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Item Fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental(2012) Dias, Vera Lúcia Catoto; Moreira, Flavia Bueno Gomes; Nunes, Pamela Cristina Freitas; São José dos CamposO presente trabalho visou apresentar, analisar e discutir algumas das possíveis causas para se justificar o fracasso escolar no Brasil, bem como, a responsabilidade dos órgãos governamentais e profissionais da educação, que trabalharão direta ou indiretamente com as mesmas, Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, um estudo sistematizado, desenvolvido com base em artigos científicos publicados entre 2001 e 2012, revista e livros relacionados à educação e na base de dados MEDLINE, LILACS, SCIELO, BIREME e IBGE, a fim de estudar as causas do fracasso escolar no Brasil. O resultado apresentou dados relevantes para a discussão do tema, fracasso escolar e promove uma reflexão crítica em relação à aprendizagem de sucesso.Item A importância da literatura infantil na leitura e produção de textos discentes, no terceiro ano do ensino fundamental(2014) Bernardes, Anézio Cláudio; Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón; Meneghini, Renata; Gonçalves, Aline de Fátima; Campos do JordãoO presente trabalho objetivou apresentar dados, por intermédio de uma revisão bibliográfica, acerca da importância da literatura infantil para o processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, para tornar esse processo lúdico, prazeroso, fantasioso e proficiente. O estudo investigou que, quando se trabalha a literatura infantil no terceiro ano do ensino fundamental, auxilia na concretização da alfabetização que se encerra nessa etapa de ensino, proporcionando aos discentes conhecimentos para serem compartilhados.Item Desafios da rotina de berçário na educação infantil(2014) Meneghini, Renata; Costa, Delma Teresa; Campos do JordãoO objetivo desse trabalho é fazer um levantamento bibliográfico e análise de duas propostas de Educação Infantil para berçário. O foco é analisar como a rotina de berçário é estruturada a partir das propostas pedagógicas, associando o educar, o cuidar e o brincar de uma maneira que atuem de forma ampla no desenvolvimento da criança. Com base no histórico da Educação Infantil no Brasil pode-se entender melhor o problema que as creches encontram em relacionar o binômio cuidar e o educar. A análise mostrou que existem documentos que auxiliam em todas as questões motoras, emocionais, e sociais dos bebês, possibilitando uma rotina educativa. Entretanto, a proposta de São José dos Campos mostra-se bastante ampla no sentido de ampliar o desenvolvimento infantil de 0-3 anos.Item A magia dos contos de fadas na educação infantil de 3 a 5 anos de idade(2016) Bernardes, Anézio Cláudio; Rodrigues, Dulcineia Ferreira; Souza, Tatiana Cristina de; Campos do JordãoEsta pesquisa tem como objetivo averiguar como a ludicidade da criança e sua imaginação são fatores primordiais em seu processo cognitivo, emocional e, consequentemente, em sua criticidade e cidadania. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo referencial teórico partiu dos Referenciais Curriculares nacionais da educação infantil – RCNEI e dos pressupostos teóricos de Bettelheim (1978-2002), Coelho (2000), Abramovich (2006), e Zilberman (2012), dentre outros. Os dados apontam que se os contos de fadas forem trabalhados, de forma proficiente no processo ensino aprendizagem, na Educação Infantil, esse processo torna-se lúdico, prazeroso e, consequentemente, proporcionará à criança desse segmento educacional momentos de pura magia.Item O processo como um todo(2020) Ribeiro, Lindsay Caroline de Brito; Lobo, Maria Paula Bins de Castro; São José dos CamposEste Trabalho de Graduação se propõe a analisar a criação de tirinhas enquanto projeto de artes, por meio de uma revisão bibliográfica, levantamento de referências e estudos de caso de seu formato como desenvolvimento de projeto e elaboração de tirinhas autorais como produto desta pesquisa. As histórias em quadrinhos possuem uma forma inovadora capaz de contar histórias utilizando não só de palavras e