Curso de Pedagogia
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Item A importância da literatura infantil na leitura e produção de textos discentes, no terceiro ano do ensino fundamental(2014) Bernardes, Anézio Cláudio; Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón; Meneghini, Renata; Gonçalves, Aline de Fátima; Campos do JordãoO presente trabalho objetivou apresentar dados, por intermédio de uma revisão bibliográfica, acerca da importância da literatura infantil para o processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, para tornar esse processo lúdico, prazeroso, fantasioso e proficiente. O estudo investigou que, quando se trabalha a literatura infantil no terceiro ano do ensino fundamental, auxilia na concretização da alfabetização que se encerra nessa etapa de ensino, proporcionando aos discentes conhecimentos para serem compartilhados.Item A magia dos contos de fadas na educação infantil de 3 a 5 anos de idade(2016) Bernardes, Anézio Cláudio; Rodrigues, Dulcineia Ferreira; Souza, Tatiana Cristina de; Campos do JordãoEsta pesquisa tem como objetivo averiguar como a ludicidade da criança e sua imaginação são fatores primordiais em seu processo cognitivo, emocional e, consequentemente, em sua criticidade e cidadania. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo referencial teórico partiu dos Referenciais Curriculares nacionais da educação infantil – RCNEI e dos pressupostos teóricos de Bettelheim (1978-2002), Coelho (2000), Abramovich (2006), e Zilberman (2012), dentre outros. Os dados apontam que se os contos de fadas forem trabalhados, de forma proficiente no processo ensino aprendizagem, na Educação Infantil, esse processo torna-se lúdico, prazeroso e, consequentemente, proporcionará à criança desse segmento educacional momentos de pura magia.Item Desafios da rotina de berçário na educação infantil(2014) Meneghini, Renata; Costa, Delma Teresa; Campos do JordãoO objetivo desse trabalho é fazer um levantamento bibliográfico e análise de duas propostas de Educação Infantil para berçário. O foco é analisar como a rotina de berçário é estruturada a partir das propostas pedagógicas, associando o educar, o cuidar e o brincar de uma maneira que atuem de forma ampla no desenvolvimento da criança. Com base no histórico da Educação Infantil no Brasil pode-se entender melhor o problema que as creches encontram em relacionar o binômio cuidar e o educar. A análise mostrou que existem documentos que auxiliam em todas as questões motoras, emocionais, e sociais dos bebês, possibilitando uma rotina educativa. Entretanto, a proposta de São José dos Campos mostra-se bastante ampla no sentido de ampliar o desenvolvimento infantil de 0-3 anos.Item Educação Judaica, a transmissão da cultura, tradição na infância e o conhecimento empírico que moldam a educação formal e informal(2023) Monção Junior, Roberto Gomes; Targini, Natália Diniz de Lima; São José dos CamposO trabalho de pesquisa teve por objetivo mostrar a importância da cultura escolar constituída por meio da polissemia da história e da educação judaica que se alicerça numa cultura milenar em suas tradições e crença religiosa. Compreender a transmissão da educação judaica na infância que é passada de geração em geração, através da educação formal e informal. A pesquisa acadêmica é resultado de uma longa bibliografia que busca se aprofundar entre a tradição e o conhecimento empírico que moldam a educação formal e informal. O estudo compreende pesquisa qualitativa exploratória que tem como fonte a revisão bibliográfica, cujo direcionamento se volta ao entendimento da cultura escolar, particularmente no que se refere à formação dos indivíduos, à sua seleção e ao seu desenvolvimento a partir da ótica judaica de educação. A escola como instituição que se estrutura sobre processos, valores, significados, constituidores da própria cultura, não é monolítica, nem estática, assim este trabalho de pesquisa se volta à educação informal que se difere da educação formal em dois sentidos, em que a primeira se processa em todo tempo através dos pais judeus, em todas as circunstâncias e independe de local; a segunda se prende a um tempo e local determinado às Instituições Judaicas de Transmissão das leis.Item Fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental(2012) Dias, Vera Lúcia Catoto; Moreira, Flavia Bueno Gomes; Nunes, Pamela Cristina Freitas; São José dos CamposO presente trabalho visou apresentar, analisar e discutir algumas das possíveis causas para se justificar o fracasso escolar no Brasil, bem como, a responsabilidade dos órgãos governamentais e profissionais da educação, que trabalharão direta ou indiretamente com as mesmas, Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, um estudo sistematizado, desenvolvido com base em artigos científicos publicados entre 2001 e 2012, revista e livros relacionados à educação e na base de dados MEDLINE, LILACS, SCIELO, BIREME e IBGE, a fim de estudar as causas do fracasso escolar no Brasil. O resultado apresentou dados relevantes para a discussão do tema, fracasso escolar e promove uma reflexão crítica em relação à aprendizagem de sucesso.