FEA
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando FEA por Autor "Baumgratz Gonçalves, Lucas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aulas de stop-motion no 5º ano do ensino fundamental I(2022-12-14) Baumgratz Gonçalves, Lucas; Santos, Raphael Silva dos; São José dos CamposO presente trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um plano e cronograma de aula que aborde a animação Stop-Motion, contendo contextualização sobre o assunto, discussão e construção de um projeto de animação feito pelos estudantes para assim demonstrar a importância da animação e sua viabilidade de aplicação em sala de aula. A motivação e justificativa para esta monografia se baseia em teóricos da psicologia, pedagogia e animação, além da Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho de conclusão de curso tem como referencial teórico a história e pré-história da animação, se baseando em animadores e estudiosos da animação como Richard Williams, Thomas Frank, Johnston Ollie, Howard Beckerman, Lucena Júnior e também os doze fundamentos da animação. Durante a metodologia são abordados a BNCC, Abordagem Triangular, Jerome Bruner, Jean Piaget e um exemplo de plano de ensino para fundamentar meus estudos. O trabalho conclui com o desenvolvimento de um plano de ensino e um cronograma de aulas elaborado a partir da pesquisa e concluindo demonstrando a viabilidade do projeto.Item A teoria do escuro criativo(2022-12-14) Baumgratz Gonçalves, Lucas; Nadir, Douglas Eduardo Pereira; São José dos CamposAnalisando desde os primórdios do cinema, o trabalho se instaura por diversas percepções sobre o gênero de terror, pensando sua origem e sua convergência com o trabalho, analisando e refletindo sobre o medo na infância e demais momentos. Perspectivas referentes às cores também serão abordadas pensando preto e branco no cinema, para então fundamentar a análise daquilo que será o escuro nos filmes de horror, percebendo a ideologia do fenômeno através das imagens refletidas por sombra e luz, como eles se manifestam dentro da nossa mente. A temática a ser explorada no presente trabalho será o horror, entretanto a escolha de tal gênero não impedirá a utilização de conceitos concernentes a produções em outros gêneros, explorando esse mesmo meio de ensino e utilizando da metodologia das oficinas para potencializar o aprendizado e então fazê-lo de maneira mais viável. Por fim, o trabalho fará uma análise sobre o escuro e como o mesmo interfere quanto ao processo criativo, influenciando as ideias por trás da inovação, do pensar e da produção propriamente dita. O uso desse referencial futuramente será utilizado para o ensino da produção cinematográfica, através de um modelo de ensino por oficinas, em cada aula será fornecido um embasamento diferente para a conclusão desse aprendizado.