principalmente sob a perspectiva das dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes nacionais, que usam o dinheiro da venda de atletas como forma de sobrevivência, a fim de cobrir buracos operacionais causados pela má gestão financeira e esportiva. Para comprovar essas hipóteses, realizamos pesquisas bibliográficas e documentais, e entrevistas com profissionais do esporte. O formato documentário foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão do material proposto.Item A influência negra no audiovisual para profissionais negros(2021) Ramos, Jonathas Beck; Pereira, Inara Beatriz de Abreu; Silva, Thais Porto; Sousa, Matheus Honorio de; Kurek, Patrícia; São José dos CamposTendo como base a representatividade negra no audiovisual, que se refere à participação de pessoas negras como protagonistas ou como o centro dessas produções, a websérie tem como foco apresentar a significância da representação do negro no audiovisual, para a formação de indivíduos na sociedade, de modo que essa questão tenha influência na sua vida profissional, além de discutir sobre como a exclusão desse grupo e as muitas apresentações pejorativas da cultura do povo preto, podem ser prejudiciais para as gerações futuras, com base nas pesquisas históricas que comprovam esses fatores citados nesse projeto e as diferenças de oportunidade no mercado audiovisual, já que ainda em sua maioria privilegiam pessoas brancas para protagonizar as suas variações, sejam em propagandas, filmes, séries, novelas ou outros, de modo que, a distribuição de oportunidades é afetada por causa do preconceito enraizado na sociedade derivado de questões históricas no nosso país.Item O jingle como ferramenta de comunicação para a construção da imagem de uma marca(2020) Manzanete, Celeste Marinho; Baltazar, Carlos Henrique Pereira; Cahalane, Livia Karina; São José dos CamposO presente trabalho tem como principal objetivo explicar o jingle como ferramenta de comunicação integrada ao marketing, abordando desde o processo de criação, verificando as técnicas existentes de veiculação para esse tipo de peça publicitária. Como os jingles são estratégias publicitárias que já existem há um longo tempo e com o avanço da tecnologia surgiram novos meios de comunicação e novas estratégias para esses meios, pode-se dizer que o jingle foi deixado de lado por ter sido considerado ultrapassado para atingir o novo público alvo que surgiu juntamente com a utilização dos novos meios de comunicação. Nosso objetivo com esse trabalho é demonstrar como o jingle ainda é efetivo como estratégia publicitária e pode ser considerado algo facilmente disseminável e moldável tornando-o uma ótima ferramenta de comunicação para introduzir uma marca ao consumidor. O jingle precisou se adaptar aos novos meios de comunicação, e ao gosto de quem o consome, dessa forma, houve diversas modificações até se tornar o que é hoje. O problema identificado por meio do livro e das referências estudadas foi: existe possibilidade de fixar uma marca na mente do consumidor através de um jingle? Quanto ao método aplicado utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, onde foi estudado a opinião de setenta pessoas sobre jingles de sucesso dos anos 90 e 2000 e o que consideram que faz com que o jingle fique fixado na mente dos ouvintes. A partir desses dados demos início a parte da técnica de pesquisa bibliográfica, utilizada para o levantamento do embasamento teórico visando conhecer a teoria e utilizá-la como ferramenta para compreender melhor sobre a importância de um jingle no marketing e como introduzi-lo ao consumidor através de uma marca. Verificou-se que existe diversos elementos e formatos utilizados na estrutura na composição da peça publicitária e o sucesso dessa estrutura acontece por meio de uma memória afetiva que existe no interior do cérebro que faz com que o consumidor tome decisões se baseando no emocional. Destaca-se que os jingles, muitas vezes, conseguem despertar essa emoção nostálgica nos consumidores, mas isso não quer dizer necessariamente que irão conseguir despertar o desejo de comprar.Item Marketing de conteúdo: promovendo marcas através de vídeos das redes sociais(2020) Moreira, Fernando José Garcia; Maiolo, Caroline; São José dos CamposO presente trabalho tratará da importância do marketing de conteúdo como principal parte da estratégia de Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair e fidelizar possíveis clientes. A produção de conteúdo para marcas está cada vez mais comum no mundo do marketing digital e tem muito a ser explorado ainda. O marketing de conteúdo é relativamente novo no mercado, em comparação a outras estratégias já utilizadas a mais tempo pela publicidade. Nesse trabalho será explicado o que é o marketing de conteúdo e, comprovado com dados reais, qual a sua importância no mercado atual, mostrando também que a produção de materiais audiovisuais para empresas é uma das melhores formas de produção de conteúdo para redes sociais atualmente. Essa estratégia será aplicada em uma websérie para a empresa Prisma Criativa, na qual será exibida, nas redes sociais da empresa, uma campanha de outubro rosa. O objetivo da campanha é conscientizar mulheres sobre o câncer de mama e, para a marca, também é deixá-la em evidência e gerar engajamento nas páginas dela. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental, para realizar a pesquisa foram utilizados artigos, livros, e-books e vídeos.Item Mini documentário: "Novo espelho"(2021) Baraúna, Monique Nascimento; Gimenes, Natália Travagin; São José dos CamposEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo produzir um mini documentário de representação social, para que a partir de histórias reais o telespectador consiga entender o impacto que os filtros do Instagram têm sobre a autoestima das mulheres, junto a pressão estética que há em nossa sociedade, acompanhando problemas, como a realização de cirurgias plásticas para ficar mais próximas dos filtros, por exemplo.Item O Oscar (ainda) é tão branco: websérie documental sobre o racismo no cinema Hollywoodiano(2021) Oliveira, Vania Braz de; Santos, Jady Togni Lacerda dos; Baraúna, Monique Nascimento; São José dos CamposEste trabalho tem o objetivo de produzir uma Websérie Documental abordando a representação negra no cinema hollywoodiano e a presença negra no mercado cinematográfico e como estes fatores são perpassados pelo racismo estrutural, desde a formação dos elencos até os estereótipos presentes nos papéis representados por estes atores. O trabalho foi feito tendo por base o filme Greenbook: O Guia, vencedor do Prêmio de Melhor Filme do Oscar no ano de 2019 e a presença negra ao longo da história da cerimônia. A compreensão das formas de racismo presentes na mídia e seu impacto no cinema será feita por meio de uma pesquisa bibliográfica, além disso serão realizadas as pesquisas exploratória e descritiva para determinar os estereótipos raciais presentes no cinema. Por fim, a pesquisa documental utilizará os filmes como material para levantamento de informações e para identificação desses estereótipos e suas causas. A websérie documental terá o formato expositivo/participativo e conterá entrevistas e materiais de arquivo.Item O paradoxo da vida digital: o impacto do tempo gasto no Instagram sobre a saúde mental dos usuários(2021) Baraúna, Monique Nascimento; Santana, Sonia Niara Sales; Machado, Lucas Mathias; São José dos CamposO presente projeto de pesquisa busca compreender quanto tempo as pessoas estão gastando no uso das mídias sociais, em especial o Instagram, e como esse tempo afeta direta ou indiretamente a sua saúde mental. É utilizada a metodologia descritiva para compreender o cenário geral sobre os conceitos de tempo (chronos), mídias sociais, redes sociais off-line e on-line, Instagram e saúde mental; bem como entrevistas semiestruturadas com especialistas e um formulário disponibilizado via canais de comunicação digital. O objetivo desta pesquisa é promover a compreensão e reflexão sobre as consequências, sejam positivas ou negativas, sob a ótica da psicologia e neurociência, do tempo gasto no uso do Instagram. O produto final para divulgação da pesquisa é um livro-reportagem do tipo ensaio em formato digital.Item Pensar em design(2020) Cunha, Manuela Pereira Prisco; Guimarães, Lucas Maurilio; São José dos CamposEste Trabalho de Graduação em Rádio e TV tem como objetivo criar uma websérie episódica que relata a vivência e a experiência de trabalho de alguns profissionais da área de design, que utilizam diferentes métodos em seu dia a dia. Para realização do trabalho e embasamento teórico foram utilizados algumas metodologias, tais como, pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, trazendo o significado da palavra e o conceito do design, foram levantados também alguns movimentos que marcaram a sua história, e a relação da área com a tecnologia atualmente e o contexto em que as webséries foram inseridas socialmente. Além disso, foram feitas entrevistas com profissionais de diferentes empresas e com habilidades distintas de dentro da área de design para falar sobre a utilização deste em seus projetos. Assim evidenciando o design centrado no usuário como uma etapa de processo e de desenvolvimento de projetos que buscam a resolução de um problema.