FEA
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando FEA por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 43
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importância da literatura infantil na leitura e produção de textos discentes, no terceiro ano do ensino fundamental(2014) Bernardes, Anézio Cláudio; Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón; Meneghini, Renata; Gonçalves, Aline de Fátima; Campos do JordãoO presente trabalho objetivou apresentar dados, por intermédio de uma revisão bibliográfica, acerca da importância da literatura infantil para o processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, para tornar esse processo lúdico, prazeroso, fantasioso e proficiente. O estudo investigou que, quando se trabalha a literatura infantil no terceiro ano do ensino fundamental, auxilia na concretização da alfabetização que se encerra nessa etapa de ensino, proporcionando aos discentes conhecimentos para serem compartilhados.Item A magia dos contos de fadas na educação infantil de 3 a 5 anos de idade(2016) Bernardes, Anézio Cláudio; Rodrigues, Dulcineia Ferreira; Souza, Tatiana Cristina de; Campos do JordãoEsta pesquisa tem como objetivo averiguar como a ludicidade da criança e sua imaginação são fatores primordiais em seu processo cognitivo, emocional e, consequentemente, em sua criticidade e cidadania. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo referencial teórico partiu dos Referenciais Curriculares nacionais da educação infantil – RCNEI e dos pressupostos teóricos de Bettelheim (1978-2002), Coelho (2000), Abramovich (2006), e Zilberman (2012), dentre outros. Os dados apontam que se os contos de fadas forem trabalhados, de forma proficiente no processo ensino aprendizagem, na Educação Infantil, esse processo torna-se lúdico, prazeroso e, consequentemente, proporcionará à criança desse segmento educacional momentos de pura magia.Item A perspectiva do professor de biologia sobre a importância das aulas práticas para a compreensão e interesse dos alunos do ensino médio(2022) Zácaro, Patrícia Mara Danella; Joaquim, Walderez Moreira; Santos, Heloisa Antunes de Faria; Nogueira, Maria Laura Montes Domiciano; São José dos CamposA literatura mostra que, de modo geral, o uso do recurso de aulas práticas no processo ensino-aprendizagem parece facilitar a fixação de conteúdos, despertando o interesse do aluno e sua curiosidade. Dessa forma, minimizando o desinteresse, aprender se torna mais agradável. Baseado nisso, o presente estudo pretende avaliar, sob o ponto de vista do professor, o impacto das aulas práticas especificamente na área de Biologia para alunos do Ensino Médio, buscando defender e estimular o uso dessa ferramenta no ambiente escolar. A literatura mostrou que, de modo geral, o uso desse recurso no processo ensino-aprendizagem parece facilitar a fixação de conteúdos, despertando o interesse do aluno e sua curiosidade. E assim, minimizando o desinteresse, o aprender se torna mais agradável. Foram aplicados 8 questionários para professores da área de Biologia do Ensino Médio em escolas das cidades de São José dos Campos/SP e Paraibuna/SP. Os dados mostram que, mesmo encontrando dificuldades para sua realização, todos os professores utilizam aulas práticas e concordam que as mesmas despertam maior interesse e participação dos alunos. Concluiu-se que pela maior participação e levantamento de questionamentos dos alunos foi obtido melhor aproveitamento na construção do conhecimento, provando a importância das práticas para esses estudantes.Item Amores líquidos no cotidiano(2021-11) Gonçalves, Lucas Baumgratz; Bassani, Giovana; São José dos CamposEste trabalho de Graduação se propõe desenvolver e pesquisar a criação de tiras na temática do Amor Líquido proposto por Zygmunt Bauman através de revisão bibliográfica, levantamento de referências e estudo de caso. O produto desenvolvido é uma coletânea de tiras apresentando situações cotidianas permeadas pelo conceito do Amor Líquido. Assim como Bauman retrata a efemeridade das relações humanas, as tiras também possuem o caráter breve.Item Análise dos efeitos visuais em Rise of the Tomb Raider(2021-11) Cavalcanti, Rogério Rennó; Huppert, Matheus Lunardi; São José dos CamposQuando falamos em efeitos visuais, imediatamente lembramos de cinema, explosões, lasers ou até mesmo magia. Também conhecidos como VFX(Visual Effects), os efeitos visuais são tão diversos quanto suas aplicações em diversas mídias diferentes. Este projeto tem como foco o estudo sobre as aplicações e importâncias de efeitos visuais, especificamente, nas mídias de jogos digitais. Adicionalmente, foi pesquisado o impacto que o uso de efeitos visuais pode ter no complemento e enriquecimento de um jogo eletrônico, assim como sua necessidade para clareza de objetivos durante a jogabilidade. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do efeito visual nos jogos eletrônicos tendo como base pesquisa do que é o efeito visual, e o que é o efeito visual nos jogos eletrônicosItem Arte sem mordaça: uma análise a partir de Jean-Paul Sartre e Jacques Lacan da expressão artística no período da Ditadura Civil-Militar Brasileira como ameaça às estruturas políticas conservadoras(2021-11-24) Oliveira, Christiana Paiva de; Farias, Mariana de Oliveira; Moura, Carlos Eduardo Ortolani Prado de; Wentzcovitch, Elisa Chaves; Garcia, Mariana Oliveira Gonzales; Rodrigues, Diego Rodstein; São José dos CamposEste trabalho tem como objetivo principal estudar a expressão artística como uma possibilidade de denúncia das estruturas políticas conservadoras, a partir da perspectiva fenomenológica existencial e da psicanálise lacaniana. Com base nas diferentes aproximações dessas duas abordagens, este estudo propõe a conceituação da falta como algo que está no cerne da estrutura do sujeito, apontando assim para a possibilidade da arte ser um ímpeto de expressão de uma realidade que está sendo buscada ou vivida pelo sujeito. Utilizou-se uma revisão narrativa, delineando as peculiaridades dessas estruturas teóricas, demonstrando a produção artística como um meio de linguagem crítica ao sistema político, explicitando e condensando o que foi reprimido socialmente. Tal análise pretende contribuir para a compreensão de que se fez possível articular a constituição do sujeito inserido na cultura, sendo a arte um recurso que traduz o modo como o sujeito afeta e é afetado pelo entorno.Item Aulas de stop-motion no 5º ano do ensino fundamental I(2022-12-14) Baumgratz Gonçalves, Lucas; Santos, Raphael Silva dos; São José dos CamposO presente trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um plano e cronograma de aula que aborde a animação Stop-Motion, contendo contextualização sobre o assunto, discussão e construção de um projeto de animação feito pelos estudantes para assim demonstrar a importância da animação e sua viabilidade de aplicação em sala de aula. A motivação e justificativa para esta monografia se baseia em teóricos da psicologia, pedagogia e animação, além da Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho de conclusão de curso tem como referencial teórico a história e pré-história da animação, se baseando em animadores e estudiosos da animação como Richard Williams, Thomas Frank, Johnston Ollie, Howard Beckerman, Lucena Júnior e também os doze fundamentos da animação. Durante a metodologia são abordados a BNCC, Abordagem Triangular, Jerome Bruner, Jean Piaget e um exemplo de plano de ensino para fundamentar meus estudos. O trabalho conclui com o desenvolvimento de um plano de ensino e um cronograma de aulas elaborado a partir da pesquisa e concluindo demonstrando a viabilidade do projeto.Item Brinquedo que auxilia no processo criativo: criação de peças de montar(2021) Cavalcanti, Rogério Rennó; Nascimento, Vitor Barreto do; São José dos CamposO tema desta pesquisa é a produção de uma linha de blocos montáveis que propõe uma maneira de romper o bloqueio criativo e estimular a criatividade artística. A justificativa desta pesquisa é analisar o bloqueio criativo enfrentado por diversos artistas, que acabam por limitar a produção de suas obras e, também, direcionar uma crítica à uma produção massiva de brinquedos que não permitem interferência pessoal, gerando assim poucas, ou nenhuma, variações em relação a seus usos. Os objetivos desta pesquisa compreendem: 1) teorizar e analisar o bloqueio criativo e seu impacto na vida dos artistas, gerado por brinquedos tradicionais que não exploram as infinitas possibilidades criativas; 2) entender e explicar a criatividade, analisando-a por diversas perspectivas; 3) fazer um junção de conceitos do toy art com técnicas de modelagem 3d; 4) propor um novo brinquedo criado a partir das análises referenciais expostas, que busquem auxiliar o processo criativo de forma lúdica. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa foi apresentar soluções para o bloqueio criativo por meios físicos, como o Toy-Art e brinquedos que estimulam a criatividade, e metodológicos, como os passos apresentados para estimular o criativo e romper com o tradicional – que serão apresentados futuramente. Para atender a esse objetivo, esta pesquisa buscou embasamento teórico em Aries (1981), Phoenix (2006), Lubart (2007) e Greene (2013). Também em Dondis (2003) e Cas Holman (2007). Como procedimento, elaborou-se, em primeiro lugar, a definição e diferenciação de brinquedos e os chamados toy-art. Em seguida, explorou-se a criatividade e as barreiras enfrentadas pelos artistas em relação a ela, propondo soluções a eles. Finalmente, os dois últimos capítulos apresentam a criação de uma linha de blocos de montar, que encontraram referência na linha Geemo de Holman (2007), com o objetivo de explorar a criatividade de acordo com conceitos explorados por Dondis relativos às formas básicas; e a parte técnica da criação das peças, como explicação do uso dos programas digitais e impressoras 3D utilizadas para materializar as peças.Item A construção de um cenário impressionista para efeitos especiais(2021) Cavalcanti, Rogério Rennó; Martins, Thomaz Sardinha Leonardo Lopes; São José dos CamposEste trabalho apresenta a construção de um ambiente virtual 3D, com base na estética impressionista, a fim de ser utilizado para efeitos especiais. A obra motivadora do trabalho é o livro “O Temor do Sábio”, de Patrick Rothfuss. O trabalho mostra a necessidade crescente de artistas de efeitos especiais, e faz um panorama histórico da evolução dos efeitos, que leva até às tecnologias mais atuais. O objetivo do trabalho é construir o cenário pronto para ser utilizado por uma tecnologia de render em tempo real, mas sem a intenção de aplicá-lo de fato a uma produção audiovisual. Para essa construção, utilizou-se da técnica de modelagem 3D com o software Blender. O produto final do trabalho é o render completo do espaço cenográfico.Item Uma conversa através do tempo(2021) Gonçalves, Lucas Baumgratz; Lewin, Isabella de Castro; Ferreira, Matheus Santos; São José dos Campos“Uma Conversa Através do Tempo” é um Projeto Interativo no formato de um Sketchbook que visa ser compartilhado entre um autor fictício e o leitor. A seguir consta toda a Origem e Processo de Criação do Projeto. A história traz uma figura conhecida como “O Andarilho”, que retrata seu mundo em seu sketchbook enquanto está em uma jornada de identificação e pertencimento. A Interatividade é um elemento importante, pois por meio desta o Leitor completa a obra. Ao trazermos a camada de Interatividade, damos profundidade a nosso trabalho, que deixa de ser apenas contemplativo para trazer uma maior presença do Leitor na obra, promovendo práticas que envolvem o pensamento reflexivo, a observação, o desenho e a escrita.Item Copo sujo(2020-11) Gonçalves, Lucas Baumgratz; Pereira, Rodrigo Cândido; São José dos CamposEste projeto é um dossiê, apresentando todos os meios usados para a execução e produção do curta-metragem “Copo Sujo”. Sendo possível encontrar etapas de produção e construção da narrativa da obra. Será abordado neste dossiê temas como discussão do arquétipo do vilão, estereótipo feminino no âmbito do cinema.Item Cranach e a reforma protestante: perspectivas históricas e patrimônio cultural(2023) Prince, Ana Enedi; Job, Ediglê Silva Honorio; São José dos CamposA presente monografia tem por intenção apresentar uma análise bibliográfica sobre a Reforma Protestante com perspectivas distintas com Lucien Febvre na sua obra “Martinho Lutero, um destino”, Jean Delumeau com sua obra “Nascimento e afirmação da reforma” e por último, Friederich Engels com seu livro “As guerras camponesas na Alemanha”, sendo todos eles reconhecidos por suas obras relacionadas com a reforma protestante por terem agregado com suas pesquisas sobre esse