FCSAC
URI Permanente desta comunidade
Criada em 2007, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) reúne os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Design de Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Fotografia, Superior em Gastronomia.
Navegar
Navegando FCSAC por Autor "Baraúna, Monique Nascimento"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A publicidade através dos filmes: o funcionamento de campanhas polêmicas para o sucesso(2024) Soriano, Filipe C.; Arruda, Pedro Henrique Valon; Baraúna, Monique Nascimento; São José dos CamposNeste trabalho de conclusão de curso será abordado como dois filmes que se tornaram extremamente comentados em épocas diferentes, utilizaram de estratégias de marketing durante a campanha publicitária de lançamento produzida por eles, para atingir um público maior e mais engajado. Com isso, tiveram então por consequência um alto volume de bilheteria, grandes debates acerca dos filmes e até situações que tiveram que ser levadas a julgamento. Com dados obtidos através de pesquisas, artigos e livros, este trabalho poderá mostrar como o meio digital vem sendo utilizado nos últimos anos para facilitar estas campanhas, mas que antes dele já era possível utilizar desta estratégia. Outros dados que foram analisados foram feitos pelo uso de uma técnica que continua ativa mesmo após quase dois séculos em que foi cunhada. Será abordado também o retorno de investimento das campanhas medidas por estatísticas do filme no período em que foi realizado, como por exemplo, em que momento houve o crescimento de bilheterias, opinião da crítica e outros tópicos. Será citado através de artigos de especialistas nacionais e internacionais como e por que muitas vezes a polêmica se destaca até mais do que o próprio filme e como isso tem afetado a indústria nos últimos anos, especialmente o gênero do terror. Em resumo, através de uma análise de documentos que servirá como estudo, foi analisado os principais pontos para que uma campanha produzida, seja passível de sucesso em bilheterias, ou muitas vezes tendo apenas como objetivo um crescimento popular na mídia e com o público.Item Criação da identidade visual da marca Olhar Mágico Audiovisual(2024) Baraúna, Monique Nascimento; Nobre, Débora Beatriz Rosa; São José dos CamposNeste trabalho acadêmico aborda a criação da marca Olhar Mágico Audiovisual, empresa de fotografia profissional e produção de vídeo, contendo identidade visual, logotipo, design gráfico, diagramação, escolha de fontes, cores e todas as etapas da formação também como as formas de divulgação adequadas a uma empresa no século XXI, até a concretização da marca audiovisual, produzindo seu nome, criação de site, contas nas redes sociais, material fotográfico, vídeo, slogan e portfolio online. Para isso, a escolha da marca foi o “Olhar Mágico Audiovisual” afim de elaborar, e utilizar como perfil profissional de fotografia e produção de vídeo, será feito o registro no Microempreendedor (MEI) na prefeitura da cidade e posteriormente o registro no site do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) seguindo o manual online.Item Documentário "Herança"(2020) Ferreira, Kátia Zanvettor; Baraúna, Monique Nascimento; Costa, Juliana Soares da; Coelho, Thalita Saldanha; São José dos CamposEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo produzir um documentário de representação social, que se debruce sobre fetiches, estereótipos e preconceitos que as mulheres lésbicas enfrentam dia após dia e o quanto esses clichês estão ligados a representação lésbica no cinema. O intuito da obra audiovisual é ouvir e dar voz à diferentes mulheres homoafetivas para assim poder compreender o quanto o cinema colabora com a disseminação de falsos estereótipos.Item Ela faz o queerbaiting dela: um estudo de caso sobre o queerbaiting no filme Mulher-Maravilha 1984(2021) Baraúna, Monique Nascimento; Serapião, Nacarô Guimarães; São José dos CamposEste trabalho tem como objetivo produzir um estudo de caso monográfico sobre queerbaiting e como ele está presente no filme Mulher-Maravilha 1984. Ao longo das últimas décadas, o movimento LGBTQIA+ cresceu e conquistou um espaço que aos poucos está gerando mudanças nas produções audiovisuais. Levantamentos mostram que, ano após ano, o número de personagens queer nessas produções vem crescendo. Porém, isso não significa que essas representações sejam positivas ou suficientes. O queerbaiting, por exemplo, é uma das estratégias que a mídia usa para atrair a audiência do público LGBTQIA+, sugerindo uma possível representatividade que na verdade não existe. Assim, esse trabalho buscará entender melhor, a partir da análise dos personagens, cenas e material de divulgação do filme Mulher-Maravilha 1984, como o queerbaiting está presente dentro e fora da obra.Item Faça você mesmo, hoje(2021) Baraúna, Monique Nascimento; Barbosa, José Paulo de Oliveira; São José dos CamposEste trabalho tem como objetivo apresentar os processos e desafios da produção independente para internet. Tendo como foco o nicho do audiovisual, o projeto detalha de forma tutorial, através de uma Websérie em quatro episódios, as etapas de uma produção para a internet e dicas de como quebrar barreiras recorrentes aos criadores de conteúdo independente.Item Interação das mídias nas plataformas de streaming digital: um estudo sobre o Spotify(2024) Baraúna, Monique Nascimento; Fonseca, Gabriel Rodrigues Marcondes; Freire, Vitor Hugo Fróes; São José dos CamposCom a transformação digital, o uso de ambientes virtuais baseados em tecnologia se tornou comum para conectar produtores e consumidores. O Spotify, líder em streaming de música, revolucionou a forma de consumir música ao facilitar o acesso e personalizar a experiência dos usuários com ferramentas como o sistema de recomendação. Além de streaming, a plataforma vem se consolidando como um espaço de comunicação híbrido. Este estudo investiga a interação entre redes sociais e Spotify, abordando temas como a evolução do mercado musical, os desafios enfrentados por artistas que usam o streaming para divulgar suas músicas, e o papel das redes sociais nesse contexto. Com base em pesquisa bibliográfica e qualitativa, propõe-se um planejamento para que o Spotify se torne também uma mídia social, ampliando a interação entre público e músicos e oferecendo maior visibilidade aos artistas.Item Mini documentário: "Novo espelho"(2021) Baraúna, Monique Nascimento; Gimenes, Natália Travagin; São José dos CamposEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo produzir um mini documentário de representação social, para que a partir de histórias reais o telespectador consiga entender o impacto que os filtros do Instagram têm sobre a autoestima das mulheres, junto a pressão estética que há em nossa sociedade, acompanhando problemas, como a realização de cirurgias plásticas para ficar mais próximas dos filtros, por exemplo.Item O Oscar (ainda) é tão branco: websérie documental sobre o racismo no cinema Hollywoodiano(2021) Oliveira, Vania Braz de; Santos, Jady Togni Lacerda dos; Baraúna, Monique Nascimento; São José dos CamposEste trabalho tem o objetivo de produzir uma Websérie Documental abordando a representação negra no cinema hollywoodiano e a presença negra no mercado cinematográfico e como estes fatores são perpassados pelo racismo estrutural, desde a formação dos elencos até os estereótipos presentes nos papéis representados por estes atores. O trabalho foi feito tendo por base o filme Greenbook: O Guia, vencedor do Prêmio de Melhor Filme do Oscar no ano de 2019 e a presença negra ao longo da história da cerimônia. A compreensão das formas de racismo presentes na mídia e seu impacto no cinema será feita por meio de uma pesquisa bibliográfica, além disso serão realizadas as pesquisas exploratória e descritiva para determinar os estereótipos raciais presentes no cinema. Por fim, a pesquisa documental utilizará os filmes como material para levantamento de informações e para identificação desses estereótipos e suas causas. A websérie documental terá o formato expositivo/participativo e conterá entrevistas e materiais de arquivo.Item O paradoxo da vida digital: o impacto do tempo gasto no Instagram sobre a saúde mental dos usuários(2021) Baraúna, Monique Nascimento; Santana, Sonia Niara Sales; Machado, Lucas Mathias; São José dos CamposO presente projeto de pesquisa busca compreender quanto tempo as pessoas estão gastando no uso das mídias sociais, em especial o Instagram, e como esse tempo afeta direta ou indiretamente a sua saúde mental. É utilizada a metodologia descritiva para compreender o cenário geral sobre os conceitos de tempo (chronos), mídias sociais, redes sociais off-line e on-line, Instagram e saúde mental; bem como entrevistas semiestruturadas com especialistas e um formulário disponibilizado via canais de comunicação digital. O objetivo desta pesquisa é promover a compreensão e reflexão sobre as consequências, sejam positivas ou negativas, sob a ótica da psicologia e neurociência, do tempo gasto no uso do Instagram. O produto final para divulgação da pesquisa é um livro-reportagem do tipo ensaio em formato digital.Item Presença das mulheres nas partes técnicas do cinema(2020) Baraúna, Monique Nascimento; Bento, Milena Bittencourt Marcelino; São José dos CamposEste trabalho teve como inspiração o discurso de Frances McDormand na premiação do Oscar de 2018 que falava do princípio da Inclusion Rider, cláusula contratual para ter diversidade nas produções de cinema. Nosso objetivo foi a produção de um documentário que coloque no centro do debate a questão do papel feminino na área técnica. Assim, além de discutirmos teoricamente a questão de gênero, da falta de mulheres nas partes técnicas da sétima arte e como essa sub-representação pode explicar a baixa representatividade feminina nas telas. Para cumprir tal objetivo, na primeira etapa deste projeto fizemos pesquisas bibliográfica, documental, analítica e entrevistas. Fizemos uma análise das categorias técnicas dos sete últimos anos da premiação do Oscar e dados do cenário atual referente à essa temática; os dados gerados neste estudo fomentaram a produção do documentário.Item Punk doc: um recorte da Velha Guarda do Punk Rock na Capital Paulista(2021) Albuquerque, Sérgio Nunes Gurgel de; Lorenzoni, Felipe Piccinato; Oliveira, Gabriel Dutra de; Baraúna, Monique Nascimento; São José dos CamposO documentário “PUNK DOC - Um Recorte da Velha Guarda do Punk Rock na Capital Paulista” tem como objetivo colocar em perspectiva o movimento punk nos tempos atuais, traçando um paralelo com sua história e observando as mudanças no decorrer de sua existência. A partir dessa análise, busca-se entender quais fatores fizeram o movimento ainda estar presente e como os indivíduos se enxergam dentro do Punk. Para isso, a metodologia se baseia na produção de um documentário por meio de relatos de pessoas que vivenciaram e ainda vivenciam o movimento punk em São Paulo.Item Witch's Hut(2024) Baraúna, Monique Nascimento; Gunji, Luana Yukari; São José dos CamposProduzir uma animação em lo-fi aesthetics, desenhada frame por frame, esse tipo de vídeo tem como objetivo transmitir calma e relaxamento. Para a coleta de dados serão usadas pesquisa bibliográfica sobre os temas discutidos: animação, ilustração digital e a estética lo-fi. O objetivo final é a criação de uma animação relaxante ao som de lo-fi. O nome lo-fi vem do termo low fidelity (baixa fidelidade), normalmente seu ritmo é composto de sons baixos e relaxantes, uma mistura de vários instrumentos e outros sons variados, pode ter como base o hip hop, jazz, R&B, entre outros, o lo-fi tem o intuito de levar a pessoa a focar ou relaxar.