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    Amigos do Benedito
    (2013-11-14) Moreira, Fernando José Garcia; Faria, Guilherme Augusto Barreto; Soriano, Filipe Coutinho; São José dos Campos
    Este trabalho de conclusão de curso é um vídeo documentário chamado “Amigos do Benedito”, que busca apresentar a história do Cine Teatro Benedito Alves da Silva, estabelecido em um prédio público, no centro da cidade de São José dos Campos. Este cine teatro encontra-se fechado desde o ano de 2003, quando encerraram suas atividades. Pessoas que conviveram neste cine teatro, contam no vídeo documentário suas experiências e as boas lembranças do local. Este vídeo também consta de depoimentos de pessoas importantes relacionadas à construção deste espaço, como por exemplo, o Padre João Guimarães, que foi o grande idealizador, enquanto este local ainda se tratava de um salão paroquial. Através de pesquisas bibliográficas, materiais de arquivos e entrevistas focalizadas, os relatos obtidos podem ser considerados de extrema importância para a história da cidade de São José dos Campos, pois não foi localizado nenhum material histórico em vídeo que conta a história deste cine teatro.
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    A importância da literatura infantil na leitura e produção de textos discentes, no terceiro ano do ensino fundamental
    (2014) Bernardes, Anézio Cláudio; Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón; Meneghini, Renata; Gonçalves, Aline de Fátima; Campos do Jordão
    O presente trabalho objetivou apresentar dados, por intermédio de uma revisão bibliográfica, acerca da importância da literatura infantil para o processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, para tornar esse processo lúdico, prazeroso, fantasioso e proficiente. O estudo investigou que, quando se trabalha a literatura infantil no terceiro ano do ensino fundamental, auxilia na concretização da alfabetização que se encerra nessa etapa de ensino, proporcionando aos discentes conhecimentos para serem compartilhados.
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    Fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2012) Dias, Vera Lúcia Catoto; Moreira, Flavia Bueno Gomes; Nunes, Pamela Cristina Freitas; São José dos Campos
    O presente trabalho visou apresentar, analisar e discutir algumas das possíveis causas para se justificar o fracasso escolar no Brasil, bem como, a responsabilidade dos órgãos governamentais e profissionais da educação, que trabalharão direta ou indiretamente com as mesmas, Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, um estudo sistematizado, desenvolvido com base em artigos científicos publicados entre 2001 e 2012, revista e livros relacionados à educação e na base de dados MEDLINE, LILACS, SCIELO, BIREME e IBGE, a fim de estudar as causas do fracasso escolar no Brasil. O resultado apresentou dados relevantes para a discussão do tema, fracasso escolar e promove uma reflexão crítica em relação à aprendizagem de sucesso.
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    A magia dos contos de fadas na educação infantil de 3 a 5 anos de idade
    (2016) Bernardes, Anézio Cláudio; Rodrigues, Dulcineia Ferreira; Souza, Tatiana Cristina de; Campos do Jordão
    Esta pesquisa tem como objetivo averiguar como a ludicidade da criança e sua imaginação são fatores primordiais em seu processo cognitivo, emocional e, consequentemente, em sua criticidade e cidadania. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo referencial teórico partiu dos Referenciais Curriculares nacionais da educação infantil – RCNEI e dos pressupostos teóricos de Bettelheim (1978-2002), Coelho (2000), Abramovich (2006), e Zilberman (2012), dentre outros. Os dados apontam que se os contos de fadas forem trabalhados, de forma proficiente no processo ensino aprendizagem, na Educação Infantil, esse processo torna-se lúdico, prazeroso e, consequentemente, proporcionará à criança desse segmento educacional momentos de pura magia.
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    Desafios da rotina de berçário na educação infantil
    (2014) Meneghini, Renata; Costa, Delma Teresa; Campos do Jordão
    O objetivo desse trabalho é fazer um levantamento bibliográfico e análise de duas propostas de Educação Infantil para berçário. O foco é analisar como a rotina de berçário é estruturada a partir das propostas pedagógicas, associando o educar, o cuidar e o brincar de uma maneira que atuem de forma ampla no desenvolvimento da criança. Com base no histórico da Educação Infantil no Brasil pode-se entender melhor o problema que as creches encontram em relacionar o binômio cuidar e o educar. A análise mostrou que existem documentos que auxiliam em todas as questões motoras, emocionais, e sociais dos bebês, possibilitando uma rotina educativa. Entretanto, a proposta de São José dos Campos mostra-se bastante ampla no sentido de ampliar o desenvolvimento infantil de 0-3 anos.
