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Navegando FEA por Autor "Almeida, Ana Laura Alves de"
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Item O ensino das leis de Mendel contemplado em estratégias lúdicas(2020) Morais, Flavia Villaça; Vilasboas, Caroline Souza e; Soares, Cristina Pacheco; Almeida, Ana Laura Alves de; São José dos CamposOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998), foram criados para auxiliar a escola a se modernizar, e a se adequar à tarefa de formação do cidadão, bem como demostrar claramente a necessidade de mudança da escola. Um ensino onde a aprendizagem seja significativa para o aluno, e que, por essa razão, permita a aquisição de um instrumental para agir em diferentes contextos, principalmente, em situações inéditas de vida, é denominado ensino eficaz. O ensino dos conteúdos de Biologia está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e aponta para a: problematização, instrumentalização, e retorno da prática social, ao aproveitamento de recursos naturais e intensa intervenção humana no ambiente. Os procedimentos de avaliação devem levar em conta a dinâmica dos ecossistemas, dos organismos, do modo como a natureza se comporta. O presente trabalho, cujo referencial é o tema “O ensino das Leis de Mendel contemplado em estratégias lúdicas”, pretende oferecer ideias para a realização de atividades e estratégias, a fim de proporcionar estimulação aos estudantes intra e extra classe, bem como ao docente, uma vez que as pesquisas relacionadas ao tema são motivadoras por si só. Essas propostas voltadas para o público do Ensino Médio consistem em um manual elucidativo destinado ao docente, onde o mesmo poderá se basear para transmitir esse conteúdo proposto de uma maneira mais lúdica, com o objetivo de, ”brincando”, estimular a retenção do conhecimento e motivando a aprendizagem. Se encontra presente no manual uma pequena introdução sobre o tema e as informações acerca das atividades destinadas aos estudantes como o jogo de víspora “bingo” e mapas mentais, bem como uma proposta para o segmento da aula. Se espera com esse manual que haja participação ativa dos alunos no recurso apresentado e, com essa ação, possibilitar debates que demonstrem a aquisição efetiva da aprendizagem. Acredita-se que, com essa metodologia, seja proporcionada a valorização das principais características das mencionadas Leis propostas pelo geneticista.