FCSAC
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Criada em 2007, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) reúne os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Design de Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Fotografia, Superior em Gastronomia.
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Item A importância do editorial de moda para o varejo(2023) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Ohnishi, Giulia; Silva, Isabela Cristina de Oliveira; São José dos CamposEsta monografia tem como objetivo analisar a importância do editorial de moda para as lojas de varejo, explorando sua influência na comunicação visual das marcas. A pesquisa se fundamenta na contextualização da moda, suas linguagens visuais e seu valor comunicativo, além de considerar o cenário atual de adaptação das marcas no ambiente digital. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa aprofundada com base em referências bibliográficas relevantes. O estudo busca elucidar o conceito de editorial de moda, seu processo de criação e seu papel estratégico nas lojas de varejo. Além disso, pretende-se apresentar os benefícios e a importância desse formato para as empresas do setor. A análise contempla estudos de caso de marcas que utilizaram editoriais de moda como ferramenta de comunicação visual, evidenciando o impacto dessa estratégia na construção da identidade de marca e no engajamento do público-alvo. Espera-se que os resultados obtidos auxiliem as empresas a compreenderem melhor a relevância do editorial de moda e a incorporá-lo de maneira eficaz em suas estratégias de marketing e comunicação, gerando maior valor percebido pelos consumidores e dessa forma, fortalecer a imagem das marcas no mercadoItem A importância do figurino na performance da música pop : um estudo do figurino de Michael Jackson(2021) Manso, Natalie de Oliveira; Ramos, Marina dos Santos; São José dos CamposO presente trabalho consiste em um estudo das vestimentas que marcaram a história da moda e a imagem do rei do pop1, seguindo o propósito de analisar a intensa relação entre moda e música como instrumentos de comunicação social. Para fundamentar o potencial do figurino de performance como veículo de comunicação, será tomado como objeto de estudo o intérprete Michael Jackson, reconhecido hoje como um dos ícones máximos da música pop2. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória que cria familiaridade com o assunto, e uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo a fim de coletar informações suficientes para obter uma base criativa na produção do projeto. A pesquisa resultou na criação de uma coleção de figurinos3 para performance/show, inspirada no artista.Item A importância do investimento em mídia paga nas redes sociais para o crescimento de negócios(2024) Kurek, Patrícia; Francisco, Pedro Giudice Cruz Fantine; São José dos CamposEste trabalho de conclusão de curso aborda a importância do investimento em mídia paga nas redes sociais para o crescimento de negócios por meio de uma monografia com estudo de caso. Esta pesquisa se propõe a analisar se o investimento em mídia paga gera resultados efetivos para as empresas no que se refere tanto ao faturamento como ao crescimento do alcance da marca e investiga de que maneira essa prática pode impactar diretamente o crescimento e o desenvolvimento de novos negócios. A ênfase é dada à compreensão dos mecanismos pelos quais as estratégias de mídia paga contribuem para a visibilidade, o engajamento e, por conseguinte, o sucesso da empresa.Item A influência do neuromarketing na experiência do cliente e seu impacto na construção da marca no ambiente presencial e online(2024) Kurek, Patrícia; Lemos, Paulo Augusto Toledo Coelho; São José dos CamposA experiência do cliente está presente na vida humana, principalmente por se tratar das percepções, intuições primitivas e compreensões que atuam no consciente e, muitas vezes, no inconsciente. Unindo-se ao neuromarketing, há uma grande área de estudo acerca do cérebro e suas respostas a estímulos, o que, particularmente, é o foco dessa matéria. No contexto dos serviços de alimentação, onde a competição é acirrada e a experiência do cliente desempenha um papel crucial na fidelização e satisfação, a aplicação de princípios do neuromarketing torna-se imperativa. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal aprofundar os conhecimentos sobre experiência do cliente e neuromarketing bem como seus impactos nas vendas de produtos. Propõe-se, dessa forma, utilizar como fonte de estudo a pesquisa experimental e bibliográfica, principalmente, para observar e apresentar reflexões sobre a influência de tais áreas de estudo. Sob essa ótica, os estudos e aplicações da experiência do cliente consideradas em estabelecimentos e comércios tem como consequência, mesmo que inconsciente, a preferência do consumidor, promovendo vantagem em relação a concorrentes.Item A publicidade através dos filmes: o funcionamento de campanhas polêmicas para o sucesso(2024) Soriano, Filipe C.; Arruda, Pedro Henrique Valon; Baraúna, Monique Nascimento; São José dos CamposNeste trabalho de conclusão de curso será abordado como dois filmes que se tornaram extremamente comentados em épocas diferentes, utilizaram de estratégias de marketing durante a campanha publicitária de lançamento produzida por eles, para atingir um público maior e mais engajado. Com isso, tiveram então por consequência um alto volume de bilheteria, grandes debates acerca dos filmes e até situações que tiveram que ser levadas a julgamento. Com dados obtidos através de pesquisas, artigos e livros, este trabalho poderá mostrar como o meio digital vem sendo utilizado nos últimos anos para facilitar estas campanhas, mas que antes dele já era possível utilizar desta estratégia. Outros dados que foram analisados foram feitos pelo uso de uma técnica que continua ativa mesmo após quase dois séculos em que foi cunhada. Será abordado também o retorno de investimento das campanhas medidas por estatísticas do filme no período em que foi realizado, como por exemplo, em que momento houve o crescimento de bilheterias, opinião da crítica e outros tópicos. Será citado através de artigos de especialistas nacionais e internacionais como e por que muitas vezes a polêmica se destaca até mais do que o próprio filme e como isso tem afetado a indústria nos últimos anos, especialmente o gênero do terror. Em resumo, através de uma análise de documentos que servirá como estudo, foi analisado os principais pontos para que uma campanha produzida, seja passível de sucesso em bilheterias, ou muitas vezes tendo apenas como objetivo um crescimento popular na mídia e com o público.Item A ação do voluntariado na vida do índio Caiuá(2020) Oliveira, Vania Braz de; Oliveira, Heitor Estevão Rodrigues de; São José dos CamposO presente trabalho de conclusão de curso tem como intuito explicitar a importância do trabalho voluntário e da ação social na vida dos indígenas Caiuá, que estão localizados em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Para isso foram feitas pesquisas bibliográfica e documental, a fim de compreender as histórias do voluntariado no Brasil, e ter uma visão geral de como as organizações, Igreja Presbiteriana do Brasil e Mackenzie Voluntário, atuam no auxílio aos índios no país. A grande reportagem narra a história de um índio que teve a sua vida transformada, depois da ação missionária e do voluntariado. É essencial observar e entender o papel como ser humano que pode atuar em ações que agreguem novas perspectivas e benefícios para outras pessoas que vivem em condições precárias e em sua grande maioria desumanas, e como a união de grupos voluntários podem fazer a diferença em tudo isso. O esperado com este trabalho é evidenciar a importância em participar de ações voluntárias e motivar mais pessoas para atuarem nesses projetos.Item A Agroecologia em São José dos Campos(2020) Oliveira, Vania Braz de; Silva, Geisla Ramos; São José dos CamposEste trabalho de conclusão de curso tem o propósito de relatar por meio um documentário, o cenário atual da cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo, da implementação de princípios agroecológicos, expondo o dia a dia dos produtores, a relação com o consumidor e projetos que buscam propagar os ideais e as novas perspectivas em relação ao desenvolvimento agrícola ecológico. Foram utilizadas pesquisas documentais e bibliográficas para o desenvolvimento do projeto, e realizadas entrevistas com produtores independentes e rurais, especialistas no assunto e representantes de projetos de incentivo. O produto audiovisual busca levar informação a população de maneira educacional, chamando atenção para a importância da recuperação e preservação da biodiversidade.Item Amigos do Benedito(2013-11-14) Moreira, Fernando José Garcia; Faria, Guilherme Augusto Barreto; Soriano, Filipe Coutinho; São José dos CamposEste trabalho de conclusão de curso é um vídeo documentário chamado “Amigos do Benedito”, que busca apresentar a história do Cine Teatro Benedito Alves da Silva, estabelecido em um prédio público, no centro da cidade de São José dos Campos. Este cine teatro encontra-se