tema. Ademais, será evocado um agente histórico pouco conhecido na história desse movimento que contribuiu para o tão conhecido movimento religioso no período da idade moderna chamado Lucas Cranach, o velho pintor do movimento protestante, destacando as imagens desse pintor como patrimônio cultural e assim agregar com tudo o que já foi estudado sobre esse acontecimento que foi um dos movimentos mais marcantes da idade moderna. A metodologia usada no trabalho foi um levantamento com leitura e análise bibliográfica sobre o tema proposto.Item Cuidados cotidianos: um estímulo a partir das cores(2021) Gonçalves, Lucas Baumgratz; Coelho, Isabela Sodré; São José dos CamposEste Trabalho de Graduação tem como tema “Cuidados Cotidianos", um estímulo a partir das cores” e trata-se do desenvolvimento de um projeto de mural no Parque Vicentina Aranha, a fim de buscar cuidados às pessoas por meio da imersão de cores e arte em um ambiente aberto. A motivação para a realização desse projeto surgiu a partir da nova realidade imposta pela pandemia do covid-19. Tornou-se necessário repensar cuidados, como o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Com a reabertura de lugares públicos na cidade, o projeto pretende instigar o imaginário das pessoas, de modo a estimular o bem estar através das cores. De acordo com a pesquisadora Eva Heller, as cores causam sensações e despertam emoções nas pessoas dependendo do contexto. Com base nisso e após esse período difícil, a intenção do projeto é de causar sensações boas e estímulos positivos, a partir da psicologia das cores.Item A depressão tratada na literatura infanto-juvenil(2020-11) Britto, Bruno; Antonio, Marcela Nascimento; São José dos CamposEste Trabalho de Graduação (TG) visa analisar a importância do livro infantil ilustrado como material educativo e de entretenimento, através de pesquisas, levantamento de referências e estudos de caso, além da conscientização da depressão durante a infância, como tema a não ser considerado um tabu. Ao final desta pesquisa, será desenvolvido um livro infantil ilustrado como produto, contendo ilustrações e história originais. Com a união da imagem e do texto, o livro infantil ilustrado tem o intuito de estimular a imaginação, criatividade e inspirar novos leitores.Item Desafios da rotina de berçário na educação infantil(2014) Meneghini, Renata; Costa, Delma Teresa; Campos do JordãoO objetivo desse trabalho é fazer um levantamento bibliográfico e análise de duas propostas de Educação Infantil para berçário. O foco é analisar como a rotina de berçário é estruturada a partir das propostas pedagógicas, associando o educar, o cuidar e o brincar de uma maneira que atuem de forma ampla no desenvolvimento da criança. Com base no histórico da Educação Infantil no Brasil pode-se entender melhor o problema que as creches encontram em relacionar o binômio cuidar e o educar. A análise mostrou que existem documentos que auxiliam em todas as questões motoras, emocionais, e sociais dos bebês, possibilitando uma rotina educativa. Entretanto, a proposta de São José dos Campos mostra-se bastante ampla no sentido de ampliar o desenvolvimento infantil de 0-3 anos.Item Desenvolvimento de estampas digitais para produtos autorais(2021-11) Baraúna, Monique Nascimento; Tsukamoto, Milena Yoshie; São José dos CamposSendo diretamente ligado ao design gráfico, o design de superfície é responsável pela parte estética e criativa da área de estamparia e impressão. Dessa forma, nesse ramo, a criatividade e dotes artísticos para desenvolver projetos se tornam de grande importância. O presente Trabalho de Graduação, se propõe a realizar uma pesquisa sobre a área da estamparia e design de superfície, a partir de levantamentos bibliográficos sobre o tema tratado, mostrar conceitos sobre padronagem e composição. O projeto como um todo, caminhará em direção ao desenvolvimento de duas estampas autorais, que tem como o tema principal, a estação do ano outono. Os elementos que irão constituir o módulo, se tratarão de formas e ilustrações ligadas diretamente ao tema, com algumas referências à histórias do outono japonês. À vista disso, a estampa em si, será produzida de forma que consiga trazer uma certa delicadeza e doçura em sua composição. E para