Trabalho de Graduação/TCC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 27
  • Item
    Soldados de branco: Experiências de uma equipe em meio à pandemia da Covid-19
    (2021) Ramos, Jonathas Beck; Silva, Alisson Mateus Vilhena da; Souza, Marcos Alberto de; São José dos Campos
    A pandemia pelo novo coronavírus causou medo em todo o mundo e se tornou um marco histórico da sociedade contemporânea. O cenário é semelhante ao que já aconteceu em outros momentos da historia da humanidade, em que doenças se espalharam pelo mundo causando milhares de mortes e dificuldades sociais. Desde o inicio da pandemia pelo coronavírus milhares de profissionais da área da saúde, em todos os cantos do mundo, se mobilizaram e se uniram em prol ao combate do covid-19. Pessoas, que mudaram suas rotinas, tiveram que aprender rápido, deixaram suas casas e famílias, ficaram doentes, criaram afetos, trabalharam além do que deviam, perderam entes queridos e até mesmo a própria vida. Através deste projeto audiovisual, especificamente o documentário, vamos narrar e documentar a experiência de pessoas que se uniram durante as fases da pandemia, que atingiu todo o planeta no ano de 2020 e lutaram bravamente em combate ao novo coronavírus, salvaram centenas de vidas e adquiriram uma experiência nunca vivida e que jamais será esquecida.
  • Item
    Punk doc: um recorte da Velha Guarda do Punk Rock na Capital Paulista
    (2021) Albuquerque, Sérgio Nunes Gurgel de; Lorenzoni, Felipe Piccinato; Oliveira, Gabriel Dutra de; Baraúna, Monique Nascimento; São José dos Campos
    O documentário “PUNK DOC - Um Recorte da Velha Guarda do Punk Rock na Capital Paulista” tem como objetivo colocar em perspectiva o movimento punk nos tempos atuais, traçando um paralelo com sua história e observando as mudanças no decorrer de sua existência. A partir dessa análise, busca-se entender quais fatores fizeram o movimento ainda estar presente e como os indivíduos se enxergam dentro do Punk. Para isso, a metodologia se baseia na produção de um documentário por meio de relatos de pessoas que vivenciaram e ainda vivenciam o movimento punk em São Paulo.
  • Item
    Projeto Cyberfunk
    (2021) Silva, Bruno Filipe Giupponi Coppi; Arantes, Francielle de Moura; Silva, Elias Sabino Moreira da; Rodrigues, Marcelo Machado; São José dos Campos
    Este trabalho tem como objetivo produzir um videoclipe animado na temática Cyberpunk, baseado nas tendências musicais, como o ritmo do eletro funk, aplicando as técnicas de animação. Os dados serão coletados através de uma pesquisa bibliográfica sobre a história da animação, do videoclipe, do videoclipe animado, cultura do Cyberpunk e do gênero musical funk. O projeto terá uma pesquisa qualitativa que busca entender as divergências estéticas nas produções live-action e animação, visando o quesito subjetivo poético em relação ao visual e o musical a fim de atingir uma linguagem que condiz com os aspectos apresentados. O produto final será um videoclipe com a parceria do músico independente da região do Valeparaibano conhecido como “Pitoresco”, buscando fomentar e provar a visibilidade que uma produção animada traz a um videoclipe.
  • Item
    O Oscar (ainda) é tão branco: websérie documental sobre o racismo no cinema Hollywoodiano
    (2021) Oliveira, Vania Braz de; Santos, Jady Togni Lacerda dos; Baraúna, Monique Nascimento; São José dos Campos
    Este trabalho tem o objetivo de produzir uma Websérie Documental abordando a representação negra no cinema hollywoodiano e a presença negra no mercado cinematográfico e como estes fatores são perpassados pelo racismo estrutural, desde a formação dos elencos até os estereótipos presentes nos papéis representados por estes atores. O trabalho foi feito tendo por base o filme Greenbook: O Guia, vencedor do Prêmio de Melhor Filme do Oscar no ano de 2019 e a presença negra ao longo da história da cerimônia. A compreensão das formas de racismo presentes na mídia e seu impacto no cinema será feita por meio de uma pesquisa bibliográfica, além disso serão realizadas as pesquisas exploratória e descritiva para determinar os estereótipos raciais presentes no cinema. Por fim, a pesquisa documental utilizará os filmes como material para levantamento de informações e para identificação desses estereótipos e suas causas. A websérie documental terá o formato expositivo/participativo e conterá entrevistas e materiais de arquivo.
  • Item
    O paradoxo da vida digital: o impacto do tempo gasto no Instagram sobre a saúde mental dos usuários
    (2021) Baraúna, Monique Nascimento; Santana, Sonia Niara Sales; Machado, Lucas Mathias; São José dos Campos
    O presente projeto de pesquisa busca compreender quanto tempo as pessoas estão gastando no uso das mídias sociais, em especial o Instagram, e como esse tempo afeta direta ou indiretamente a sua saúde mental. É utilizada a metodologia descritiva para compreender o cenário geral sobre os conceitos de tempo (chronos), mídias sociais, redes sociais off-line e on-line, Instagram e saúde mental; bem como entrevistas semiestruturadas com especialistas e um formulário disponibilizado via canais de comunicação digital. O objetivo desta pesquisa é promover a compreensão e reflexão sobre as consequências, sejam positivas ou negativas, sob a ótica da psicologia e neurociência, do tempo gasto no uso do Instagram. O produto final para divulgação da pesquisa é um livro-reportagem do tipo ensaio em formato digital.
  • Item
    Mini documentário: "Novo espelho"
    (2021) Baraúna, Monique Nascimento; Gimenes, Natália Travagin; São José dos Campos
    Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo produzir um mini documentário de representação social, para que a partir de histórias reais o telespectador consiga entender o impacto que os filtros do Instagram têm sobre a autoestima das mulheres, junto a pressão estética que há em nossa sociedade, acompanhando problemas, como a realização de cirurgias plásticas para ficar mais próximas dos filtros, por exemplo.
  • Item
    A influência negra no audiovisual para profissionais negros
    (2021) Ramos, Jonathas Beck; Pereira, Inara Beatriz de Abreu; Silva, Thais Porto; Sousa, Matheus Honorio de; Kurek, Patrícia; São José dos Campos
    Tendo como base a representatividade negra no audiovisual, que se refere à participação de pessoas negras como protagonistas ou como o centro dessas produções, a websérie tem como foco apresentar a significância da representação do negro no audiovisual, para a formação de indivíduos na sociedade, de modo que essa questão tenha influência na sua vida profissional, além de discutir sobre como a exclusão desse grupo e as muitas apresentações pejorativas da cultura do povo preto, podem ser prejudiciais para as gerações futuras, com base nas pesquisas históricas que comprovam esses fatores citados nesse projeto e as diferenças de oportunidade no mercado audiovisual, já que ainda em sua maioria privilegiam pessoas brancas para protagonizar as suas variações, sejam em propagandas, filmes, séries, novelas ou outros, de modo que, a distribuição de oportunidades é afetada por causa do preconceito enraizado na sociedade derivado de questões históricas no nosso país.
  • Item
    Faça você mesmo, hoje
    (2021) Baraúna, Monique Nascimento; Barbosa, José Paulo de Oliveira; São José dos Campos
    Este trabalho tem como objetivo apresentar os processos e desafios da produção independente para internet. Tendo como foco o nicho do audiovisual, o projeto detalha de forma tutorial, através de uma Websérie em quatro episódios, as etapas de uma produção para a internet e dicas de como quebrar barreiras recorrentes aos criadores de conteúdo independente.
  • Item
    Ela faz o queerbaiting dela: um estudo de caso sobre o queerbaiting no filme Mulher-Maravilha 1984
    (2021) Baraúna, Monique Nascimento; Serapião, Nacarô Guimarães; São José dos Campos
    Este trabalho tem como objetivo produzir um estudo de caso monográfico sobre queerbaiting e como ele está presente no filme Mulher-Maravilha 1984. Ao longo das últimas décadas, o movimento LGBTQIA+ cresceu e conquistou um espaço que aos poucos está gerando mudanças nas produções audiovisuais. Levantamentos mostram que, ano após ano, o número de personagens queer nessas produções vem crescendo. Porém, isso não significa que essas representações sejam positivas ou suficientes. O queerbaiting, por exemplo, é uma das estratégias que a mídia usa para atrair a audiência do público LGBTQIA+, sugerindo uma possível representatividade que na verdade não existe. Assim, esse trabalho buscará entender melhor, a partir da análise dos personagens, cenas e material de divulgação do filme Mulher-Maravilha 1984, como o queerbaiting está presente dentro e fora da obra.
  • Item
    O uso de lives no meio musical em São José dos Campos durante a pandemia
    (2020) Manzanete, Celeste Marinho; Lima, Fernando Cesar de; São José dos Campos
    O presente trabalho tem como objetivo, através de um vídeo documental, ressaltar como produtores musicais de São José dos Campos se adaptaram ao novo cenário pandêmico (COVID-19) utilizando de serviços de streaming mundialmente conhecido para dar continuidade em seu trabalho e na divulgação de sua carreira. Sabe-se que com a evolução da internet muitas pessoas ao redor do mundo se conectam em instantes e além disso esta é capaz de fornecer entretenimento de diversas formas a diferentes públicos que nela se conecta. Foi utilizado pesquisas documentais e bibliográficas que relatam todo este processo de adaptação dos produtores musicais em meio a pandemia, desde o início do streaming até a produção de lives.
  • Item
    Tratamento oncológico em cães
    (2020) Moreira, Fernando José Garcia; Dias, Paloma da Silva Madeira; São José dos Campos
    Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da quimioterapia no tratamento de tumores mamários e linfomas por meio de um documentário mostrando na prática os benefícios do tratamento para os cães. Foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental para apresentar de forma didática como funciona a quimioterapia, quando é indicada, e quais são os efeitos colaterais. O câncer é uma das principais causas de mortes entre os cães, o carcinoma mamário e o linfoma são doenças que podem ser encontradas em animais doméstico. O câncer de mama ocorre com a multiplicação celular nas glândulas mamárias, é um dos principais tumores que acometem as cadelas, já no linfoma há uma proliferação clonal de linfócitos malignos. Em ambos os casos o tratamento mais utilizado é a quimioterapia que pode colaborar como sobrevida do animal, qualidade de vida de forma paliativa, ou a cura. O primeiro quimioterápico contra neoplasia surgiu durante a Primeira e Segunda Guerra mundial, onde soldados foram expostos ao gás mostarda utilizado como arma química e observou-se o desenvolvimento de baixa produção de células sanguíneas levando seu uso no tratamento de linfomas malignos.
  • Item
    That`s life
    (2020) Soriano, Filipe Coutinho; Silva, Karen Cristina Lourenço da; São José dos Campos
    Você encontrará nesse trabalho em forma Websérie de três episódios, contendo aproximadamente de seis a 13 minutos cada, relatando os múltiplos lados da dança, o porquê um bailarino não desiste de seu sonho. Bailarinos relataram sua trajetória, seus sentimentos, sofrimentos, sonhos e qual o significado da dança. A pesquisa será retratada em forma de uma WebSérie, buscando abordar a questão de modo expressivo com o discurso verbal, enfatizando o conteúdo visual através de bailarinos dançando e também pela demonstração por imagens do que o personagem está relatando, e fragmentação e ambiguidade, explorando associações vagas e subjetivas para provocar sensações e afetos.
  • Item
    Presença das mulheres nas partes técnicas do cinema
    (2020) Baraúna, Monique Nascimento; Bento, Milena Bittencourt Marcelino; São José dos Campos
    Este trabalho teve como inspiração o discurso de Frances McDormand na premiação do Oscar de 2018 que falava do princípio da Inclusion Rider, cláusula contratual para ter diversidade nas produções de cinema. Nosso objetivo foi a produção de um documentário que coloque no centro do debate a questão do papel feminino na área técnica. Assim, além de discutirmos teoricamente a questão de gênero, da falta de mulheres nas partes técnicas da sétima arte e como essa sub-representação pode explicar a baixa representatividade feminina nas telas. Para cumprir tal objetivo, na primeira etapa deste projeto fizemos pesquisas bibliográfica, documental, analítica e entrevistas. Fizemos uma análise das categorias técnicas dos sete últimos anos da premiação do Oscar e dados do cenário atual referente à essa temática; os dados gerados neste estudo fomentaram a produção do documentário.
  • Item
    Pensar em design
    (2020) Cunha, Manuela Pereira Prisco; Guimarães, Lucas Maurilio; São José dos Campos
    Este Trabalho de Graduação em Rádio e TV tem como objetivo criar uma websérie episódica que relata a vivência e a experiência de trabalho de alguns profissionais da área de design, que utilizam diferentes métodos em seu dia a dia. Para realização do trabalho e embasamento teórico foram utilizados algumas metodologias, tais como, pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, trazendo o significado da palavra e o conceito do design, foram levantados também alguns movimentos que marcaram a sua história, e a relação da área com a tecnologia atualmente e o contexto em que as webséries foram inseridas socialmente. Além disso, foram feitas entrevistas com profissionais de diferentes empresas e com habilidades distintas de dentro da área de design para falar sobre a utilização deste em seus projetos. Assim evidenciando o design centrado no usuário como uma etapa de processo e de desenvolvimento de projetos que buscam a resolução de um problema.
  • Item
    Marketing de conteúdo: promovendo marcas através de vídeos das redes sociais
    (2020) Moreira, Fernando José Garcia; Maiolo, Caroline; São José dos Campos
    O presente trabalho tratará da importância do marketing de conteúdo como principal parte da estratégia de Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair e fidelizar possíveis clientes. A produção de conteúdo para marcas está cada vez mais comum no mundo do marketing digital e tem muito a ser explorado ainda. O marketing de conteúdo é relativamente novo no mercado, em comparação a outras estratégias já utilizadas a mais tempo pela publicidade. Nesse trabalho será explicado o que é o marketing de conteúdo e, comprovado com dados reais, qual a sua importância no mercado atual, mostrando também que a produção de materiais audiovisuais para empresas é uma das melhores formas de produção de conteúdo para redes sociais atualmente. Essa estratégia será aplicada em uma websérie para a empresa Prisma Criativa, na qual será exibida, nas redes sociais da empresa, uma campanha de outubro rosa. O objetivo da campanha é conscientizar mulheres sobre o câncer de mama e, para a marca, também é deixá-la em evidência e gerar engajamento nas páginas dela. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental, para realizar a pesquisa foram utilizados artigos, livros, e-books e vídeos.
  • Item
    O jingle como ferramenta de comunicação para a construção da imagem de uma marca
    (2020) Manzanete, Celeste Marinho; Baltazar, Carlos Henrique Pereira; Cahalane, Livia Karina; São José dos Campos
    O presente trabalho tem como principal objetivo explicar o jingle como ferramenta de comunicação integrada ao marketing, abordando desde o processo de criação, verificando as técnicas existentes de veiculação para esse tipo de peça publicitária. Como os jingles são estratégias publicitárias que já existem há um longo tempo e com o avanço da tecnologia surgiram novos meios de comunicação e novas estratégias para esses meios, pode-se dizer que o jingle foi deixado de lado por ter sido considerado ultrapassado para atingir o novo público alvo que surgiu juntamente com a utilização dos novos meios de comunicação. Nosso objetivo com esse trabalho é demonstrar como o jingle ainda é efetivo como estratégia publicitária e pode ser considerado algo facilmente disseminável e moldável tornando-o uma ótima ferramenta de comunicação para introduzir uma marca ao consumidor. O jingle precisou se adaptar aos novos meios de comunicação, e ao gosto de quem o consome, dessa forma, houve diversas modificações até se tornar o que é hoje. O problema identificado por meio do livro e das referências estudadas foi: existe possibilidade de fixar uma marca na mente do consumidor através de um jingle? Quanto ao método aplicado utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, onde foi estudado a opinião de setenta pessoas sobre jingles de sucesso dos anos 90 e 2000 e o que consideram que faz com que o jingle fique fixado na mente dos ouvintes. A partir desses dados demos início a parte da técnica de pesquisa bibliográfica, utilizada para o levantamento do embasamento teórico visando conhecer a teoria e utilizá-la como ferramenta para compreender melhor sobre a importância de um jingle no marketing e como introduzi-lo ao consumidor através de uma marca. Verificou-se que existe diversos elementos e formatos utilizados na estrutura na composição da peça publicitária e o sucesso dessa estrutura acontece por meio de uma memória afetiva que existe no interior do cérebro que faz com que o consumidor tome decisões se baseando no emocional. Destaca-se que os jingles, muitas vezes, conseguem despertar essa emoção nostálgica nos consumidores, mas isso não quer dizer necessariamente que irão conseguir despertar o desejo de comprar.
  • Item
    Impasse: a formação e exportação do pé-de-obra brasileiro
    (2020) Moreira, Fernando José Garcia; Brito, Lucas Ferreira; Batista Neto, Nelson Machado; Manzanete, Celeste Marinho; São José dos Campos
    Este trabalho investigou o impacto da mercantilização do futebol brasileiro na formação de novos atletas, com base em estudos que compreendem desde a profissionalização do esporte no Brasil, até os dias atuais, passando pela extinção do passe com a Lei Pelé, que conferiu liberdade aos atletas e transferiu o poder das mãos dos clubes para os empresários. Percebeu-se que os jogadores se tornaram commodities, sendo cada vez mais visados por clubes estrangeiros, que, com a abertura do mercado de transferências, passaram a procurar jogadores mais jovens para comprá-los e terminar sua formação lá fora, adaptando-os a seu estilo de jogo. A partir dessa observação, verificou-se a necessidade de analisar as consequências disso para o futebol praticado no Brasil, principalmente sob a perspectiva das dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes nacionais, que usam o dinheiro da venda de atletas como forma de sobrevivência, a fim de cobrir buracos operacionais causados pela má gestão financeira e esportiva. Para comprovar essas hipóteses, realizamos pesquisas bibliográficas e documentais, e entrevistas com profissionais do esporte. O formato documentário foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão do material proposto.
  • Item
    Grafitando em Sanja: desenvolvimento de uma websérie sobre políticas públicas e regulamentação do graffiti em São José dos Campos, SP
    (2020) Rodrigues, Marcelo Machado; Aquino, Maria Fernanda Barboza de; Lima, Yana Karoline Carvalho Lamenha de; Domingos, Bianca Siqueira Martins; São José dos Campos
    O graffiti é uma forma de expressão cultural com papel primordial na revitalização de espaços urbanos, vindo a se tornar também patrimônio cultural imaterial da cidade. Em São José dos Campos, a partir da iniciativa de grafiteiros os muros da cidade estão ganhando cores e formas, o apoio de casas de cultura e da população, incluindo comerciantes que apostam no graffiti para dar um toque especial na decoração de seus estabelecimentos. Essa atual visibilidade do graffiti só é possível graças ao empenho dos profissionais que investem na sua arte apesar das dificuldades enfrentadas, como a repressão e o preconceito, já que o graffiti considerado arte urbana é muitas vezes confundido com pichação relacionada ao vandalismo e depredação dos espaços urbanos. Um projeto de lei em trâmite na Câmara Municipal da cidade buscando incentivar a arte com grafitti, pretende regulamentá-lo como expressão artística e autorizar a pintura em pontos públicos da cidade. Este trabalho de conclusão de curso abordará o assunto através de uma produção audiovisual em forma de webserie com a participação de grafiteiros e pessoas ligadas ao graffiti que nos trarão conhecimento sobre essa expressão artística e seu desenvolvimento na cidade de São José dos Campos.
  • Item
    FANDOM: Websérie sobre o universo dos fãs
    (2020) Manzanete, Celeste Marinho; Silva, Karolina Campos Arruda; Martins, Murilo de Oliveira; São José dos Campos
    O presente trabalho tem como objetivo definir fãs, suas organizações - denominadas fandoms -, além de como são formados os objetos de desejo destas personas - o produto midiático -, a fim de demonstrar como estes admiradores tornaram-se tão estratégicos quanto seus ídolos para a indústria fonográfica. A partir desta relação, que torna-se cada vez mais bilateral em relação à produção de conteúdo, será possível entender como funciona a cultura participativa, e quais os artifícios usados por ambas as personas, fãs e ídolos, para o alcance do sucesso. Será produzida então uma websérie que elucide termos e eventos para que seja possível conhecer mais afundo estes grandes, mas ainda subestimados produtores e consumidores.
  • Item
    Documentário "Herança"
    (2020) Ferreira, Kátia Zanvettor; Baraúna, Monique Nascimento; Costa, Juliana Soares da; Coelho, Thalita Saldanha; São José dos Campos
    Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo produzir um documentário de representação social, que se debruce sobre fetiches, estereótipos e preconceitos que as mulheres lésbicas enfrentam dia após dia e o quanto esses clichês estão ligados a representação lésbica no cinema. O intuito da obra audiovisual é ouvir e dar voz à diferentes mulheres homoafetivas para assim poder compreender o quanto o cinema colabora com a disseminação de falsos estereótipos.