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Item O jingle como ferramenta de comunicação para a construção da imagem de uma marca(2020) Manzanete, Celeste Marinho; Baltazar, Carlos Henrique Pereira; Cahalane, Livia Karina; São José dos CamposO presente trabalho tem como principal objetivo explicar o jingle como ferramenta de comunicação integrada ao marketing, abordando desde o processo de criação, verificando as técnicas existentes de veiculação para esse tipo de peça publicitária. Como os jingles são estratégias publicitárias que já existem há um longo tempo e com o avanço da tecnologia surgiram novos meios de comunicação e novas estratégias para esses meios, pode-se dizer que o jingle foi deixado de lado por ter sido considerado ultrapassado para atingir o novo público alvo que surgiu juntamente com a utilização dos novos meios de comunicação. Nosso objetivo com esse trabalho é demonstrar como o jingle ainda é efetivo como estratégia publicitária e pode ser considerado algo facilmente disseminável e moldável tornando-o uma ótima ferramenta de comunicação para introduzir uma marca ao consumidor. O jingle precisou se adaptar aos novos meios de comunicação, e ao gosto de quem o consome, dessa forma, houve diversas modificações até se tornar o que é hoje. O problema identificado por meio do livro e das referências estudadas foi: existe possibilidade de fixar uma marca na mente do consumidor através de um jingle? Quanto ao método aplicado utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, onde foi estudado a opinião de setenta pessoas sobre jingles de sucesso dos anos 90 e 2000 e o que consideram que faz com que o jingle fique fixado na mente dos ouvintes. A partir desses dados demos início a parte da técnica de pesquisa bibliográfica, utilizada para o levantamento do embasamento teórico visando conhecer a teoria e utilizá-la como ferramenta para compreender melhor sobre a importância de um jingle no marketing e como introduzi-lo ao consumidor através de uma marca. Verificou-se que existe diversos elementos e formatos utilizados na estrutura na composição da peça publicitária e o sucesso dessa estrutura acontece por meio de uma memória afetiva que existe no interior do cérebro que faz com que o consumidor tome decisões se baseando no emocional. Destaca-se que os jingles, muitas vezes, conseguem despertar essa emoção nostálgica nos consumidores, mas isso não quer dizer necessariamente que irão conseguir despertar o desejo de comprar.Item Informação e comunicação: Inovações Tecnológicas e Sociopolíticas para o Planejamento Regional Socialmente Construído(Universidade de Taubaté) Gomes, Cilene; Andrade, Daniel José deO artigo propõe-se a discutir a questão da inovação aliada ao valor social dado à informação e a comunicação, orientado por aportes clássicos e atuais acerca das inovações e de perspectivas do desenvolvimento regional e seu planejamento. Adotando metodologia exploratória e de base descritiva, com apoio em bibliografias e informações sobre plataformas e interfaces de compartilhamento de informação geoespacial, chega-se a questionamentos e discussões a respeito da necessidade de uma visão crítica das políticas de inovação, indo além da promoção de inovações tecnológicas a serviço exclusivo dos interesses de mercado. Nesse sentido, suscita-se uma reflexão sobre possíveis inovações de natureza sociopolítica e arranjos cooperativos para a construção de um planejamento e desenvolvimento socialmente construído e necessário.