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    Os limites das atuais políticas de planejamento urbano para áreas em processos de conurbação: estudo de caso da microrregião de Aparecida, Vale do Paraíba - SP
    (2011-03-17) Valério Filho, Mario; Costa, Sandra Maria Fonseca da; Reschilian, Paulo Romano; Florenzano, Teresa Gallotti; Lopes, Antonio Gustavo Alves; Oliveira, José Oswaldo Soares de; São José dos Campos
    Na atual conjuntura constitucional das políticas de planejamento urbano no Brasil, observa-se um baixo grau de articulação política no que se refere aos processos de gerenciamento e ordenamento do território. Em nível nacional, o Estatuto da Cidade, Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001, estabelece diretrizes gerais da política urbana à produção e implementação de Planos Diretores. Apesar disso, igualmente, falta a visão de inserção regional em municípios que apresentam características físicas comuns e estão localizados em áreas conurbadas e de grandes extensões em limites administrativos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar a incompatibilidade entre as políticas de planejamento e as características físicas (geomorfológicas), ambientais e sócio-econômicas da região de estudo (Aparecida, Guaratinguetá, Potim e Roseira ? SP), bem como verificar quais os instrumentos de planejamento utilizados por esses municípios e se esse uso é feito de forma articulada ou não entre eles. Para a consecução desse objetivo, a pesquisa faz, além de uma contextualização da conjuntura atual das políticas urbanas no país, uma apresentação do processo histórico de formação sócio-urbana dos municípios em estudo. Por meio de cartografias e fotografias, apresenta as características da região em estudo, identificando os atributos físicos e naturais que condicionaram a sua urbanização. Dada a compreensão da microrregião delimitada, o trabalho realiza uma sobreposição das informações delineadas pelos respectivos municípios através de seus Planos Diretores Municipais. A fim de verificar a compatibilidade das diretrizes apresentadas, o trabalho identifica as implicações geradas pela falta de articulação entre os municípios estudados. Essas identificações podem subsidiar a avaliação de parte da problemática de articulação entre as esferas administrativas do país.
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    Planejamento Urbano e Regional: trajetórias do Quilombo da Caçandoca em Ubatuba, SP
    (2011-02-24) Papali, Maria Aparecida Chaves Ribeiro; Lima, Viviana Mendes; Paes, Silvia Regina; Roque, Zuleika Stefânia Sabino; Santos, Clayton Galdino Rosendo dos; Ribeiro, Pedro; São José dos Campos
    Este trabalho objetivou abordar o Patrimônio Cultural do Território Quilombola da Caçandoca em Interface com o Planejamento Urbano e Regional. Sob metodologia não invasiva(Arqueologia da Paisagem) e participativa(Arqueologia Pública) evidenciou na Serra da Lagoa, Ubatuba,SP um anfiteatro que acolheu desde tempos coloniais sistemas culturais que originaram a conformação da comunidade tradicional atual. Descreveu o status deste compartimento como um dos últimos locais de tráfico clandestino de escravos no Brasil. Abordou a economia e ocupação de subsistência caiçara-quilombola na transição entre o fim do século XIX e avançar dos novecentos. Incluiu em sua discussão a formação do quilombo, como resistência ante agressões capitalistas. Com ela, a consolidação da identidade quilombola e sua luta,em conjunto com diversos movimentos sociais, no decorrer da década de 1980. Estes esforços resultaram em ganhos jurídicos, personalizados pela constituição cidadã de 1988. O arcabouço legal foi analisado nos diversos contextos que se inter-relacionam: patrimonial; étnico; urbanístico e ambiental. Em associação, foram elencados testemunhos das categorias de recursos culturais da comunidade: arqueológico; edificado; monumental e artístico em espaços públicos; paisagístico; imaterial; bens móveis e o quilombo, ele próprio um bem patrimonial. A presença destes recursos demanda responsabilidades de preservação, termo aqui concebido como composto por zeladoria, autonomia em sua gestão e fruição. As possibilidades de uso do patrimônio cultural são representadas por vieses pedagógicos, artísticos, econômicos e identitários. As análises da relação patrimônio cultural –Planejamento Urbano e Regional concluíram que os testemunhos do passado poderão balizar demandas funcionais e simbólicas da comunidade. Indicam que a autonomia do território, em construção e disputa com a sociedade, pode direcioná-lo para inserção no pacto federativo nacional, à maneira de outra esfera administrativa, inclusa no município. Sobretudo, procurou atentar para as demandas afetivas da comunidade, em suas necessidades em relação ao poder público: o atendimento às suas questões práticas devem ser acompanhadas de suas percepções memoriais, expressões do patrimônio cultural brasileiro. Em conjunto com os recursos naturais dos quais são depositários, são componentes do macrobem ambiental nacional, bens necessários à vida,vetores de desenvolvimento individual e coletivo.
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    Determinação de metalicidade em núcleos de galáxias seyfert 2
    (2018-03-15) Castro, Claudio de Sousa; Dors Junior, Oli Luiz; Krabbe, Angela Cristina; Fernandes, Francisco Carlos Rocha; Riffel, Rogemar André; Rodriguez Ardila, Alberto; Cardaci, Mónica Viviana; São José dos Campos
    Ao longo das últimas décadas o trabalho envolvendo os objetos conhecidos como Active Galactic Nuclei (AGNs) vem ganhando cada vez mais atenção de diversos autores, no sentido aprimorar os conhecidos já adquiridos, mas também aprimorar esse conhecimento. Esses conhecimentos permeiam desde o entendimento dos processos físicos que nestes ocorrem, bem como aumentar a contribuição para um melhor mapeamento do Universo. A proposta inicial do projeto da tese partiu do fato de se explorar os valores tanto de metalicidade ( Z ) quanto do parâmetro de ionização (U ) dos AGNs disponíveis na literatura por meio das intensidades dos valores de suas linhas de emissão na faixa do espectro do infravermelho, ótico e ultravioleta. Após a obtenção destes valores, compará-las com os valores preditas por uma grade de modelos de fotoionização, construídos com o código CLOUDY. Até o ínicio deste trabalho de tese haviam na literatura apenas três calibrações (teóricas) para os AGNs relacionando as intensidades das linhas de emissão e aqueles obtidos pelo código, uma na faixa do ultravioleta e duas na faixa do ótico. Dentre os tipos de AGNs classificados, foi escolhido para esta análise as chamadas galáxias Seyfert. No primeiro momento, o trabalho se deu na região do ótico e foi obtida uma calibração entre a metalicidade (Z ) e as intensidades das razões de linhas de emissão N2O2 = log([NII]l6584/[OII]l3727) para uma mostra de ? 60 objetos. Para essa região do espectro eletromagnético a calibração ( Z N2O2 ) para os núcleos das galáxias Seyfert selecionadas da amostra uma larga faixa de metalicidades (0, 30 ? Z/Z ? 2, 00), com um valor médio de < Z >? Z . Estes valores obtidos da calibração foram comparados com outros fatores físcos (exemplo, luminosidade) para verificar se havia ou não alguma correlação. Seguindo o mesmo procedimento, partiu-se para a análise da região do ultravioleta e a calibração obtida entre a metalicidade (Z ) e as intensidades das razões com as linhas de emissão C43 = log[(CIVl1549+ CIII]l1909)/HeIIl1640], para uma amostra de ? 10 objetos, obtendo a calibração Z C43. Dessa calibração foi obtida uma faixa mais estreita de metalicidades ( 1, 00 ? Z/Z ? 1, 75), com um valor médio de < Z >? 1, 4Z . Finalmente, buscou-se comparar estes valores de metalicidades obtidos da calibração com os valores da luminosidade destes. Vale lembrar que as calibrações foram obtidas da comparações dos valores das intensidades de linhas de emissão das galáxias Seyfert escolhidas das amostras com os valores das grades construídas pelo CLOUDY por meio de interpolação linear entre estes valores através dos chamados "diagramas de diagnóstico"e que desta mesma maneira pode-se obter também, os valores dos parâmetros de ionização.
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    Síntese e caracterização de lipossomas
    (2014-12-05) Melo, Josué David Gimenez de; Tosato, Maira Gaspar; Raniero, Leandro José