fechado desde o ano de 2003, quando encerraram suas atividades. Pessoas que conviveram neste cine teatro, contam no vídeo documentário suas experiências e as boas lembranças do local. Este vídeo também consta de depoimentos de pessoas importantes relacionadas à construção deste espaço, como por exemplo, o Padre João Guimarães, que foi o grande idealizador, enquanto este local ainda se tratava de um salão paroquial. Através de pesquisas bibliográficas, materiais de arquivos e entrevistas focalizadas, os relatos obtidos podem ser considerados de extrema importância para a história da cidade de São José dos Campos, pois não foi localizado nenhum material histórico em vídeo que conta a história deste cine teatro.Item Análise das mudanças ocorridas nos modelos de vestidos de noivas do século XX(2021) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Silva, Alice Viana da; São José dos CamposA grande área de estudo do presente trabalho foi o universo da Moda, tendo como foco de estudos a análise das mudanças ocorridas nos vestidos de noiva do século XX. A moda dos vestidos de noiva segue uma tendência da moda cotidiana e das exigências de grupos sociais, ou seja, dos estilos lançados por estilistas, direcionando os elementos mais usados nos vestidos de noivas como decotes, saias, cor e tecidos. Assim o presente trabalho teve como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica para compreender quais foram as mudanças ocorridas nos vestidos de noivas do século XX e quais foram os aspectos que prevaleceram ao longo do século. Tendo ainda como objetivos específicos: conhecer os fundamentos gerais de moda e da moda dos vestidos de noiva; levantar as mudanças ocorridas nos modelos de vestido de noiva no século XX, por meio de publicações e periódicos especializados e levantar os aspectos e característica de vestido de noiva que permaneceram ao longo do século XX, por meio de publicações e periódicos especializados. O método empregado para tanto foi a pesquisas bibliográficas e documental, com busca dos modelos de vestidos de noivas publicados em revistas, periódicos, livros, sites especializados entre outros artigos disponíveis para pesquisa delimitando o período de 1901 a 2000. Como resultado o trabalho evidenciou que os modelos de vestido de noiva seguiram os padrões da moda cotidiana, evidenciando a emancipação feminina e os momentos históricos como as duas grandes guerras, movimentos sociais e surgimento do cinema e TV. Observou-se ainda que o branco seguiu por todo século XX e que mesmo ganhando uma nova releitura os modelos princesas estiveram presentes em quase todo século.Item Analise de crédito baseada nas demonstrações contábeis: análise comparativa sobre crédito de empréstimo disponível para a empresa CTB contabilistas associados SS Ltda(2022-06-01) Faria, José César de; Costa, Anna Luiza Pinto; Nascimento, Petherson Barbosa do; São José dos CamposItem Análise dos padrões de beleza impostos pelas mídias nos telejornais(2022) Rodrigues, Barbara Vianna; Caxias, Ana Vitória Magalhães; Graciano, Gabriel; São José dos CamposEsta pesquisa acadêmica tem a proposta de abordar os padrões de corpos femininos exibidos nas mídias televisivas e entender, através de uma pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas, os prejuízos que essa padronização gera nos telespectadores e nos profissionais jornalistas. A pesquisa bibliográfica é importante para entender o modelo de beleza imposto no mercado jornalístico e televisivo. O questionário tem objetivo de revelar a percepção que os telespectadores e profissionais têm sobre o padrão de imagem exigido. E as entrevistas semiestruturadas podem mostrar a compreensão dos malefícios dessas imposições. Além de pesquisadores e autores que são referência na área acadêmica, a pesquisa também traz relatos de especialistas e profissionais que atuam no mercado de trabalho para revelar o contexto atual e o futuro da problemática no espaço jornalístico televisivo brasileiro para as mulheres.Item Ansiedade feminina: saúde sem frescura(2020) Manzanete, Celeste Marinho; Pinheiro, Sabrina Lima; Ramos, Jonathas Beck; São José dos CamposEste trabalho acadêmico tem como objetivo por meio de uma série de Podcast informar e conscientizar a população de São José dos Campos e Região, sobre a importância da saúde mental pouco discutida na sociedade. O principal foco abordado será a Ansiedade Feminina, as diferenças da normal e a patológica, quais os gatilhos responsáveis para esse problema como: o papel da mulher na sociedade, o equilíbrio entre vida familiar, profissional e o cuidado consigo, os principais transtornos que as atinge, tratamentos eficazes e como conquistar a qualidade de vida em meio à dupla jornada de trabalho. O desenvolvimento deste projeto se deu a partir de artigos científicos, matérias jornalísticas, entrevistas em vídeo e pesquisas bibliográficas que apontam que as mulheres são mais vulneráveis aos transtornos de ansiedade, prejudicando a saúde mental, emocional e física.Item ARA : criação de uma marca de alfaiataria confortável(2024) Dantas, Letícia; Santi, Nayara Nordi; Peroli, Natalie; São José dos CamposO presente trabalho baseia-se no estudo bibliográfico e pesquisa de mercado para realizar a criação de uma marca de alfaiataria confortável no ambiente digital, visando oferecer um novo olhar para o nicho de alfaiataria. Para isso foi realizado um estudo sobre os desafios e oportunidades do mercado digital. A marca busca trazer traços contemporâneos para as peças, prezando sempre pela qualidade, design versátil e atemporal. A ferramenta Canvas pautará a criação do plano de negócios, passando por todas as etapas necessárias para a estruturação de uma empresa.Item As PANCS na Comunidade Beira Rio(Univap) Gomes, Ana Caroline Ramos; Ramos, Antônia; Lacerda, Cecília Rosin; Santos, Denise Érika dos; Ramos, Isabel Cristina; Laura Armelin Azevedo; Sara Teixeira Borato ReisItem Assessoria de influenciadores e marcas de moda(2020) Baraúna, Monique Nascimento; Santos, Guilherme Augusto de Oliveira; Franco, Isabela de Camargo; São José dos CamposUm dos problemas encontrados por marcas de moda que estão em busca de alguém para a divulgação de seu produto é de fechar parcerias com um influenciador digital que tenha a mesma identidade que a sua, para entregar um conteúdo que corresponda às suas expectativas, e o segundo problema é quando uma marca não investe neste tipo de estratégia por não saber qual influenciador é mais adequado a sua empresa, as marcas também precisam criar uma identidade que seja compreendida pelos consumidores e principalmente saber o nicho em que está inserida. Assim surge em meio a uma necessidade, o projeto de uma agência de marketing, chamada de Insights, com a proposta de uma assessoria personalizada para influenciadores e marcas de moda, com o objetivo central de facilitar a comunicação entre ambas e de provar que o marketing é o melhor caminho para mostrar todo talento que reside em vota da moda para o mundo, e esse é um dos maiores objetivos da empresa.Item A atualização do Paris Saint-Germain nas novas formas de comunicação : transformando o futebol em marca(2022) Oliveira, Vania Braz de; Correia, Matheus Felippe Henrique; São José dos CamposEste trabalho irá analisar e compreender os métodos utilizados pelo PSG no setor de comunicação após a compra do clube pela Qatar Sports Investment em 2011, com enfoque nas redes sociais, realizando diversas comparações em relação ao resultado do clube neste setor, com o objetivo de demonstrar a eficiência e importância dos métodos utilizados na área da comunicação esportiva do clube e comparar com o cenário da área de marketing e comunicação com os clubes do futebol brasileiro. Para reforçar e comprovar os argumentos e hipóteses inseridas neste trabalho, que será entregue em formato de uma grande reportagem impressa, são realizadas análises de dados e ações publicitárias do perfil oficial do Paris Saint-Germain no Instagram, entrevistas com especialistas da área do marketing esportivo, entrevistas com torcedores brasileiros da equipe francesa e uma pesquisa para contextualizar o cenário da área de comunicação dentro dos clubes no futebol brasileiro.Item Auto consultoria de imagem & estilo masculino(2021) Oliveira, Vania Braz de; Toledo, Gabriela Leone de; São José dos CamposEste trabalho teve como proposta produzir um livro de auto consultoria de moda & estilo masculino. O objetivo é que os homens possam construir o visual almejado, de forma independente e econômica. Para obter embasamento sobre o tema, foi realizado pesquisa bibliográficas e documentais sobre os processos abordados em consultoria de moda na construção do guarda-roupa ideal. Além disso, para averiguar o público alvo, suas necessidades e as estratégias que a produção e publicação literária deveria proceder, foi aplicado uma pesquisa qualitativa, através de um formulário no Google Forms, formado por 16 perguntas. Esse formulário, foi disponibilizado no grupo “TIME Machomoda”, presente na rede social FACEBOOK. Os resultados encontrados demonstraram que o público alvo é formado por homens entre 20 e 40 anos, que desejam melhorar o visual, através da leitura de livro