Curso de Pedagogia
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Curso de Pedagogia por Autor "São José dos Campos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Educação Judaica, a transmissão da cultura, tradição na infância e o conhecimento empírico que moldam a educação formal e informal(2023) Monção Junior, Roberto Gomes; Targini, Natália Diniz de Lima; São José dos CamposO trabalho de pesquisa teve por objetivo mostrar a importância da cultura escolar constituída por meio da polissemia da história e da educação judaica que se alicerça numa cultura milenar em suas tradições e crença religiosa. Compreender a transmissão da educação judaica na infância que é passada de geração em geração, através da educação formal e informal. A pesquisa acadêmica é resultado de uma longa bibliografia que busca se aprofundar entre a tradição e o conhecimento empírico que moldam a educação formal e informal. O estudo compreende pesquisa qualitativa exploratória que tem como fonte a revisão bibliográfica, cujo direcionamento se volta ao entendimento da cultura escolar, particularmente no que se refere à formação dos indivíduos, à sua seleção e ao seu desenvolvimento a partir da ótica judaica de educação. A escola como instituição que se estrutura sobre processos, valores, significados, constituidores da própria cultura, não é monolítica, nem estática, assim este trabalho de pesquisa se volta à educação informal que se difere da educação formal em dois sentidos, em que a primeira se processa em todo tempo através dos pais judeus, em todas as circunstâncias e independe de local; a segunda se prende a um tempo e local determinado às Instituições Judaicas de Transmissão das leis.Item Fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental(2012) Dias, Vera Lúcia Catoto; Moreira, Flavia Bueno Gomes; Nunes, Pamela Cristina Freitas; São José dos CamposO presente trabalho visou apresentar, analisar e discutir algumas das possíveis causas para se justificar o fracasso escolar no Brasil, bem como, a responsabilidade dos órgãos governamentais e profissionais da educação, que trabalharão direta ou indiretamente com as mesmas, Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, um estudo sistematizado, desenvolvido com base em artigos científicos publicados entre 2001 e 2012, revista e livros relacionados à educação e na base de dados MEDLINE, LILACS, SCIELO, BIREME e IBGE, a fim de estudar as causas do fracasso escolar no Brasil. O resultado apresentou dados relevantes para a discussão do tema, fracasso escolar e promove uma reflexão crítica em relação à aprendizagem de sucesso.