imagens, mas também de símbolos e conceitos como “fluidez de leitura”. Com sua grande variedade de formato e narrativa, as HQs se apresentam como um veículo de comunicação complexo e com múltiplas possibilidades que variam culturalmente e estruturalmente. É uma leitura completa, capaz de imergir o leitor para dentro da página, permitindo que ele possa fazer parte da história. Por meio de sua condição variável, os quadrinhos oferecem uma nova perspectiva, com contos e roteiros bem trabalhados, potencializando a experiência de uma narrativa poética no formato de objeto único.Item Pet influencers: os animais de estimação como influenciadores digitais(2020) Baraúna, Monique Nascimento; Collinett, Raquelle Ribeiro; São José dos CamposA população de animais de estimação no Brasil vem crescendo exponencialmente no decorrer dos anos. Grande razão para o crescimento do número de animais de estimação está relacionado ao aumento da população humana, o que, consequentemente, proporciona aumento de animais de estimação nos lares. O tratamento cada vez mais humanizado, possibilita inúmeras oportunidades de inovação e desenvolvimento de novas oportunidades nesta área, como por exemplo, a de pets influencers, também conhecidos como animais de estimação que são influenciadores digitais. Os animais de estimação como influenciadores digitais exercem papel similar ao de influenciadores humanos, que com estratégias de marketing bem planejadas alcançam sucesso em campanhas de empresas e solidificam a marca utilizando o marketing digital e de influência. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é analisar os animais de estimação como influenciadores digitais. Para o desenvolvimento do presente estudo, será feito inicialmente uma revisão de literatura, com base nos principais achados, a fim de conceituar a apresentar características sobre assuntos que englobam o tema proposto. Sendo assim, foram analisadas pesquisas empíricas que antecederam o presente estudo, e que são responsáveis pela fundamentação e busca de conhecimento sobre a temática proposta.Item Dream Shard(2020) Baraúna, Monique Nascimento; Soares, Gustavo Vieira; São José dos CamposO tema do projeto consiste em construir um universo com suas particularidades, especificidades e temática única dentro da mídia Instagram, o mundo deste projeto foi baseado na experiência de dormir, o universo em que vamos parar ao adormecer. É um universo Lúdico que acontece dentro do subconsciente de quem dorme, o mundo é chamado por aqueles que pertencem no mesmo de Sandslan, e é um mundo separado em várias cidades estado, as duas mais populares e por consequência as que iram aparecer com o decorrer do trabalho são: A cidade dos sonhos, conhecida como “Mundo da fantasia” e a cidade dos pesadelos conhecida pelo nome de “Abismo dos calafrios”.Item Um processo em tirinhas(2020) Britto, Bruno; Martins, Victória Pereira; São José dos CamposEste livro tem como objetivo apresentar o processo do trabalho de graduação da aluna Victória Pereira Martins, cursando Artes e Mídias Digitais. O projeto consiste em mostrar, através de história em quadrinhos, as dificuldades e conflitos que se tem ao montar um projeto autoral ao explorar as possibilidades de criação que um artista tem, além de instigar artistas em diversos níveis de experiência a compartilharem suas dificuldades e vivências. E, assim, informar as pessoas que não são da área as etapas dentro de um processo de criação de uma obra artística. A história é pensada para ser publicada em redes sociais para que o leitor veja de forma cotidiana e se identifique com a situação.Item Karuta concreta(2020) Botelho, Ana Maria; Espindola, Nathalia Valadares; São José dos CamposEsse projeto é sobre o Ocidente e o Oriente e as suas relações e trocas culturais que foram integradas na cultura de ambos os continentes, incluindo a relação de Portugal com o Japão no século XVIII, com a introdução do carteado e toda a história que se desenrolou com o povo japonês e os desenhos das poesias concretas com a escrita japonesa.Item Vísceras floridas(2020) Botelho, Ana Maria; Branco, Samantha Victória Guedes de