isso, será utilizado técnicas do doodle art para o desenvolvimento das ilustrações.Item Dream Shard(2020) Baraúna, Monique Nascimento; Soares, Gustavo Vieira; São José dos CamposO tema do projeto consiste em construir um universo com suas particularidades, especificidades e temática única dentro da mídia Instagram, o mundo deste projeto foi baseado na experiência de dormir, o universo em que vamos parar ao adormecer. É um universo Lúdico que acontece dentro do subconsciente de quem dorme, o mundo é chamado por aqueles que pertencem no mesmo de Sandslan, e é um mundo separado em várias cidades estado, as duas mais populares e por consequência as que iram aparecer com o decorrer do trabalho são: A cidade dos sonhos, conhecida como “Mundo da fantasia” e a cidade dos pesadelos conhecida pelo nome de “Abismo dos calafrios”.Item Educação Judaica, a transmissão da cultura, tradição na infância e o conhecimento empírico que moldam a educação formal e informal(2023) Monção Junior, Roberto Gomes; Targini, Natália Diniz de Lima; São José dos CamposO trabalho de pesquisa teve por objetivo mostrar a importância da cultura escolar constituída por meio da polissemia da história e da educação judaica que se alicerça numa cultura milenar em suas tradições e crença religiosa. Compreender a transmissão da educação judaica na infância que é passada de geração em geração, através da educação formal e informal. A pesquisa acadêmica é resultado de uma longa bibliografia que busca se aprofundar entre a tradição e o conhecimento empírico que moldam a educação formal e informal. O estudo compreende pesquisa qualitativa exploratória que tem como fonte a revisão bibliográfica, cujo direcionamento se volta ao entendimento da cultura escolar, particularmente no que se refere à formação dos indivíduos, à sua seleção e ao seu desenvolvimento a partir da ótica judaica de educação. A escola como instituição que se estrutura sobre processos, valores, significados, constituidores da própria cultura, não é monolítica, nem estática, assim este trabalho de pesquisa se volta à educação informal que se difere da educação formal em dois sentidos, em que a primeira se processa em todo tempo através dos pais judeus, em todas as circunstâncias e independe de local; a segunda se prende a um tempo e local determinado às Instituições Judaicas de Transmissão das leis.Item Estética concreta de Lygia Clark na criação de uma identidade visual(2021) Baraúna, Monique Nascimento; Khalil, Jorge Elias; São José dos CamposEste trabalho consiste numa pesquisa sobre o Concretismo, mais precisamente da artista Lygia Clark e a aplicação da sua estética em uma marca. O conceito é dado pela dinâmica que as obras concretistas trabalham a forma e como isso influenciou diretamente o design digital. Com isso, serão usados os elementos principais do concretismo e a essência de algumas obras de Lygia Clark para construção da marca, passando pelo briefing, paleta de cores, formas, logo e aplicação final. Lygia Pimentel Lins, renomada artista concretista, possui uma forma peculiar no seu estilo. Dentro de seus trabalhos, fragmenta sua visão, sólida e robusta, a fim de usar a forma como figura artística. de Lygia segue a direção do “não-representar” e da remoção de bases. Propõe o esclarecimento do artista e da arte e o fim da alienação do observador, que consegue participar da criação da arte em si. Conforme aumenta as maneiras de noção sensitiva em seus projetos, concilia a arte com o corpo, individualmente ou coletivamente. Depois, se dedica ao conhecimento terapêutico.Item Estímulo para a descoberta sobre seu sagrado a partir da estesia (BNCC) e recortes da História da Arte Ocidental(2021-12) Pinto, Jéssica Monteiro; Oliveira, Paola Maria Pereira de; São José dos CamposO presente trabalho propõe o desenvolvimento de um material didático que proporciona a descoberta do sagrado individual a partir de elementos culturais no cotidiano. Tem como ponto de partida o estudo do sagrado de forma simbólica cultural na cidade de Santa Branca e também se apoia em recortes da História da Arte Ocidental elaborando uma visão ampla sobre a valorização cultural e a diversidade das visões sobre a temática do sagrado.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »