Trabalho de Graduação/TCC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Item
    Lobotomia
    (2021-12) Barros, Célia da Conceição; Barros, Leonardo Alvim; São José dos Campos
    Este manual/guia de campo tem como objetivo a extinção em massa das vontades humanas que perturbam e impedem a grandiosidade da vida pacata imposta pelo sistema capitalista vigente. Um guia para auxiliar o portador a deslizar entre situações cotidianas, da miserável escolha do pó de café matinal à decisão de agir nas honestidades e mesquinharias do egoísmo sistemático. O caminho para o mais fácil, conveniente, esperançoso, belo e abafado pela positividade em meio ao apocalipse e destruição generalizada, são questões constantemente abordadas. Têm-se como principais referências o disco musical Pedra Preta (2018) da banda Teto Preto, Miss Anthropocene (2019) de Grimes, Jessica Rabbit (2016) e Kid Kruschev (2017) de Sleigh Bells.
  • Item
    Estímulo para a descoberta sobre seu sagrado a partir da estesia (BNCC) e recortes da História da Arte Ocidental
    (2021-12) Pinto, Jéssica Monteiro; Oliveira, Paola Maria Pereira de; São José dos Campos
    O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um material didático que proporciona a descoberta do sagrado individual a partir de elementos culturais no cotidiano. Tem como ponto de partida o estudo do sagrado de forma simbólica cultural na cidade de Santa Branca e também se apoia em recortes da História da Arte Ocidental elaborando uma visão ampla sobre a valorização cultural e a diversidade das visões sobre a temática do sagrado.
  • Item
    A mitologia Tupi-Guarani como possibilidade de aproximação do universo gráfico em espaços de educação não formal
    (2021-12) Maia, Maria Angélica Gomes; Barciella, Silas Corredatto; São José dos Campos
    A cultura indígena Tupi-Guarani tem uma cosmovisão rica, porém subestimada, e neste cenário, buscamos informações para produzir um catálogo de personagens mitológicos com o objetivo de aproximar o público com o tema. Para tal, foi feito um percurso que levanta informações sobre a cultura Tupi-Guarani e os principais personagens presentes nestas cosmovisões, comparando dados e os principais arquétipos, assim como outros aspectos da cultura e as possibilidades dos espaços não formais de educação como promotores do conhecimento.
  • Item
    Nordeste, “nordestes”
    (2021-12-13) Pinto, Jéssica Monteiro; Morais, Tawany Itala Pereira de; São José dos Campos
    Esta pesquisa explora parâmetros que compreendem processos de desenvolvimento e transformações culturais, a partir de elementos históricos aos quais originaram significados simbólicos incorporados ao longo do trabalho. Em síntese, no primeiro capítulo é feito um estudo diacrônico sobre a unidade regional e aspectos geográficos. Recorrendo a uma análise bibliográfica sobre os nordestes, realizou-se um estudo sobre a variedade linguística que sustenta a heterogeneidade da formação cultural brasileira. No segundo capítulo, foi realizada uma breve discussão sobre a visão implantada no imaginário social, além de aprofundar o entendimento das manifestações populares, bem como a culinária, sob um olhar de importância simbólica para a representação da força cultural nordestina. Assim, intenta-se demonstrar que a cultura nordestina sempre contou com uma linguagem própria, que por motivo do imaginário estagnado sob a tríade refletida na condição humana da região - Nordeste/ seca/ migração-, não foi reconhecida em sua diversidade e encantamento. No último capítulo, é feita uma descrição sobre a proposta de exposição “Nordeste, ‘nordestes’”, baseada no processo criativo de ilustrar os imaginários que se têm acerca do Nordeste e que questiona a relação entre o espaço — material e metafórico — e o nordestino.
  • Item
    Aulas de stop-motion no 5º ano do ensino fundamental I
    (2022-12-14) Baumgratz Gonçalves, Lucas; Santos, Raphael Silva dos; São José dos Campos
    O presente trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um plano e cronograma de aula que aborde a animação Stop-Motion, contendo contextualização sobre o assunto, discussão e construção de um projeto de animação feito pelos estudantes para assim demonstrar a importância da animação e sua viabilidade de aplicação em sala de aula. A motivação e justificativa para esta monografia se baseia em teóricos da psicologia, pedagogia e animação, além da Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho de conclusão de curso tem como referencial teórico a história e pré-história da animação, se baseando em animadores e estudiosos da animação como Richard Williams, Thomas Frank, Johnston Ollie, Howard Beckerman, Lucena Júnior e também os doze fundamentos da animação. Durante a metodologia são abordados a BNCC, Abordagem Triangular, Jerome Bruner, Jean Piaget e um exemplo de plano de ensino para fundamentar meus estudos. O trabalho conclui com o desenvolvimento de um plano de ensino e um cronograma de aulas elaborado a partir da pesquisa e concluindo demonstrando a viabilidade do projeto.
  • Item
    A teoria do escuro criativo
    (2022-12-14) Baumgratz Gonçalves, Lucas; Nadir, Douglas Eduardo Pereira; São José dos Campos
    Analisando desde os primórdios do cinema, o trabalho se instaura por diversas percepções sobre o gênero de terror, pensando sua origem e sua convergência com o trabalho, analisando e refletindo sobre o medo na infância e demais momentos. Perspectivas referentes às cores também serão abordadas pensando preto e branco no cinema, para então fundamentar a análise daquilo que será o escuro nos filmes de horror, percebendo a ideologia do fenômeno através das imagens refletidas por sombra e luz, como eles se manifestam dentro da nossa mente. A temática a ser explorada no presente trabalho será o horror, entretanto a escolha de tal gênero não impedirá a utilização de conceitos concernentes a produções em outros gêneros, explorando esse mesmo meio de ensino e utilizando da metodologia das oficinas para potencializar o aprendizado e então fazê-lo de maneira mais viável. Por fim, o trabalho fará uma análise sobre o escuro e como o mesmo interfere quanto ao processo criativo, influenciando as ideias por trás da inovação, do pensar e da produção propriamente dita. O uso desse referencial futuramente será utilizado para o ensino da produção cinematográfica, através de um modelo de ensino por oficinas, em cada aula será fornecido um embasamento diferente para a conclusão desse aprendizado.