digital com diversas ilustrações.Item O autorretrato fotográfico como potência de representatividade negra na arte(2021) Oliveira, Vania Braz de; Oliveira, Isabela Correia de; Silva, Bruno Ribeiro Bragança; São José dos CamposEste trabalho tem como objetivo demonstrar, por meio do produto websérie-documentário participativo, a potência do autorretrato fotográfico como mecanismo de representatividade negra na arte. Para isso, foi introduzido as problemáticas da desigualdade racial negra no Brasil, especificamente suas consequências no conceito, na produção e na veiculação da arte no País por meio de materiais documentais de intelectuais negros e censos oficiais socioculturais. Em paralelo, a pesquisa demonstrará o processo do autorretrato, sobretudo fotográfico, sua importância histórica, suas conjunções com as técnicas audiovisuais e finalmente seu potencial de transformação e autonomia, que permitem uma identidade independente sobre a vivência e beleza preta na arte, essencialmente brasileira.Item Basta!: Um programa de podcast contra a violência às mulheres, onde todos podem e devem meter a colher(2022) Oliveira, Vania Braz de; Jorge, Alessandra de Cássia; Lima, Viviana Mendes; São José dos CamposEste trabalho visa analisar, por meio de um podcast, a Lei 11.340/2006–Lei Maria da Penha, após sua criação e sanção em 2006, bem como sua aplicabilidade ao longo destes 16 anos no território do município de São José dos Campos- SP. Objetiva-se compreender a eficácia da sua implantação por meio das Redes de Proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, bem como as ações que possibilita mitigar ou não os casos de agressão e feminicídio. Como metodologia será realizado um estudo descritivo com base de dados secundários disponibilizados por órgãos públicos, privados e entidades civis, entre eles: ONU Mulheres, Instituto Avon, Agência Patrícia Galvão, Câmara Federal, Senado, IPEA, IBGE, Defensoria Pública, Centro Dandara de Promotoras Legais Populares, CNJ, MDH. Espera-se com esse trabalho contribuir com análises em políticas públicas voltadas ao combate da violência contra a mulherItem Belchior Editorial de Moda: editorial e histórias compartilhadas através de roupas de segunda mão(2023) Paolinelli, Natália Prates; Brites, Bárbara Jucá de; Santos, Maria Eduarda Bueno Rezende dos; Machado, Lucas Mathias; São José dos CamposO presente estudo teve a finalidade de desenvolver uma publicação digital sobre editoriais de moda a partir de peças encontradas em brechós. A modalidade propôs o desenvolvimento de um editorial de moda e mostra que seu conteúdo e edição de imagens passa uma certa informação. Os objetivos contaram com a apresentação de peças icônicas e a relevância de brechós no resgate delas, nas entrevistas de histórias de vida ligadas ao consumo em brechós e na produção de um editorial sobre consumo de segunda mão com rotatividade e estética de grandes revistas. O setor de moda é um dos mais poluentes do mundo, ficando atrás de setores como o petroquímico, sendo assim, o editorial traz o questionamento implícito sobre o uso de peças de segunda mão como uma forma de retardar impactos ambientais, aumentando o ciclo de vida útil de peças que seriam descartadas. O conteúdo circunda as possibilidades e variedades de consumo trazidas por um brechó e aplicadas por meio da publicação do editorial. Baseado nisso, esse projeto mostra algumas das reais possibilidades de consumo da reutilização das peças, dos benefícios e histórias vivenciadas dentro de um brechó. O editorial “Belchior” se propôs a justificar que a realidade do consumo circular está crescendo nos mais diversos âmbitos e que se compara a um conteúdo de moda tão relevante quanto as novidades de grandes marcas e seus ícones. A hipótese explicativa desse projeto parte da ideia de que quanto mais informações as pessoas obtiverem sobre métodos de consumo consciente e alternativos em relação às fast fashion, mais consciente estarão sobre sua própria personalidade, qualidade e consciência de consumo pessoal e sustentável. A estruturação da pesquisa foi determinada pela análise bibliográfica através de livros, revistas, artigos e dissertações de mestrado que formaram os fundamentos do conceito do trabalho. Entrevistas jornalísticas pessoais também foram aplicadas para a fundamentação e criação de conteúdos vigentes ao tema. A conclusão deste trabalho objetiva alcançar alguns resultados, entre eles, aprimorar o olhar e a qualidade de quem consome peças de segunda mão, além de desenvolver um editorial que traz uma proposta relevante e apurada para consumos nesse nicho