Oliveira; São José dos CamposAs cores são vistas como ideal de pesquisa por muitos estudiosos de diversas áreas, assim como o assunto de pesquisa mais desafiador, principalmente por sua falta de materialidade. Este projeto consiste em pesquisas sobre a expressividade das cores, como elas podem ser utilizadas como ferramenta potencializadora de uma narrativa e transpor essa ideia a uma animação cuja temática trata de anjos que sofrem de hanahaki, com poética melancólica e narcisista.Item Fantasma de armadura(2020) Cavalcanti, Rogério Rennó; Godoy, Caio Cigagna; Fontes, Juliana Chojnowski; São José dos CamposEste projeto é a produção de uma demo jogável de um projeto maior. Trata-se de um jogo indie nos gêneros aventura, ação e hack-n-slash. A história narra a jornada de um jovem, o Mediador, que usa uma máscara, acompanhado pelo Cavaleiro, uma figura coberta por um manto negro. Os dois viajam através de um mundo que está morrendo, encontrando outros habitantes no caminho e fazendo o possível para salvá-los das Lamentações - tempestades sobrenaturais maliciosas - e das perigosas aberrações que surgem dela. O desenvolvimento desse trabalho viabilizou ao grupo a experiência de desenvolver jogos, algo muito importante para o futuro de nossas carreiras como criadores. O desenvolvimento da demo decorreu ao longo de 9 meses.Item Metodologias para ensino da duplicação de DNA para alunos do ensino médio(2020) Morais, Flavia Villaça; Cleto, Yohana Primon; Santos, Claudinéia Aparecida Araújo dos; São José dos CamposAs facilidades de acesso à informação por meio de diferentes tecnologias fizeram com que os alunos atualmente sejam mais informados e críticos, fazendo-se necessária uma aula mais dinâmica e interativa para a assimilação do conteúdo, principalmente nas aulas de Genética, nas quais os termos técnicos e científicos são de difícil assimilação para os discentes. Considerando esses aspectos, o presente trabalho apresenta a construção de um protótipo demonstrativo da molécula de DNA e de seu processo de replicação, acompanhado de um manual instrutivo para o professor facilitando o aprendizado dos alunos do segundo ano do ensino médio. Para a realização do trabalho, utilizou-se material biscuit nas cores amarela, para representar as bases nitrogenada, azul, para representar a pentose, branca, para representar o grupo fosfato e as cores vermelha, verde, marrom e roxo, para representar as enzimas envolvidas no processo de replicação, cobertos por verniz após tempo de cura. As ligações fosfodiéster e as pontes de hidrogênio foram interligados por meio de palitos de dente. O Manual Instrutivo para o professor foi desenvolvido na plataforma Canva e no site Pinterest, e o jogo de cartas que está descrito como atividade do Manual foi desenvolvido também na mesma plataforma e site. O manual feito possui 10 páginas divididas em: Capa, Sumário, Apresentação, Introdução, 01 folha de atividade prática que será desenvolvida com a sala, 01 folha de atividade com um jogo de cartas e uma folha de Curiosidades. O jogo didático é composto de 16 cartas com diferentes imagens que representam a molécula de DNA e seu processo de replicação. Com o presente trabalho o aluno consegue reconhecer e compreender a molécula de DNA e seu processo de replicação de maneira interativa e lúdica, garantindo o entendimento e o trazendo como participante ativo das aulas de Genética.Item O ensino das leis de Mendel contemplado em estratégias lúdicas(2020) Morais, Flavia Villaça; Vilasboas, Caroline Souza e; Soares, Cristina Pacheco; Almeida, Ana Laura Alves de; São José dos CamposOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998), foram criados para auxiliar a escola a se modernizar, e a se adequar à tarefa de formação do cidadão, bem como demostrar claramente a necessidade de mudança da escola. Um ensino onde a aprendizagem seja significativa para o aluno, e que, por essa razão, permita a aquisição de um instrumental para agir em diferentes contextos, principalmente, em situações inéditas de vida, é denominado ensino eficaz. O ensino dos conteúdos de Biologia está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e aponta para a: problematização, instrumentalização, e retorno da prática social, ao aproveitamento de recursos naturais e intensa intervenção humana no ambiente. Os procedimentos de avaliação devem levar em conta a dinâmica dos ecossistemas, dos organismos, do modo como a natureza se comporta. O presente trabalho, cujo referencial é o tema “O ensino das Leis de Mendel contemplado em estratégias lúdicas”, pretende oferecer ideias para a realização de atividades e estratégias, a fim de proporcionar estimulação aos estudantes intra e extra classe, bem como ao docente, uma vez que as pesquisas relacionadas ao tema são motivadoras por si só. Essas propostas voltadas para o público do Ensino Médio consistem em um manual elucidativo destinado ao docente, onde o mesmo poderá se basear para transmitir esse conteúdo proposto de uma maneira mais lúdica, com o objetivo de, ”brincando”, estimular a retenção do conhecimento e motivando a aprendizagem. Se encontra presente no manual uma pequena introdução sobre o tema e as informações acerca das atividades destinadas aos estudantes como o jogo de víspora “bingo” e mapas mentais, bem como uma proposta para o segmento da aula. Se espera com esse manual que haja participação ativa dos alunos no recurso apresentado e, com essa ação, possibilitar debates que demonstrem a aquisição efetiva da aprendizagem. Acredita-se que, com essa metodologia, seja proporcionada a valorização das principais características das mencionadas Leis propostas pelo geneticista.Item Manual para docentes do ensino médio : o ensino de botânica utilizando como ferramenta as práticas artísticas(2020) Joaquim, Walderez Moreira; Silva, Carlos Augusto Priante da; Maia, Maria Angélica Gomes; Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón; França, Rafaele Miranda; Ribeiro, Lindsay Caroline de Brito; São José dos CamposO ensino de botânica ainda é amplamente transmitido por meio de aulas tradicionais expositivas, seja pela falta de conhecimento de materiais diferenciados para as aulas ou então por negligência do professor em apenas pontuar o conteúdo a ser transmitido, fazendo do aluno um sujeito passivo do aprendizado. O objetivo deste trabalho é propor um manual para docentes do ensino médio, visando auxiliar sua prática docente quanto a disciplina de botânica por meio da interdisciplinaridade entre biologia e artes. O manual foi elaborado pelo Google Slide, um aplicativo online que permite a criação de matérias gratuitamente. O material foi publicado em duas plataformas, na plataforma Issuu, uma plataforma online que permite a publicação de materiais em formato de e-book, onde o docente poderá acessar o material online, e na plataforma Slideshare, onde o professor poderá baixar o material em formato de pdf. Concluiu-se que as atividades propostas apresentam potencialidade no processo ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno se torna um sujeito ativo.Item O futebol no contexto étnico-político das guerras do fim da Iugoslávia : década de 1990(2020) Barreto, Katerine Roman; Silva, Breno Antunes; São José dos CamposEste trabalho tem por objetivo analisar o contexto étnico-político da Iugoslávia nas guerras por independência na década de 1990, relacionando-a ao futebol. Para essa análise as referências teóricas são embasadas em livros, artigos científicos, documentários e sites. Para a melhor compreensão do assunto o autor José Alves e o documentário da BBC “The death of Yugoslavia” são usados como referências para contextualização histórica, pois ambos mostram de forma fidedigna os fatos e acontecimentos referentes ao tema. As guerras por independência na década de 1990 na Iugoslávia são marcadas por “limpezas étnicas”, nacionalismos exacerbados e ódios ancestrais entre os envolvidos, questões que são explicadas a luz da história. Tornar-se-á claro que as disputas políticas nos anos 1990 se relacionam com o esporte mais famoso do mundo, o ódio entre as etnias é levado dos campos de batalha para os campos de futebol.Item História do curso de ciências biológicas no Brasil e a perspectiva do educador de ciências(2020) Almeida, Maria Amélia da Silva Alves de; Prince, Ana Enedi; Joaquim, Walderez Moreira; Bailon, Brenda Elisa Moreira; São José dos CamposAtualmente, há uma crescente queda de alunos matriculados em cursos de graduação em licenciatura nas universidades do país, fazendo com que algumas disciplinas escolares fiquem cada vez mais escassas de profissionais capacitados para tal profissão. O presente trabalho tem como objetivo; apresentar a história do curso de Ciências Biológicas no Brasil e transmitir a perspectiva do educador de ciências diante de suas adversidades acerca de sua profissão. Usando como metodologia; o uso de leituras de monografias, artigos em congressos educacionais e, artigos presentes em revistas científicas. O resultado obtido foi a defasagem no ensino público está diretamente ligado ao número cada vez menor de professores qualificados e uma rede estruturada para o ensino. Assim pode-se concluir o tamanho da importância do educador de ciências para a sociedade bem como a importância de estar resgatando está profissão que conta com cada vez menos profissionais.Item A depressão tratada na literatura infanto-juvenil(2020-11) Britto, Bruno; Antonio, Marcela Nascimento; São José dos CamposEste Trabalho de Graduação (TG) visa analisar a importância do livro infantil ilustrado como material educativo e de entretenimento, através de pesquisas, levantamento de referências e estudos de caso, além da conscientização da depressão durante a infância, como tema a não ser considerado um tabu. Ao final desta pesquisa, será desenvolvido um livro infantil ilustrado como produto, contendo ilustrações e história originais. Com a união da imagem e do texto, o livro infantil ilustrado tem o intuito de estimular a imaginação, criatividade e inspirar novos leitores.Item Copo sujo(2020-11) Gonçalves, Lucas Baumgratz; Pereira, Rodrigo Cândido; São José dos CamposEste projeto é um dossiê, apresentando todos os meios usados para a execução e produção do curta-metragem “Copo Sujo”. Sendo possível encontrar etapas de produção e construção da narrativa da obra. Será abordado neste dossiê temas como discussão do arquétipo do vilão, estereótipo feminino no âmbito do cinema.Item Cuidados cotidianos: um estímulo a partir das cores(2021) Gonçalves, Lucas Baumgratz; Coelho, Isabela Sodré; São José dos CamposEste Trabalho de Graduação tem como tema “Cuidados Cotidianos", um estímulo a partir das cores” e trata-se do desenvolvimento de um projeto de mural no Parque Vicentina Aranha, a fim de buscar cuidados às pessoas por meio da imersão de cores e arte em um ambiente aberto. A motivação para a realização desse projeto surgiu a partir da nova realidade imposta pela pandemia do covid-19. Tornou-se necessário repensar cuidados, como o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Com a reabertura de lugares públicos na cidade, o projeto pretende instigar o imaginário das pessoas, de modo a estimular o bem estar através das cores. De acordo com a pesquisadora Eva Heller, as cores causam sensações e despertam emoções nas pessoas dependendo do contexto. Com base nisso e após esse período difícil, a intenção do projeto é de causar sensações boas e estímulos positivos, a partir da psicologia das cores.Item Uma conversa através do tempo(2021) Gonçalves, Lucas Baumgratz; Lewin, Isabella de Castro; Ferreira, Matheus Santos; São José dos Campos“Uma Conversa Através do Tempo” é um Projeto Interativo no formato de um Sketchbook que visa ser compartilhado entre um autor fictício e o leitor. A seguir consta toda a Origem e Processo de Criação do Projeto. A história traz uma figura conhecida como “O Andarilho”, que retrata seu mundo em seu sketchbook enquanto está em uma jornada de identificação e pertencimento. A Interatividade é um elemento importante, pois por meio desta o Leitor completa a obra. Ao trazermos a camada de Interatividade, damos profundidade a nosso trabalho, que deixa de ser apenas contemplativo para trazer uma maior presença do Leitor na obra, promovendo práticas que envolvem o pensamento reflexivo, a observação, o desenho e a escrita.
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