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    Cultura, identidade e políticas culturais: um estudo do Brasil contemporâneo por meio da retrotopia
    (Universitário Social da Bahia) Papali, Maria Aparecida; Zanetti, Valéria Regina; Gomes, Cilene; Rodrigues, Diego Rodstein
    Em 1986, perguntaram a Celso Furtado, como ministro da cultura do Brasil, país que se recompunha do regime militar, se é necessário um ministério da cultura em um país que passa fome. Essa pergunta enseja, por sua vez, uma outra reflexão: para que serve a cultura? Este estudo, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, sustentada por meio de pesquisa documental, se utiliza dos conceitos de retrotopia (evocação de um passado mítico compreendido como glorioso ou busca da utopia no passado), na perspectiva de Bauman (2017); da Teoria do Sentido de Jörn Rüsen (2014), bem como dos conceitos de Memória Social, Cultura e Identidade pautados em Halbwachs (1990) e Joel Candau (2014). Propõe-se refletir sobre o modelo civilizatório adotado pelo governo brasileiro que atuou de 2019 a 2022 por meio das políticas culturais, na tentativa de responder à pergunta feita para Furtado. A cultura não só é importante, como é ela que nos dá a base para pensarmos sobre o que somos e o que poderemos vir a ser; mas para isso, ela não pode ter montagens conceituais fora das raízes de nossa história. Infelizmente, com raros períodos de exceção, é isso que temos assistido até então.
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    Política cultural como instância do desenvolvimento social e do interesse comum no Brasil: breve olhar sobre o Vale do Paraíba e Litoral Norte paulista
    (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) Gomes, Cilene; Zanetti, Valéria Regina
    O artigo tem o objetivo de compreender a trajetória histórica das políticas culturais no Brasil com a finalidade de situar a desconstrução em curso dessa mesma história e, no sentido inverso dessa tendência, acentuar a revalorização de suas importantes conquistas. Conjugados a esta perspectivação histórico-crítica da política cultural, valeu-se de aportes teóricos sobre as relações entre cultura e desenvolvimento, que culminam com o debate regional sobre a cultura no quadro das discussões gerais em vista do planejamento e do desenvolvimento regional no Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista. Com base em breve perfil de parâmetros indicativos da política cultural nos 39 municípios integrantes da região em foco, salienta-se que, embora a gestão cultural se mostre insuficiente, após a Constituição Federal de 1988, são perceptíveis movimentos regionais pontuais preocupados com a construção de sistemas municipais de cultura alinhados com as diretrizes democráticas da política nacional e interesses comuns de agentes locais comprometidos com a cultura e o planejamento do desenvolvimento regional. Percebeu-se que a discussão sobre sistema nacional, descentralização e atuação sinérgica de agentes locais é essencial para a promoção de políticas culturais; no entanto, é preciso que a cultura seja pensada à luz de um novo saber epistemológico de descolonização do olhar que promova a construção social de sentidos afirmativos de singularidades, de sujeitos, comunidades e lugares.
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    Proposta teórico-metodológica de inventário cultural participativo no Vale do Paraíba e Litoral Norte, São Paulo
    (Universidade da Região de Joinville) Gomes, Cilene; Zanetti, Valéria Regina; Bazanella, André
    O artigo retrata a experiência da rede colaborativa denominada Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba, São Paulo, centrada na agregação de agentes e ações com interesse comum em questões relativas à preservação do patrimônio cultural e das paisagens culturais no contexto amplo da discussão atual sobre o desenvolvimento regional-metropolitano. Com o objetivo de ensaiar um caminho teórico-metodológico que estimule a ampliação de investigações e o debate social, utilizaram-se como metodologia de elaboração do artigo o relato de experiências e a análise documental e bibliográfica. Chega-se a uma proposição teórico-metodológica fundada nas orientações conceituais do espírito dos lugares e da paisagem cultural e no desafio metodológico, debatido e consensuado no observatório, de realização de inventários culturais participativos.